quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 2,41-52 - 26/12/2021


Cultive o amor no seio de sua família

“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).


Conteúdo em áudio:

Celebramos, com muito amor, a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Em todo o contexto do Natal, colocamos a primazia da família porque Deus veio morar no meio de nós no seio de uma família. Para Deus nada é mais sagrado do que a família, a família humana, mas a família de onde nós viemos, a família onde estão os nossos pais, a família onde se realiza o amor conjugal do homem e da mulher.
Como é importante resgatarmos a cada dia o valor sagrado que tem uma família. Não podemos cair na mentalidade, na visão mundana de que família é coisa descartável. Nenhum ambiente é tão importante para que sejamos pessoas humanas plenas como o nosso ambiente familiar, ainda que na vida nós tenhamos tantos outros compromissos com trabalhos, estudos e outras coisas que nos envolvam. Precisamos do ambiente familiar, do nicho familiar, do aconchego da família.

É preciso que o amor seja um vínculo fundante dessa família, mas seja também o vínculo que mantém essa família durante todo o tempo

Deus, nossa família divina: Pai, Filho e Espírito Santo, nos deu Seu Filho eterno presente entre nós, no seio de uma família, para que tenhamos a compreensão cada vez mais lúcida de que a bênção, de que a formação humana, de que o ser humano pleno se faz no seio de uma família. É claro, não vamos nos iludir porque há famílias que passam por muitos sofrimentos, há famílias que, muitas vezes, faltam um dos membros importantes (o pai, a mãe), por diversas circunstâncias da vida. Há famílias que se dissolveram, mas nenhum desses acontecimentos tira o brilho, o lugar, tira a importância que a família tem para resgatar a humanidade. Não há nenhum plano de governo, não há nenhum plano que você possa pensar para fazer bem à humanidade que não passe pela família.
Para que uma família viva e seja plena é preciso que o amor seja um vínculo fundante dessa família, mas seja também o vínculo que mantém essa família durante todo o tempo. Nenhum outro sentimento, nenhuma outra virtude é tão sublime como o amor. É preciso que o amor seja cada vez mais cultivado e vivido no seio de nossas famílias!
O que leva uma família, muitas vezes, a viver crises não são simplesmente os problemas que aparecem, porque todos eles aparecem em qualquer família, mas é o amor ser ignorado, é o amor não ser respeitado, é o amor não ser vivenciado, é o amor ser negligenciado, é o amor ser deixado de lado.
Todas as coisas podem ser deixadas de lado: televisão, celular, computador… A família pode até passar por dificuldades financeiras, mas não pode faltar o amor, pois sem o amor a família perde o sabor, a razão e a graça de ser. Que nossas famílias sejam, hoje, resgatadas e batizadas no amor sublime de Deus que nos visitou, para tornar a nossa família cada vez mais sagrada e amada no coração do Senhor.
Deus abençoe você! Deus abençoe sua família!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário