
Nossas penitências precisam atingir nossa alma
Que as penitências que nos propusemos a viver nos ensinem a viver melhor
“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.” (Lucas 11,29)
Não podemos ser uma geração perversa, ainda que vivamos no meio de uma geração praticamente perversa. Precisamos ser filhos da graça, e a graça é essa: ouvir Deus e colocar em prática a Sua vontade.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Jesus é um sinal único e eterno de Deus para nós. É Ele quem nos chama à penitência e à conversão. É uma perversidade ouvirmos Jesus e não nos permitirmos converter àquilo que Ele nos chama a viver.
Os ninivitas estavam atolados no pecado, mas ouviram o Senhor e se penitenciaram de seus pecados. Decidimo-nos a praticar penitências, nesta Quaresma, mas ela precisa atingir nossa alma, gerar em nós repulsa ao pecado, desejo verdadeiro de conversão e atitudes de mudança de vida. Este é o significado da Quaresma para nós, é o sinal, a seta de que precisamos para direcionar nossa vida.
Ao ouvirmos a Palavra de Deus, no dia de hoje, paremos um instante, silenciemos a alma e o coração. Onde precisamos nos converter? Onde Deus quer mudar a nossa vida? Onde precisamos tomar atitudes que demonstrem que precisamos deixar esse mal na nossa vida?
Que as penitências que nos propusemos viver nos ensinem a viver melhor; e não há maneira melhor de viver do que nos convertermos àquilo que precisamos nos converter.
Muitas vezes, achamos que não precisamos, que estamos bem, que estamos legais, que não somos como os outros, que não fazemos o mal que os outros fazem, mas isso é pior, porque estamos vivendo numa cegueira. Conseguimos ver o mal dos outros, mas não conseguimos ver o mal no qual, muitas vezes, estamos inseridos como o egoísmo, o orgulho e a soberba da vida.
A Palavra de Deus, ao entrar em nós, penetrar em nós, convida-nos a nos convertermos a cada dia da nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário