sábado, 12 de fevereiro de 2022

Palavra se fez carne - 10 de fevereiro, 5ª feira da 5ª semana do Tempo Comum


10 de fevereiro, 5ª feira da 5ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de fevereiro, 5ª feira da 5ª Semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos diz que a salvação veio para todos, ela não é privilégio de alguns. Jesus é surpreendido por uma mulher pagã, considerada impura e pecadora, pois não fazia parte do povo escolhido. Descobrimos que não é mais a raça ou a lei que unem as pessoas a Deus, mas o verdadeiro encontro com a salvação trazida por Jesus que desperta o novo e faz com que as pessoas retornem à vida e à libertação. Peça ao Senhor a graça de acolher a salvação e a libertação que ele te oferece a cada dia e a coragem capaz de superar preconceitos e distâncias.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 7, versículos 24 a 30:

Jesus partiu dali e foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde estava, mas não conseguia ficar escondido. Uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro, logo que ouviu falar dele, foi ali e jogou-se aos seus pés. A mulher era de origem sírio- fenícia e falava grego. Ela pedia que Jesus expulsasse o demônio de sua filha, mas ele disse: “Deixa que primeiro se saciem os filhos; pois não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.” Ela respondeu: “Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas dos filhos.” E Jesus lhe disse: “Por causa da tua palavra, vai: o demônio saiu de tua filha.” Então, ela voltou pra sua casa e encontrou a menina deitada sobre a cama: o demônio havia saído.

- O Evangelho nos mostra Jesus em território pagão e ali é desafiado por uma mulher sírio-fenícia que pede a cura de sua filha. Jesus fica admirado com tamanha fé da mulher e atende seu pedido. Ao realizar um milagre em favor de uma mulher pagã, muda à condição dos estrangeiros, e os inclui no projeto de Deus, indicando que a salvação é para todas as nações. Peça ao Senhor a graça de acolher os filhos e as filhas de Deus como irmãos e irmãs, independente da cultura, da raça e condição social.

- Como tem sido o teu encontro com a pessoa de Jesus? Diante das dificuldades como tens vivido a tua fé? Você tem a humildade de reconhecer a ação de Deus em sua vida nas pequenas realidades e situações?

- E Jesus lhe disse: “Por causa da tua palavra, vai: o demônio saiu de tua filha.” O apelo que a mulher faz e a fé que ela tem em Jesus é tão forte, que Jesus acolhe o seu pedido e a filha fica curada. A Palavra de Deus se encontra com a palavra humana cheia de fé. Ouça o que nos diz a letra da música Cananéia, do Pe. Antonio Maria:

Cananéia, que ideia
Essa de tanto insistir
Até gosto de teu jeito
Às vezes parece tanto
Só mesmo para pedir.

E Cristo sabendo disso
Só quis mesmo comprovar
Tua fé humilde e pura
Que a gente até podia
De teimosa chamar.

Mulher pagã, me ensina
A ter fé não desistir
Cananéia estrangeira, me ensina
Tua maneira de pedir.

Mulher que pede só quer
Mesmo as migalhas de pão
Sabe bem todo o poder
Daquele que pode ter
Pela filha compaixão

Foi humilde implorando
E nos deu uma lição
A mulher pagã que até
No Cristo teve mais fé
Do que eu que sou cristão

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor a força da sua Palavra geradora de vida. Peça que Ele te liberte de todo mal e apresente as tuas necessidades.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário