terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 7 de fevereiro, 3ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


7 de fevereiro, 3ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 7 de fevereiro, 3ª feira da quinta semana do Tempo Comum.

- A narrativa do evangelho de hoje apresenta Jesus interpretando as leis e os costumes dos judeus daquele tempo. Alguns se apegavam a superficialidades e eram rigorosos consigo mesmos e com os outros. Os fariseus cuidavam do exterior, mas o interior não correspondia à casca visível de suas atitudes. Jesus chama atenção para o essencial da Lei e sobrepõe o ser humano acima de qualquer norma. Peça ao Senhor que te ajude a retirar suas máscaras para que Ele contemple a verdade sobre você.

- Com disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 7, versículos 1 a 13:

Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras... e perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.' E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.'

- Não é muito difícil que uma pessoa religiosa se perca em diversas tradições e costumes que os outros fazem, seja gesto, pensamento ou certos tabus. Jesus quer levar seus interlocutores a pensarem o que realmente é essencial. Para isso, é necessário discernir o que é mandamento de Deus e o que é tradição humana, pois muito facilmente podem ser confundidos. Ao que parece, os adversários de Jesus estavam mais preocupados em parecerem justos do que realmente o serem. Esta postura pode dizer algo diretamente para nosso seguimento a Jesus. Assim, como o Mestre atingiu diretamente a hipocrisia dos fariseus, deixemos que ele atinja as nossas hipocrisias e incoerências, a fim de que elas possam ser transformadas.

- Como você percebe sua relação com as leis e os costumes religiosos? Quais te oprimem e quais te trazem liberdade para amar mais? Você tem vivido o que professa com os lábios?

- “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” diz Jesus citando o profeta Isaias. Jesus diz que a verdadeira preocupação da experiência religiosa deve ser um coração centrado em fazer a vontade divina. Digamos como o Pe. Zezinho na música um coração para amar:

Um coração para amar, pra perdoar e sentir
Para chorar e sorrir, ao me criar Tu me destes
Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater
Ansioso por entender as coisas que Tu disseste

Eis o que eu venho Te dar
Eis o que eu ponho no altar
Toma, Senhor, que ele é Teu
Meu coração não é meu

- Termina sua oração apresentando ao Senhor seu desejo de ajustar a sua vida aos projetos dele, seu anseio de corresponder àquilo que Ele te propõe. Peça a Ele que te ajude sempre a discernir a sua mera vontade humana da vontade divina.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário