quarta-feira, 10 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 15,1-8 - 10/05/2023


Deus quer produzir bons frutos em sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda’” (João 15,1-2).



Veja, é interessante essa passagem bíblica. Pesquisando, achei duas palavrinhas que estão aqui no Evangelho, que é o “cortar” e, depois, o “limpar”. “Airei” (do grego) e “katairei” (do grego) são dois verbos usados aqui, no texto, para falar de cortar e limpar ou cortar e podar.
Cortar é uma operação de limpeza. Por exemplo, um galho seco, que é inútil, você pode cortá-lo porque ele está causando um peso desnecessário para aquela árvore, você faz, então, o corte daquele galho. Agora, a poda é uma operação de fecundidade porque podar um ramo é para que ele produza mais fruto. Quem é da agricultura ou da botânica entende muito bem aquilo que o padre está dizendo.
A poda tem esse caráter de fecundidade para que aquela árvore dê ainda mais frutos. Se a natureza faz isso de forma automática, nós também vamos viver isso na nossa relação com Deus. Estou dizendo da natureza porque basta você olhar para uma árvore, nas diversas estações do ano, que você vai percebendo o movimento que a natureza faz com a árvore; de folhas e folhas que caem, folhas que surgem, frutos que aparecem. Então, na nossa vida  espiritual com Deus tem uma realidade presente sobre isso.

A poda é uma operação de fecundidade porque podar um ramo é para que ele produza mais fruto

E é, justamente, o que Jesus quis nos dizer com o Evangelho de hoje. As experiências da nossa vida podem servir como graças de corte ou de poda, ou as experiências da vida nos purificam ou nos levam a produzir mais frutos. É isso que Jesus está dizendo!
As coisas que nos acontecem têm um significado, elas têm um para quê. Não olhe para a poda, mas olhe para os frutos que ela produziu. No momento que você passou por uma tribulação ou uma dificuldade, não se fixe naquele momento, mas veja o que aquela experiência pôde dar a você. Não olhe para o corte, mas olhe para aquilo que ele te serviu, aquela purificação que você viveu. Por uma situação que você passou…
Quanto bem espiritual fez para você passar por aquela realidade, para que você não cometa o erro de novo, não é!?Então, veja, por exemplo, a fecundidade da cruz de Jesus. A dor não pode te destruir, mas ela precisa te fazer uma pessoa melhor.
O que você está vivendo hoje — que pode fazer você passar dessa concepção negativa, pessimista, para que você possa aproveitar tudo o que te acontece —, para que seja um bem espiritual para a sua vida? Tudo que você vive é para a vida e não para a morte. É para te fazer uma pessoa melhor para Deus, melhor para os outros.
Então, não pragueje, não murmure, não blasfeme contra Deus quando você passar por um momento de tribulação. Pode ser um corte, pode ser uma poda, mas é para o seu bem espiritual, é para a sua edificação.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário