segunda-feira, 29 de junho de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 8,18-22 – 29/06/2020


Seguir Jesus é carregar a Sua cruz a cada dia

“‘Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás’. Jesus lhe respondeu: ‘As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça’” (Mateus 8,19-20).


Vontade de seguir Jesus nós até temos, mas disposição para abandonar tudo nós não temos, ou temos pouca disposição. Mas abandonar tudo o quê? Primeiro, o nosso jeito pecador, soberbo e orgulhoso de ser. Queremos a vida conduzida sempre do nosso jeito, e como queremos! “Eu te seguirei, Senhor. Até vou dar a minha vida por Ti, como lá atrás Pedro falou.”
Hoje, muitos cantam: “Eu te seguirei onde quer que Tu vás, Senhor. Eu também vou, eu também te seguirei. Onde quer que Tu vás, eu também irei, Senhor”.
Cada raposa tem a sua toca, cada ave tem o seu ninho, mas quem segue Jesus não tem a vida cômoda e fácil. Quem segue Jesus não vai encontrar a vida ajeitadinha do jeito que quer.
Seguir Jesus é permitir contrariar-se. Seguir Jesus é contrariar-se para desfazer-se, para despojar-se, é deixar-se refazer pelo Mestre.
Seguir Jesus é saber lidar com os incômodos da vida, seguir Jesus e querer conjugar o seguimento com uma vida prazerosa, sem dores e sem problemas. Não tem como segui-Lo, de forma alguma, porque o seguimento de Jesus se faz enfrentando a vida como ela é, enfrentando as dores, os dessabores; sabendo segui-Lo na prosperidade e também quando nos falta as coisas.

Vontade de seguir Jesus nós até temos, mas disposição para abandonar tudo nós não temos

Existe uma ilusão, uma religião terrível de querer colocar na cabeça de muitos de nós que seguir Jesus significa prosperidade; pregam a prosperidade material como sinônimo da bênção, e a falta disso e daquilo como maldição. Não é esse o Evangelho de Jesus, não é esse Jesus que seguimos, não é esse Jesus que está nos chamando para o Seu seguimento.
Ao seguirmos Jesus, muitas vezes, vamos ter as coisas de que precisamos, mas em muitos momentos não. Nunca amamos Jesus por aquilo que Ele pode nos dar, mas amamos Jesus por aquilo que Ele é.
Na fartura, amamos; quando nos falta tudo, amamos mais ainda. Quando estamos cheios de saúde, Deus seja glorificado. Quando não temos mais saúde nenhuma, Deus seja mais amado ainda.
Sei que seguir Jesus para alguns significa: “Tenho saúde, estou na bênção. Estou doente, Deus me abandonou”. Ele morreu na cruz sem nada, com todas as dores e sofrimentos, por isso, segui-Lo é na alegria e na tristeza, na saúde e na enfermidade, e não cair na tentação de querer criar a religião do prazer, da vida fácil e das comodidades.
Seguir Jesus é carregar a Sua cruz a cada dia da nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário