quarta-feira, 5 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 4 de julho, 3ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum


4 de julho, 3ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 4 de julho, 3ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum.

- Inúmeras vezes a falta de fé nos paralisa, nos impossibilita de ir além e crer em nós mesmos e na providência de Deus. O medo é uma condição natural e humana, que nos faz preservar do mal e do sofrimento. Contudo, precisamos superar a falta de fé que o medo faz crescer em nós. Peça ao Senhor que as ondas do mar da vida não o impeçam de ir adiante ao encontro com o Senhor, nosso porto seguro.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 8, versículos 23 a 27.

Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. "Senhor", diziam, "salva-nos, estamos perecendo!" - "Por que tanto medo, homens de pouca fé?", respondeu ele. Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: "Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

- Os discípulos tinham uma fé pequena. Ela não bastava para enfrentar a tempestade com confiança. Mas bastava para acordar Jesus e para lhe dizer: Salva-nos! E eles experimentaram que seu Senhor era também Senhor da tempestade. Foi uma experiência que lhes tinha faltado e que eles precisavam fazer. A tempestade faz parte, ao que tudo indica, da aprendizagem dos discípulos de Jesus.

- Que nos impede a clamar por Jesus, ao notarmos que não conseguiremos enfrentar a tempestade sozinhos?

- “Senhor”, salva-nos, estamos perecendo!”pedem os discípulos a Jesus. Diz o escritor Lindolfo Weingärtner:

“O mundo não mudou nada neste ponto: Vai haver tempestade também em nossa vida. Vai haver tempestade na vida da igreja. Vai haver tempestade no mundo. A mensagem simples e clara de nosso texto bíblico é que, em meio à tempestade, clamemos pelo Salvador. Que acordemos Jesus para falar com ele, face a face. A promissão de nossa mensagem de hoje é que em meio à tempestade haverá paz — onde o Senhor for acordado, onde ele for reconhecido e aceito como Salvador.”

- Senhor, perdoa-nos toda a falsa confiança que temos em nós mesmos. Perdoa-nos toda a segurança orgulhosa, que nos fez dispensar tua ajuda. Se a tempestade nos angustiar, se o barco de nossa vida ameaçar afundar — que então saibamos recorrer a ti, nosso único Salvador. E que o saibamos fazer também em tempo de bonança. Faze crescer a nossa fé tão pequena e mesquinha. Faze crescer nossa confiança em teu amor. Tu és o Senhor da tempestade. Louvado seja o teu nome! Amém. (Lindolfo Weingärtner)


Nenhum comentário:

Postar um comentário