sexta-feira, 25 de junho de 2021

DIA MUNDIAL DOS AVÓS - Dia dos Avós nos convida a olhar para esta vocação, diz religiosa

SEXTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2021, 7H57

Coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa comenta os preparativos para o Dia Mundial dos Avós no Brasil

Da redação - Denise Claro

Primeiro Dia Mundial dos Avós será celebrado em 25 de julho deste ano
Foto: Denise Claro

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, Irmã Maria Lúcia Rodrigues, afirma que a data significa um reconhecimento por todo bem que a pessoa idosa fez e continua fazendo, sobretudo na Igreja e nas famílias.
“É o momento de dar visibilidade, ter respeito, gratidão pela sabedoria por aqueles que um dia cuidaram de nós. É um chamado a voltar nossa atenção, na valorização, acolhida, fazendo pequenos gestos de carinho, ternura para com os idosos, mostra-se solidário e resgatar a dignidade dos avós e dos idosos.”

Mensagem do Papa

Para a religiosa, a mensagem do Papa para a data é profunda, carinhosa, próxima e solidária. Ao mesmo tempo, chama os avós e idosos ao compromisso, a responder à vocação e ao chamado de Deus nesta fase da vida.
“Convida a Igreja a olhar o sofrimento, abandono, solidão, falta de afeto, falta de reconhecimento, agressões de todos os tipos e violações de direitos em que vivem os idosos, sobretudo neste tempo de pandemia. Convida a ser anjo que visita, vai ao encontro levando um abraço, que se coloca ao lado na escuta atenta e afetuosa. Este anjo pode ser alguém da família, um amigo, o líder da Pastoral da Pessoa Idosa que se coloca nesta disposição de acompanhamento sistemático da pessoa idosa, levando a ternura de Deus.”

Acesse

Irmã Maria Lúcia ressalta que os avós e os idosos têm uma vocação especial, que é salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Ao ressaltar sobre a vocação e missão dos avós e idosos, Papa Francisco mostra a capacidade e responsabilidade nesta missão e que não existe idade para se aposentar da tarefa de anunciar o Evangelho e transmitir as tradições aos netos.
Os sonhos, a memória e a oração, são os pilares indispensáveis para construção de um mundo melhor, diz a religiosa. É preciso sonhar com a justiça, paz, solidariedade para que os mais jovens tenham novas visões, e juntos, jovens e idosos construir o futuro.
“Recordar é uma missão verdadeira e própria de cada idoso. Fazer memória é viver, é iluminar o presente para construir um mundo mais humano e acolhedor. A oração dos idosos é um recurso precioso que sustenta, dá força, ‘pulmão’, e é o porto seguro.”
A coordenadora destaca a fala do Papa Francisco quando diz da importância da convivência entre as gerações dos mais novos com os mais velhos. E também de dar aos idosos um lugar pleno na comunidade eclesial, sempre enfatizando que todas as gerações devem caminhar juntas.

Leia também

A data no Brasil

Irmã Maria Lúcia Rodrigues é coordenadora
nacional da Pastoral da Pessoa Idosa
Foto: Arquivo Pessoal

Irmã Maria Lúcia conta que a Pastoral da Pessoa Idosa está entusiasmada com a celebração da data.
“Estamos divulgando a data anunciada pelo Papa Francisco para todas as lideranças da Pastoral, bem como para a comunidade em geral, por meio das redes sociais e outros meios de comunicação. Desta maneira, estimulando que seja bastante comemorado e lembrado como já acontece, por exemplo, com o dia das mães. Isso ajuda a fortalecer os laços familiares das pessoas idosas, contribuindo para sua valorização e respeito. Estamos preparando a semana do dia dos avós, articulando-nos junto à CNBB e outras Pastorais.”
A religiosa afirma que a CNBB está organizando junto às Pastorais para que esse dia seja lembrado e celebrado, ficando a critério da criatividade de cada Paróquia celebrar festivamente pelo menos uma Missa evidenciando a data do dia dos avós.

Leia também

Indulgência

Receberão a indulgência, sob as condições habituais, os avós, idosos e todos os fiéis que participarem no dia 25 de julho de 2021 da celebração que o Papa presidirá na Basílica Vaticana ou então das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo. Também poderá ser aplicada em sufrágio das almas do Purgatório.
A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data. E isso pode ser pela televisão, rádio ou pelos novos meios de comunicação.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário