sexta-feira, 25 de junho de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/06/2021

ANO B


Mt 8,1-4

Comentário do Evangelho

Jesus arranca do ser humano tudo o que o desfigura

Jesus é o Senhor que purifica e faz viver. É conhecida a condição do leproso e sua discriminação, inclusive religiosa. O Levítico o descreve com detalhes: “O leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas e seus cabelos sem pentear; cobrirá o bigode e clamará: Impuro! Impuro! (…); morará à parte: sua habitação será fora do acampamento” (Lv 13,45-46). A lepra era tida como castigo de Deus e só Deus podia libertar a pessoa de tal enfermidade (cf. Nm 12,9-13). A súplica do leproso é uma verdadeira profissão de fé: “... se queres, tens o poder de purificar-me” (v. 2). A disposição de Jesus revela o próprio desejo de Deus: arrancar do ser humano tudo o que o desfigura e lhe tira a vida, tudo o que impede uma verdadeira relação fraterna. A ação de Jesus, que reintegra a pessoa no seio da comunidade e na comunhão com Deus, elimina o equívoco de que Deus esteja na origem de nossos males. Os condicionamentos histórico-culturais podem deformar a imagem de Deus, e impedir nós todos de entrarmos no coração de Deus, acesso que se tornou possível para nós em Jesus Cristo, “a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.
Fonte: Paulinas em 28/06/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho reforça de um lado a fé daquele pobre doente, que acredita no poder de Jesus. Por outro lado, mostra o poder da vontade, pois quando o Mestre declara: ‘Eu quero’, o leproso fica curado. Esforcemo-nos para cultivar a semente de fé plantada em nós pelo Pai e que essa fé firme nossa vontade para seguirmos os passos de Jesus.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/06/2013

VIVENDO A PALAVRA

A resposta de Jesus ao leproso não deixa dúvidas: «Eu quero, fique purificado.» Nosso Irmão Maior ensina que o Reino de Deus é uma realidade que já se encontra em nós e deve ser usufruído com gratidão e alegria. O Reino é Vida – e Vida plena, para todos! Nossa missão de Igreja é ajudar a construir a vida dos irmãos.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/06/2017

VIVENDO A PALAVRA

Jesus acabara de proclamar a chegada do Reino de Deus no seu memorável Sermão da Montanha. Logo quando descia, surgiu a ocasião de mostrar que o Reino do Pai já apresentava seus sinais – e Ele cura o leproso. Nós – a Igreja de Jesus – somos hoje os mensageiros desse Reino, com a mesma missão que Jesus nos deixa: libertar os nossos irmãos pela Palavra e cura-los pela Fé.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra coisas muito interessantes. Inicialmente, Jesus desce do monte, o que nos mostra que devemos subir ao monte para conversar sobre coisas importantes, mas não podemos ficar lá para sempre, precisamos descer. As multidões o seguiam, porque o discurso do Evangelho convence, faz com que as pessoas dêem sua adesão a Jesus e à causa do Reino. Por fim, nos mostra que as verdades refletidas sobre o monte devem ser vividas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus.
Fonte: CNBB em 28/06/2013

Reflexão

Poucos versículos, porém densos de conteúdo. Jesus causa uma reviravolta na sociedade do seu tempo. Os leprosos carregavam o peso da marginalização religiosa e social. Por sua condição de impuros, e conforme o que se ensinava na sinagoga, eles pensavam estar excluídos do acesso ao Reino de Deus. Um desses infelizes percebe em Jesus a predileção pelos abandonados, a manifestação da bondade de Deus, o cumprimento da promessa de libertação dos oprimidos. Rompe a barreira e encurta a distância que o separa do Mestre, que lhe favorece a aproximação e lhe atende o pedido: “Estendeu a mão e, tocando nele, Jesus disse: ‘Eu quero. Fique purificado'”. Em torno de Jesus fervilha a vida, o mal se retrai, irrompe o mundo novo: é o encontro da misericórdia de Deus com a fé do ser humano.
Oração
Ó Jesus, nosso Libertador, admirável é teu modo carinhoso de acolher o leproso; mais admirável ainda é tua liberdade em tocar nele, já que tal gesto era contrário às Leis da época. Tua salvação leva em consideração, antes de tudo, a pessoa que te busca de coração sincero. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Meditação

O homem curado de lepra testemunha o poder de Jesus. Tenho muitas oportunidades de testemunhar os milagres que Deus realiza em minha vida? - Sei pedir em primeiro lugar que Deus cure as doenças de meu espírito? - Peço, mas sempre lembrando que devo pedir coisas que sirvam para meu bem e para a glória de Deus? - Rezo com confiança: Seja feita a vossa vontade? - As pessoas doentes, os que sofrem, nos ensinam muito. Procuro estar atento(a) para aprender as lições de vida que me dão?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 28/06/2013

Meditando o evangelho

A AÇÃO PURIFICADORA DE JESUS

A cura do leproso simboliza o anseio das multidões em busca de Jesus. O homem  prostrou-se aos pés do Senhor, suplicando-lhe a cura de seu mal. Jesus realizou seu desejo, libertando-o da doença e de suas terríveis conseqüências sociais e religiosas.
Toda ação de Jesus pode ser caracterizada como purificadora. A purificação mais radical dava-se em nível de pecado, raiz de toda impureza.
Entretanto, ele também purificava as pessoas dos preconceitos de que eram vítimas: os leprosos eram considerados vítimas do castigo de Deus por causa de pecados eventualmente cometidos. Purificava da marginalização religiosa: os leprosos estavam proibidos de entrar no Templo. Purificava da marginalização social: os leprosos eram obrigados a viver longe das cidades e deveriam anunciar sua presença para que as pessoas sadas evitassem o contato com eles. Purificava da perda da auto-estima: os leprosos, sem dúvida, consideravam-se o lixo da sociedade, pois assim eram tratados.
Não precisava ter lepra para carregar as estigmas que pesavam sobre os leprosos. Muitos não-leprosos eram vítimas dos preconceitos teológicos, da marginalização religiosa e social. Gente sem a menor auto-estima.
Ao se aproximarem de Jesus, viam sua esperança renascer. Todos eram purificados pela presença benéfica do Senhor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, estende tua mão e me purifica de tudo aquilo que me impede de ser livre, para deixar o Reino atuar em mim.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Jesus quebra o protocolo religioso
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Começamos nossa reflexão indagando se concordam com o título da reflexão, pois assim nos parece, que Jesus não obedeceu a norma prescrita em Levíticos. Será por isso que Jesus pediu sigilo desse milagre? E por que o homem curado da lepra é orientado a procurar o Sacerdote? Jesus é quem cura e o Sacerdote é que homologa a ação?
Havia a proibição de se tocar, ou até mesmo de se chegar perto de um leproso, ele próprio tinha que alertar as pessoas aos gritos de “impuro... impuro!”. Por isso, também o Leproso infligiu a Lei Religiosa, mas a questão que o evangelho apresenta é o porquê dessa atitude.
Da parte do leproso vemos um belíssimo ato de Fé, percebam as palavras ricas de significado que ele dirige ao Mestre “Senhor, se queres...”, essa expressão, somada à sua atitude de prostrar-se diante de Jesus, revela a grande confiança que ele deposita naquele homem e assim ele supera toda a liderança religiosa do seu tempo, que olhava Jesus com desconfiança, isso é, não o aceitava como Senhor.
É bom lembrar que o leproso era alguém excluído e banido do sistema religioso, pois sendo impuro, não tinha a menor chance de ser salvo, como em nossos tempos também há pessoas excluídas, não só do ambiente religioso, mas até da sociedade...e que têm toda atenção de Deus, que deseja busca-las com sua infinita misericórdia, dando a elas a salvação, isso é, que recuperem sua dignidade e sintam –se amadas e queridas como as que vivem religiosamente corretas.
Por isso Jesus age com toda misericórdia, que é a base das relações de Deus para com o homem “Estendeu a mão, tocou-o e disse: eu quero, sê curado”. No templo, o reconhecimento da cura passava por todo um ritual onde o homem curado tinha de oferecer alguma oferta. Diante de Jesus o homem reconheceu-se pequeno, totalmente dependente da misericórdia Divina: se queres...
Para que a cura se tornasse oficial, de fato era necessária a homologação do templo, através do ritual conduzido pelo Sacerdote. Jesus não menospreza a religião do Judaísmo, apenas quer mostrar que a cura verdadeira de todo ser humano, isso é a Salvação, vem de Deus, onde o rito, e as normas religiosas, era apenas um sinal, uma visibilidade da Graça concedida. É uma forma de dizer aos seus conterrâneos que Aquele que era maior que a Lei, já estava no meio deles.
A Igreja com toda a sua liturgia, sacramentos e práticas pastorais, deve ter sempre essa consciência de que ela é o Sacramento da Salvação, e que a Graça concedida e o Reino inaugurado, é maior que a própria Igreja, o próprio Jesus é o primeiro Sacramento que a igreja deve oferecer aos homens. Sem isso, os demais sacramentos poderão cair apenas em um ritualismo que nenhum impacto terá na vida dos que o recebem.

2. Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me - Mt 8,1-4
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Depois do Sermão da Montanha, São Mateus narra dez milagres feitos por Jesus. Mas Jesus não é um milagreiro. Ele é o Salvador do mundo. Seus milagres tiram a causa e fazem desaparecer os efeitos. Em termos teológicos, a doença é consequência do pecado original, e Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, fonte e origem de todos os nossos pecados. O pecado, porém, não é uma fatalidade. Com a graça de Cristo e seu auxílio, podemos ser libertados da dominação do mal. Por isso Jesus cura o ser humano, porque não agrada a Deus ver seus filhos e filhas enfraquecidos sob o domínio do Mal. Por isso, também ele nos dá inteligência para descobrirmos a solução dos nossos males, e nos dá vontade para querermos resolver nossos problemas. Ele curou um leproso, purificou-o de sua enfermidade. A lepra é vista como figura do pecado em nossa vida. O leproso disse a Jesus: “Se queres, tens o poder de purificar-me”, disse com clareza e confiança, acreditando no que dizia. E a resposta veio também clara e firme: “Eu quero, fica purificado”. Por que não haveria de querer o nosso bem aquele que mostra o seu poder na misericórdia? Pecar é ir na linha contrária à misericórdia. Pecado é sempre uma falta contra o amor, e a falta de amor multiplica os males da vida.

HOMILIA DIÁRIA

Deus nos quer limpos e curados

Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele deseja que estejamos curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado.

Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mt 8,2).

Hoje, cada um de nós pode aproximar-se do Senhor, olhando para nossas lepras, para os nossos pecados, olhando para as manchas que há em nós, em nosso coração, em nosso corpo, em nossa alma, em todo nosso ser.
As marcas que o pecado deixou em nossa vida contaminam todo o nosso ser, e nós, muitas vezes, nos encontramos assim: sujos, mancos, distantes da graça de Deus por todo o estrago que o pecado causou em nós.
Às vezes, não vemos a consequência da sujeira, porque esta está pequena; mas, quando ela cresce, logo percebemos.
Penso que alguém sensato, com bom senso, não consegue conviver em meio à sujeira. Primeiro, por causa do mau cheiro e todos os incômodos que vêm com ele; ninguém consegue viver com a alma suja, com o mal-estar que o pecado causa em nós.
Hoje, com toda a humildade do nosso coração, precisamos pedir a Deus: “Senhor, limpa-me. Senhor, cura-me, porque, se quiseres, podes me curar”.
Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele deseja que estejamos curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado. A atitude primeira não é nem do Senhor, pois Ele já está, de braços abertos, esperando por nós.
Que nós, então, corramos ao encontro de Deus e peçamos: “Senhor, lavai-me e purificai-me”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 28/06/2013

HOMILIA DIÁRIA

Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar” (Mateus 8,2).

Um leproso aproximou-se de Jesus e fez essa súplica. Às vezes, olhamos para os leprosos do Evangelho, os leprosos da vida e ficamos com compaixão, pena deles, mas todos nós nascemos leprosos. No entanto, à medida que a vida vai passando, vamos acumulando lepras no corpo, no coração; dentro de nós, coisas estragadas e sujas nos mancham por dentro e por fora. Às vezes, até nos escondemos em nossas aparências, mas há muita coisa manchada em nós.
Esse leproso do Evangelho merece admiração e reconhecimento. Nós merecemos compaixão, porque nos achamos melhores que os leprosos da vida; por causa disso, não reconhecemos a lepra, a mancha, a sujeira que está em nós, então, não gritamos: “Senhor, se queres, pode me curar, purificar-me, lavar-me, renovar-me”. Estamos sempre reparando na lepra do outro, no mal do outro e, dentro de nós, cresce o julgamento, a iniquidade, os espíritos impuros. Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás, não porque Deus nos deixa, mas porque nos colocamos para trás, porque nos achamos melhores que os outros.
Senhor, se queres, Tu podes me purificar. Eu preciso dizer que eu quero e preciso ser purificado das más intenções, dos maus desejos e pensamentos, maus sentimentos que estão aglutinados e escondidos dentro de mim. Eu quero e preciso, Senhor, ser purificado, por isso venho reconhecer o tamanho das lepras que há em mim. Eu estou realmente suplicando ao Seu coração misericordioso que tenha pena e compaixão de mim. Lava-me, Jesus, purifica-me, sobretudo, desse orgulho, dessa pretensão e vaidade que se esconde por baixo das minhas intenções, daquilo que eu faço. Como eu necessito, como eu preciso e quero ser purificado!
Hoje, como um verdadeiro leproso de alma e coração, coloco-me na Sua presença e suplico: “Tende compaixão e misericórdia de mim, a Tua Palavra faz nova todas as coisas. Eu quero, Senhor, ser limpo e purificado!”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 30/06/2017

Oração Final
Pai Santo, nós queremos crer. Crer em Ti, crer no teu Amor paternal; crer no mundo que criaste para nós; crer nos homens e mulheres que nos deste como companheiros de viagem pela vida. Por tudo faze-nos agradecidos e cheios de carinho para com todas as tuas criaturas. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/06/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, ajuda-nos a compreender que nossa missão de Igreja é contribuir com os companheiros de caminhada para que já nesta jornada pela terra aconteçam os sinais da Vida que será Plena em teu Reino de Amor. Aumenta a nossa Fé e nos faze compassivos, nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/06/2017

ORAÇÃO FINAL
Pai nosso, ao teu Nome ergueremos nossas mãos! Faze-nos encantados pela Boa Notícia da presença do Reino de Amor em nós. Dá-nos força e coragem, Pai que muito amamos, para nos tornarmos discípulos evangelizadores da tua Igreja, anunciando, com o testemunho de vida e, quando necessário, com palavras inspiradas pelo Espírito, o teu Amor inefável que nos liberta. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário