quarta-feira, 5 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 8,28-34 - 05/07/2023


O mal quer afastá-lo da graça de Deus

“Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: ‘Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?’” (Mateus 8,28-29).



Meus irmãos e minhas irmãs, pensemos por um instante: se Jesus fosse um aproveitador da miséria humana, certamente o episódio de hoje renderia a Ele muitas visualizações; certamente, Ele transformaria esse ato de exorcismo em um exibicionismo.
Porque, muitas vezes, sobretudo nos tempos de hoje, os elementos da fé vão se tornando expressões de espetáculo, ao invés de se tornarem oportunidades de conversão. Isso é muito importante e nós não podemos perder nunca o sentido verdadeiro sobre cada elemento da nossa fé.
Infelizmente, nos tempos de hoje, perdeu-se a noção, de fato, de que nós lutamos contra as forças do mal — o mal que se aproveita de tudo para desviar o nosso olhar do Cristo e nos fixar nas situações.
Recentemente — não sei se é do seu conhecimento —, foi lançado mais um daqueles filmes sobre o exorcismo. Repleto de efeitos especiais, hollywoodianos, com um roteiro que, muitas vezes, esvazia a sacralidade de um ritual que o próprio Jesus praticou no seu ministério: o exorcismo. E nós precisamos ter cuidado para não nos deixarmos contaminar por isso!

O mal coloca barreiras em nossa vida, o mal tenta colocar obstáculos para que nós cheguemos à graça de Deus

Porque o verdadeiro exorcista do Papa nunca foi um ator, nunca foi um exibicionista. Então, nós cristãos católicos precisamos estar muito atentos sobre aquilo que aparece nos tempos de hoje, porque o nosso olhar pode se desviar e nós perdermos a dimensão espiritual desse ser, que já dizia Paulo VI: “O mal é um ser vivo, espiritual, pervertido e perversor, um agente obscuro e inimigo”.
São Paulo VI nos advertia sobre o perigo de lidarmos com o mal como se ele não existisse, como se fossem contos do Evangelho, da Bíblia, mas que não tivesse uma incisão sobre a nossa vida.
A primeira lição que o Evangelho de hoje nos ensina é, justamente, nos alertar para a existência do mal, que tenta, 24 horas, nos tirar de Cristo, nos afastar d’Ele. A outra lição que nós podemos tirar está no fato de que ninguém podia mais passar por aquele caminho, disse o Evangelho.
O mal coloca barreiras em nossa vida, o mal tenta colocar obstáculos para que nós cheguemos à graça de Deus, mas é Cristo quem vem para nos libertar, é Cristo quem vem arrancar da nossa vida todas as barreiras e fazer daquele mal que havia em nós uma ocasião de libertação.
Então peça, hoje, que Nosso Senhor possa tirar da sua vida todos os obstáculos colocados pelo mal para que você não experimente a graça d’Ele.
Você, certamente, já viveu experiências assim! Quantas vezes você estava para se confessar, tinha marcado já o seu atendimento e alguma coisa aconteceu e você não foi. Não podemos perder nunca a visão espiritual de que o mal não quer que experimentemos a graça de Cristo. Peçamos, hoje, a libertação para os nossos corações.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário