segunda-feira, 28 de outubro de 2019

LEITURA ORANTE DO DIA - 27/10/2019



LEITURA ORANTE

Lc 18,9-14 - A oração do fariseu e a do publicano


- A todos nós que nos
encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos  para a Leitura, rezando com São Patrício:
VIVO
Vivo pela força de Deus,
pelo poder de Deus a me sustentar,
pela sabedoria de Deus a me orientar,
pelos olhos de Deus iluminando meu caminho!
Vivo
Pela Palavra de Deus pronunciada antes de mim,
Pela mão de Deus a me proteger,
Pelo caminho de Deus aberto à minha frente!
Cristo em meu descanso
Cristo no coração de toda pessoa que pensa em mim,
Cristo nos lábios de toda pessoa que fala em mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em cada ouvido que  me escuta.
Fica comigo, Senhor! 

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia, Lc 18,9-14,
e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho."
- Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!"
E Jesus terminou, dizendo:
- Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.
Refletindo
Nesta parábola, Jesus fala de um fariseu que vive uma falsa religiosidade e de um publicano autêntico. O fariseu, satisfeito de si mesmo, se julga melhor e despreza os demais. Ele dá graças a Deus pela sua própria bondade e observâncias. O publicano era tido como pecador. Diante de Deus ele não rejeita este rótulo. Assume-o no arrependimento. E pede piedade: “tem pena de mim, ó Deus”. Nesta parábola, Jesus nos ensina que o arrependimento e a confissão de nossos pecados são atitudes de humildade que nos libertam diante de Deus.
Outros textos bíblicos que nos falam da oração:

Salmo 23(24)

É assim a geração dos que buscam vossa face, / ó Senhor, Deus de Israel.

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares / e sobre as águas a mantém inabalável. – R.
“Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime. – R.
Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador.” / “É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face.” – R.

Fl 4,6-7:

6 Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 7 Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês.

1Rs 8,

22 Salomão ficou em pé diante do altar de Javé, na presença de toda a assembléia de Israel. Estendeu as mãos para o céu, 23 e disse: «Senhor, Deus de Israel, não existe nenhum deus como tu, seja lá no alto do céu, seja cá embaixo na terra. Tu és fiel à aliança e ao amor para com teus servos que caminham de todo o coração na tua presença. 24 Cumpriste a promessa que havias feito ao teu servo Davi, meu pai, e o que prometeste com a boca, hoje realizaste com a mão.
46 Quando os israelitas pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e tu ficares irritado contra eles, entregando-os ao inimigo, e então eles forem levados como cativos pelos vencedores para uma terra inimiga, distante ou próxima; 47 se nessa terra onde estiverem cativos, eles caírem em si e, na terra dos vencedores, suplicarem: ‘Nós pecamos, agimos mal e nos pervertemos’; 48 se eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a alma, na terra em que os inimigos os tiverem exilado; se rezarem a ti voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o Templo que construí para o teu Nome, 49 escuta do céu onde moras, escuta a oração e súplica deles, e faze justiça para com eles. 50 Perdoa ao teu povo que pecou contra ti, perdoa todas as suas revoltas contra ti, e faze que ele encontre a benevolência dos vencedores, e que estes usem de compaixão para com ele, 51 porque é o teu povo e a tua herança, que tiraste do Egito, do meio da fornalha de ferro.
52 Que teus olhos estejam abertos para as súplicas do teu servo e do teu povo Israel, para ouvires todos os pedidos que eles fizerem a ti. 53 De fato, Senhor, tu os separaste como tua herança entre todos os povos da terra, como disseste através de teu servo Moisés, quando tiraste do Egito os nossos antepassados!»
54 Quando Salomão acabou de dirigir ao Senhor toda essa oração e súplica, levantou-se diante do altar do Senhor, no lugar em que estava ajoelhado e de mãos erguidas para o céu. 55 Ficou em pé e abençoou toda a assembléia de Israel em voz alta: 56 «O Senhor seja bendito! Ele concedeu descanso para o seu povo Israel, conforme havia prometido"

Lc 11

Disse Jesus: «Quando vocês rezarem, digam: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de amanhã, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem; e não nos deixes cair em tentação.»

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Como Jesus, pelo poder do Espírito, temos algo a agradecer ao Pai?
O texto nos fala da autêntica oração que supõe o reconhecimento de nossos limites e da ação de Deus.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, faz-nos sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, nos liberta de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor, e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais com o coração aberto e generoso.” (DAp 254).

O papa Francisco, na Laudato sì, afirma que muitos buscam substituir-se a Deus e querem tudo dominar:
A falta de preocupação por medir os danos à natureza e o impacto ambiental das decisões é apenas o reflexo evidente do desinteresse em reconhecer a mensagem que a natureza traz inscrita nas suas próprias estruturas. Quando, na própria realidade, não se reconhece a importância dum pobre, dum embrião humano, duma pessoa com deficiência – só para dar alguns exemplos –, dificilmente se saberá escutar os gritos da própria natureza. Tudo está interligado. Se o ser humano se declara autônomo da realidade e se constitui dominador absoluto, desmorona-se a própria base da sua existência, porque «em vez de realizar o seu papel de colaborador de Deus na obra da criação, o homem substitui-se a Deus, e deste modo acaba por provocar a revolta da natureza».(LS 117).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Fazemos nossa oração pessoal, oferecemos o nosso trabalho do dia:
Rezamos com todos os internautas:
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários.
Fazei-nos comunidades eclesiais missionárias que permitem
o  ingresso: acolhimento,
e a saída: o envio,
para anunciar o Evangelho como projeto de vida.
Enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...
(continue esta oração)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver com o coração agradecido ao Pai e na alegria de poder testemunhá-lo.
Vamos rezar durante o dia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!"

Bênção
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Leitura Orante

30º DOMINGO TEMPO COMUM, 27 de OUTUBRO de 2019


A IMPIEDOSA LEVEZA DE SENTIR-SE SUPERIOR AOS OUTROS

“...por não ser como os outros homens:
gananciosos, injustos, adúlteros; nem como esse coletor de impostos.” (Lc 18,11)

Texto Bíblico: Lucas 18,9-14

1 – O que diz o texto?

Na pregação e na prática de Jesus nós nos deparamos com uma espiritualidade que vem de “baixo”,  que brota do encontro com a fragilidade humana. Ele, conscientemente, se compromete com os publicanos e pecadores, com os pobres e doentes... porque sente que eles estão abertos ao amor de Deus.
Os “justos” (praticantes da lei e observantes das normas religiosas), pelo contrário, vivem centrados em si mesmos e são aqueles que entram em permanente conflito com Jesus.
Os “fariseus” são os típicos representantes de uma espiritualidade legalista, distante da realidade humana. Eles não percebem que, observando detalhadamente todas as leis, não estão pensando em Deus, mas sim, em si mesmos. No fundo, não tem necessidade de Deus. Acredita que cumprindo perfeitamente todos os mandamentos por suas próprias forças, tem o direito de exigir de Deus uma recompensa. Não buscam viver o encontro com o Deus de misericórdia; o que mais lhes interessa são os cumprimentos minuciosos das normas e ideais que se impuseram a si mesmos.
De tanto se fixarem sobre as leis, esquecem o que Deus realmente deseja do ser humano, tornam-se frios, insensíveis... e assumem o papel de juiz para julgar o comportamento dos outros. Por isso Jesus os condena duramente, enquanto para os pecadores e fracos Ele se apresenta manso e misericordioso.
A parábola do “publicano e do fariseu” é como o espelho interior que nos desvela (tira o véu), nos ajuda a descobrir e acolher o que somos na realidade.
Os personagens são muito simples, somente dois, estilizados, quase caricaturados: o “justo” e o “pecador”. Com os dois personagens e uma eloquente imagem na qual se vê refletida a atitude de cada um na oração, Jesus consegue nos colocar diante do espelho de nossa interioridade, desmascarando a estupidez da prepotência e nos animando a ativar a atitude da humildade, a mais humana das virtudes.
Cada um dos personagens se retrata a si mesmo em seu modo de orar. Porque, diante de Deus, por um lado, vê-se com maior claridade o absurdo de querer se colocar acima dos outros, e, por outro, a humanidade da humildade.
Mas o espelho mostra que os papéis estão invertidos. Aquele que afirma ser “justo” e perfeito cumpridor das leis, na realidade é o desumano. E aquele que se reconhece pecador, prostrando-se ao solo, na realidade é o mais humano. Este, porque “desceu” do pedestal do ego, encontra a reconciliação.

2 – O que o texto diz para mim?

Segundo Lucas, Jesus dirige esta parábola a alguns que se apresentavam serem “justos” diante de Deus e desprezavam os outros. Os dois protagonistas, que “subiram ao templo para orar”, representam duas atitudes religiosas contrapostas e irreconciliáveis.
Mas, qual é a atitude justa e verdadeira diante de Deus? Esta é a pergunta de fundo.
Quando me vejo demasiadamente legalista, demasiadamente perfeita, exigente, rígida, ansiosa, agressiva, intolerante..., agiria bem me perguntando o quanto do “fariseu” habita em mim.
Na parábola acima mencionada, os dois personagens correspondem a dois aspectos de minha própria pessoa. Vive em mim um eu prepotente, que se considera justo e rejeita todo o imperfeito; é o eu rígido, fruto da exigência, que se identifica com a imagem idealizada de si mesmo e se alimenta do orgulho. Mas junto a ele, e com frequência sufocada, vive “outro eu” que teve de esconder-se porque não se sentiu reconhecido em sua verdade, nem aceito em seus limites.
Somente quando integrar e me reconciliar com os aspectos que tinha negado ou até rejeitado – o publicano -  poderei alcançar a paz e a harmonia estáveis.  Portanto, meu grande empenho não consiste em ser “perfeita”, mas “completa”. Na medida em que sou mais “completa”, porque aceito de maneira integral toda a minha verdade, vou me tornando mais compassiva e humana.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

A parábola me revela que a reconciliação virá por esse lado. Preciso abraçar toda a minha frágil realidade em toda a sua verdade e, a partir dessa humildade, começar a viver em gratuidade e em gratidão. Deus tem mais facilidade de entrar em minha vida pela porta da fragilidade e da limitação; ao contrário, não encontra acesso à minha vida quando estou petrificada em meu perfeccionismo e fechada em minha soberba.
Será justamente a partir da consciência de minha pobreza e de minha negatividade que poderei me abrir à experiência da gratuidade divina; é quando me encontro com mais necessidade de me abrir para cumular dos dons da graça divina.
A parábola me fala da necessidade de acolher o desprezível que descubro em mim, de receber amorosamente em meus braços o pobre “publicano interior”, de contemplá-lo com olhos compassivos e alimentá-lo. Desse modo, irei reduzindo meu abismo interior e avançarei para a totalidade a que Deus me chama em Jesus.
Em outras palavras, a transformação interior só pode acontecer quando tudo quanto está em mim é referido a Deus, ao Deus que me ama e me conduz à verdade de minha existência.
Tudo quanto penso e sinto acontece na presença de Deus, Aquele que me olha com bondade e compaixão e que vê até o fundo de meus pensamentos e sentimentos.

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, a humildade é o coração mesmo da mensagem bíblica; ela é a transparente verdade que enobrece e engrandece, porque dá a exata medida de minha fraqueza e limitação. Ela é o segredo da paz interior.
Sei que uma das fontes de angústia e ansiedade é constatar a diferença entre o que pretendo ser, o que gostaria de ser e o que realmente sou.
“A humildade é a verdade” (S. Tereza d’Ávila); ser o que se é nada acrescentar, nada tirar, aceitar seu húmus, sua condição terrosa, suas grandezas e seus limites; maravilhar-se de que esta argila infinitamente frágil seja habitada pela santidade e seja capaz de amar.
“Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14).
A humildade, portanto, implica reconciliar com a minha condição terrena, com o mundo de meus  instintos e paixões, com o meu lado sombrio.
Eu tenho necessidade de bastante contato com o chão de minha existência para que o salto para Deus possa acontecer. O caminho para Deus passa sempre pela experiência da própria fraqueza.
Quando não consigo mais nada, quando tudo me foi retirado das mãos, quando sou forçada a constatar que fracassei, aí é também o lugar onde já não me resta outra coisa senão me entregar nas mãos de Deus, abrir minhas mãos e apresentá-las vazias a Deus.
A experiência de Deus nunca é uma recompensa pelo meu esforço, mas sim, a resposta à minha própria indigência. Entregar-me a Deus é a meta de todo caminho espiritual.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

Na perspectiva cristã nada se perde; na oração, aprendo a acolher e a conviver com os cacos e fragmentos de minha vida, e a partir daí, com a graça de Deus, posso construir algo novo e surpreendente.
Deixar-me “desvelar” por Deus: quanto há de “fariseu” em seu coração? Quanto há de “publicano”?
Em quê circunstâncias de minha vida transparece o “fariseu” ou o “publicano”?

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Lucas 18,9-14
Pe. Adroaldo Palaoro, sj

Sugestão:
Música: Fragilidade
Autor: Jorge Trevisol
Intérprete: Jorge Trevisol
CD: Amor, mística e angústia
Gravadora: Paulinas Comep
Duração: 04:15

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