domingo, 26 de maio de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Jo 14,23-29 - 26/05/2019


O Espírito Santo de Deus habita em nosso coração

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (João 14,23).


A verdade é que Deus quer morar em nós, Ele quer viver em nós. O Pai virá com o Filho morar em nós e, mais do que isso, Deus enviará sobre nós o Seu Espírito. O Espírito do Pai que é o Espírito do Filho, é o Espírito Santo que virá em nome de Jesus para nos ensinar todas as coisas. Precisamos ser morada de Deus.
A graça que o batismo concedeu a cada um de nós foi, justamente, fazer de nós o lugar da morada de Deus, porque o Espírito habita em nós, ele vive em nós, agora é preciso dar lugar a Deus, é preciso dar lugar ao Espírito. É preciso abrir-se para que ele permaneça em nós e sejamos fiéis à graça dele na nossa vida.
Amar a Deus é guardar a Sua Palavra. Estamos ouvindo a Palavra de Deus que vem ao nosso encontro. Que atenção precisamos dar? Que diligência precisamos ter? Que aplicação preciso, de fato, ter em relação à Palavra do Senhor para ouvi-La, meditá-la e, sobretudo, guardá-la?
Guardar não é ficar lembrando dessa ou daquela Palavra, mas permitir que ela vá nos transformando, vai nos mudando e direcionando o nosso viver.
Muitas vezes, não conseguimos mudar certos comportamentos e atitudes na nossa própria vida, mas, aqui, não podemos abrir mão da graça de Deus, abrir mão do Espírito que habita em nós. É o Espírito primeiro que vai nos convencendo, depois, vai nos direcionando e nos inclinando para o bem e tirando essa inclinação do mal que há dentro do nosso coração.

Não podemos abrir mão da graça de Deus, abrir mão do Espírito que habita em nós

Temos uma inclinação para a arrogância, e quando o Espírito está em nós e permitimos ele agir em nós, ele vai rompendo os laços do orgulho, da soberba e da arrogância em nossa vida, ele vai nos tornando humildes. Se nos falta humildade na vida, é porque nos falta abertura a ação do Espírito.
Sermos homens e mulheres do Espírito não é somente falarmos línguas diferentes, profetizarmos no nome do Senhor, mas é permitirmos a ação do Espírito frutificar em nós em gestos, palavras, em transformação interior. A graça de reconhecer o que somos é permitir que o Espírito faça em nós aquilo que ele faz quando a alma se abre à sua ação. Por isso só podemos suplicar: “Senhor, habita em mim. Senhor, viva em minha vida e transforma-me num homem novo”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaboradodo Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário