terça-feira, 19 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 7,11-17 - 19/09/2023


Em Deus, encontre consolo para o seu sofrimento

“Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: ‘Não chores!’ Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: ‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!’” (Lucas 7,11-14)



Um episódio interessante porque essa mulher, na condição em que se encontrava, atraiu o olhar compassivo de Jesus, que esteve em contato com muitas situações da vida humana: casamentos, festas; mas também: morte, sofrimento e fome. A morte foi uma delas — como o Evangelho nos apresenta.
Jesus chegou a Naim, justamente no momento em que levavam um defunto para ser sepultado. Até os dias atuais, Naim é um vilarejo, uma cidade muito pequena que fica perto do Monte Tabor. Certamente, todos se conhecem naquela cidade — e todos se conheciam naquele enterro.
Os detalhes do Evangelho nos dão a certeza de que era uma dor imensa o que aquela mulher estava vivendo: viúva e, agora, o seu filho único morreu. Perde o marido e perde o filho único. Uma mulher sem o seu único fruto e também sem a sua pertença ao marido.

Deus consola de verdade o Seu povo, esse sofrimento e essa dor estão com seus dias contados

Porque o matrimônio tinha essa conotação de “pertença”. A mulher tinha um ponto de referência. Perdeu todas as duas realidades. A Sua ordem soa um pouco estranha diante da dor daquela mulher — a ordem de Jesus —, “Não chores”.
Como você vai dizer para alguém que acabou de perder o filho único para não chorar? É um pouco estranho, mas não! Jesus, na verdade, quer colocar um fim àquele sofrimento. Dizer “Não chores” é porque Cristo põe fim a uma dor que parecia não ter fim. Jesus põe fim ao sofrimento humano, Ele chega justamente para consolar e dizer a ela: “Não chores”; é como dizer: “O seu sofrimento vai terminar. Estou aqui”.
Esse Evangelho chega a todos nós, sobretudo, àqueles que acompanham agora o canal (Homilia Diária) e podem experimentar na própria pele a dor da perda de alguém. Essa realidade nos dias de hoje é enfrentada, muitas vezes, na solidão, no abandono, e esse sofrimento hoje terá fim, porque Jesus também quer dizer a cada um de nós: “Não chores!”.
Deus consola de verdade o Seu povo, esse sofrimento e essa dor estão com seus dias contados. Não é um consolo afetivo apenas, mas é plantar a esperança dentro do coração de cada um de nós, esperança de que, um dia, nos serão restituídos todos aqueles dos quais nos separamos, por um momento, pela morte, a certeza da ressurreição. Isso é fé e cristianismo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário