quarta-feira, 13 de março de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 11,29-32 - 13/03/2019


Nossas penitências precisam atingir nossa alma

Que as penitências que nos propusemos a viver nos ensinem a viver melhor

“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lucas 11,29).


Jesus está sentenciando a geração da qual Ele veio, chamando-a de má e perversa. A geração da época de Jesus e também a geração de hoje vivem, muitas vezes, a perversidade. O que é ser perverso senão ter um coração que não escuta e, sobretudo, não obedece a Deus.
Eu fico olhando para nós como filhos. Quando um filho vai se perdendo de seus pais? Quando não os escutam mais, quando o filho não dá mais voz ao que o pai diz e não obedece às ordens dele. Quando nos perdemos em Deus? Quando não escutamos Sua voz nem colocamos em prática Sua Palavra. A perversidade ou o mal vão entrando em nós.
Não podemos ser uma geração perversa, ainda que vivamos no meio de uma geração praticamente perversa. Precisamos ser filhos da graça, e a graça é essa: ouvir Deus e colocar em prática a Sua vontade.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Jesus é um sinal único e eterno de Deus para nós. É Ele quem nos chama à penitência e à conversão. É uma perversidade ouvirmos Jesus e não nos permitirmos converter àquilo que Ele nos chama a viver.
Os ninivitas estavam atolados no pecado, mas ouviram o Senhor e se penitenciaram de seus pecados. Decidimo-nos a praticar penitências, nesta Quaresma, mas ela precisa atingir nossa alma, gerar em nós repulsa ao pecado, desejo verdadeiro de conversão e atitudes de mudança de vida. Este é o significado da Quaresma para nós, é o sinal, a seta de que precisamos para direcionar nossa vida.
Ao ouvirmos a Palavra de Deus, no dia de hoje, paremos um instante, silenciemos a alma e o coração. Onde precisamos nos converter? Onde Deus quer mudar a nossa vida? Onde precisamos tomar atitudes que demonstrem que precisamos deixar esse mal na nossa vida?
Que as penitências que nos propusemos viver nos ensinem a viver melhor; e não há maneira melhor de viver do que nos convertermos àquilo que precisamos nos converter.
Muitas vezes, achamos que não precisamos, que estamos bem, que estamos legais, que não somos como os outros, que não fazemos o mal que os outros fazem, mas isso é pior, porque estamos vivendo numa cegueira. Conseguimos ver o mal dos outros, mas não conseguimos ver o mal no qual, muitas vezes, estamos inseridos como o egoísmo, o orgulho e a soberba da vida.
A Palavra de Deus, ao entrar em nós, penetrar em nós, convida-nos a nos convertermos a cada dia da nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário