sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/01/2019

ANO C


Jo 1,35-42

Comentário do Evangelho

Características do discípulo de Jesus

O testemunho de João Batista suscita nos seus ouvintes o seguimento do Senhor. Já dissemos anteriormente que uma das características do quarto evangelho é a corrente de testemunhas desencadeada pelo encontro com Jesus Cristo. Salvaguardando a cristologia como tema central, em que se afirma que Jesus éo "Cordeiro de Deus", o evangelho de hoje apresenta algumas características fundamentais do discípulo, segundo o evangelho de João: é aquele que ouve e recebe o testemunho, que busca encontrar o Senhor, que deseja conhecê-lo e que aceita o convite do "Rabbi": vai, vê, permanece e se torna testemunha do Messias.
Carlos alberto Contieri, sj
Oração
Senhor Jesus, tu me chamaste para seguir-te. Faze de mim um discípulo autêntico, e que minha vida se espelhe na tua.
Fonte: Paulinas BH em 04/01/2013

Vivendo a Palavra

Para os que procuram, o convite continua aberto: «Venham, e vocês verão.» E quando nós formos, veremos. E o Cristo nos transformará em novas pedras vivas para a construção do Reino de Deus. Mas é preciso que tenhamos antes a coragem de abandonar o barco e as redes, as nossas falsas seguranças, para nos lançarmos na maravilhosa aventura da fé.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/01/2013

VIVENDO A PALAVRA

Para os que procuram, o convite continua aberto: «Venham, e vocês verão.» E quando nós formos, veremos. E o Cristo nos transformará em novas pedras vivas para a construção do Reino de Deus. Mas é preciso que tenhamos antes a coragem de abandonar o barco e as redes, as nossas falsas seguranças, para nos lançarmos na maravilhosa aventura do Reino de Deus.
http://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/espiritualidade/meu-dia-em-oracao/cantem-para-o-senhor-um-cantico-novo-pois-ele-fez-maravilhas/

Reflexão

João Batista havia anunciado, a todo o povo, a vinda do Messias. Agora o mostra já presente e próximo. A dois de seus discípulos indica o “Cordeiro de Deus”. Um dos discípulos é André, que após o encontro com Jesus, lhe apresenta seu irmão Simão. Jesus olha bem para Simão e lhe dá novo nome: Cefas, que significa Pedra. Esse nome implica a futura missão de Pedro na comunidade. O outro discípulo, cujo nome não é revelado, poderia ser qualquer um de nós que deseja estabelecer comunhão com o Mestre divino. Os novos seguidores de Jesus lhe perguntam: “Mestre, onde moras?”. Sem discursos persuasivos nem promessas sedutoras, Jesus os convida a fazer a experiência. O testemunho vale mais que palavras.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

O ENCONTRO COM O MESSIAS

O encontro de Jesus com seus primeiros discípulos é apresentado sob uma luz messiânica.
Dois discípulos de João Batista, um dos quais era André, seguiram o novo Mestre, assim que foram informados tratar-se do “Cordeiro de Deus”. Encontrando-se com Simão Pedro, André, seu irmão, anuncia-lhe ter encontrado o Messias.
O desejo de conhecer Jesus fez com que os dois primeiros discípulos o seguissem e ficassem com ele um dia inteiro. Foram movidos por um interesse que ia muito além de constatar as condições de vida do novo Mestre. Eles queriam averiguar em que sentido ele era o “Cordeiro de Deus”.
O diálogo com Jesus serviu para esclarecer sua condição de enviado, com a tarefa precisa de reconciliar a humanidade pecadora com o Pai, eliminando o pecado que impede o ser humano de ter acesso a Deus.
A libertação do passado continuava a se efetivar no presente, por meio do ministério de Jesus. Sua condição de “Cordeiro” era claro indício de que a salvação comportaria sacrifício e morte. Se quisessem tornar-se discípulos seus, André e João deveriam considerar, desde já, este aspecto do discipulado.
Convivendo com o Mestre, entenderam tratar-se do Messias. Por isso é que André, plenamente convicto, foi até seu irmão Simão para dar-lhe a notícia: ‘Nós encontramos o Messias”. Movido por esta certeza, Simão não hesitou em deixar o antigo mestre – João Batista – e começar um discipulado totalmente novo.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, faze-me permanecer sempre junto a teu Filho Jesus, enviado por ti para realizar todas as nossas esperanças de salvação.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Recontando a História...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Eram dois catequisandos, André e um outro amigo, o catequista era João Batista, pessoa muito cativante, que falava com muita sabedoria sobre o Salvador, os catequisandos sentiam-se muito atraídos por ele, até que um dia, durante a catequese, João apontou para alguém que passava e disse com alegria e convicção "Eis o Cordeiro de Deus".
Nem houve festa de despedida, os dois alunos discípulos, na mesma hora foram atrás de Jesus que passava e de repente Jesus parou e perguntou "O que estão procurando? O que os nossos catequisandos, terminada a primeira fase da catequese procuram? Será que a nossa catequese os deixa encantados por Jesus a ponto de querer conhecê-lo melhor?
Como catequista, João foi aprovado com louvor, pois seus dois catequisandos, não só quiseram conhecer melhor a Jesus Cristo, mas foram morar com ele, isso é, sentiram-se despertos a viverem com ele em comunhão. Catequista e pregador autêntico jamais aponta para si mesmo, mas revela e anuncia Jesus Cristo, e deve fazê-lo de um modo que convença, que o discípulo catequizando sinta-se encantado pelo que ouve e vê...
Quando se faz essa experiência íntima com Jesus Cristo, no mais íntimo do nosso ser, é impossível não ser missionário, assim aconteceu com a mulher Samaritana, lembram-se? Ela foi correndo anunciar aos Samaritanos sobre Jesus e a experiência que com ele acabara de fazer, assim aconteceu com todos os que foram tocados pela graça Divina manifestada em Jesus, ontem e hoje...
Do Discipulado surge à missão, André vai anunciar ao irmão Simão, e o levou a Jesus, esse levar até Jesus tem um sentido teológico e retoma a essência do anúncio kerigmático: nosso anúncio deve levar as pessoas a Jesus, não para que a pessoa venha fazer parte do Fã Clube de Jesus de Nazaré, não para que ela seja agora mais um membro do nosso grupo ou da nossa Igreja... Isso é apenas consequência...
Mas sim para tenham também elas uma experiência profunda com aquele que nos renova e nos transforma, que nos faz ser outra pessoa. A História do Apóstolo Pedro, uma das colunas da nossa Igreja, começou naquele dia, quando tocado pelo anúncio de André, trocou um profundo olhar com o Mestre. E de Pedro tornou-se Cefas, que quer dizer Pedra.
Em nossas comunidades cristãs há histórias tão bonitas como esta, mas o que importa na reflexão é que possamos a todo momento recontar a nossa história, aumentando assim o nosso fervor, a nossa Fidelidade, o nosso amor e encanto por Jesus de Nazaré - Nosso Único Deus e Senhor. Jesus olhou profundamente para Pedro e agora olha também para cada um de nós... Amém…

2. João continua dando seu testemunho
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

João continua dando seu testemunho. Ele estava com dois de seus discípulos, quando Jesus passou por eles. João, então, afirma, mais uma vez: “Eis o Cordeiro de Deus!”. Uma afirmação teológica, de quem vê além das aparências. Jesus não é um cordeiro. É um ser humano, mas veio para realizar o que os cordeiros sacrificados anunciavam. Veio tirar o pecado do mundo. Os dois discípulos seguiram Jesus, uma vez que seguir é próprio de um discípulo, e passaram com Jesus o resto da tarde. Começa então a se realizar o que foi dito no Prólogo: “João veio a fim de que todos cressem por meio dele”. De João saem os discípulos e eles iniciam uma corrente. Um chama o outro até o dia de hoje. André chama seu irmão, Simão, e lhe anuncia: “Encontramos o Cristo, o Messias!”. Simão, por sua vez, se encontra com Jesus, e desse encontro surge uma missão. Simão será chamado Pedro, a pedra do fundamento da Igreja.

Oração Final
Pai Santo, inspira-nos força e coragem para fazermos a opção fundamental por teu Reino de Amor. Ajuda-nos a superar a sedução do mundo – os brilhos que, mesmo sendo falsos tanto nos fascinam: o dinheiro, o poder e o prazer –, seguindo o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/01/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, inspira-nos e nos dá força e coragem para fazer a opção radical por teu Reino de Amor. Ajuda-nos a superar a sedução do mundo – os brilhos que, mesmo sendo falsos, tanto nos fascinam: o dinheiro, o poder e o prazer –, para seguir Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário