segunda-feira, 30 de abril de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA MAIO DE 2018



O desafio para este mês, que o Papa coloca na sua intenção pela evangelização, é que os leigos realizem com criatividade a sua missão específica. A primeira questão a estarmos atentos é o significado de “específica”. É importante darmo-nos conta de que há um mal-entendido de base quando se fala da missão dos leigos, colocando-a exclusivamente em contexto eclesial, ou seja, que “tarefas” se lhes deve confiar na dinamização da vida da Igreja. Perspetiva ainda mais evidente sendo isso ainda mais urgente quando a delegação destas funções é motivada pela escassez do clero que antes as realizava. Isto não é o “específico” da missão dos leigos. Ser leigo é ser leigo, não é ser um substituto do padre. Ser leigo é ter um emprego em contexto de trabalho na e para a sociedade; é ter responsabilidades sociais e políticas; é ser agente econômico; é ser pai, mãe, avô, neto, amigo... E, incluindo tudo isto, é ser membro da Igreja, parte do corpo místico de Cristo.
A intenção deste mês enriquece esta missão específica com o termo “criatividade”. É, de facto, muito importante que se superem os modelos tradicionais de missão laical, conferindo-lhes a sua real dimensão. A sua participação na vida da Igreja é ponto de partida para a vida concreta de todos os dias, não é um ponto de chegada. A pastoral para os leigos e com os leigos terá que ter esse horizonte, apontar para os desafios do mundo concreto e deixar que o Evangelho tenha eco fora da Igreja e não apenas dentro. Este mês pode ser uma ocasião muito particular para motivar os leigos das comunidades cristãs a encontrarem formas criativas de falar do Evangelho com palavras, obras e atitudes nos seus contextos de trabalho, na sua família e nas suas responsabilidades.
Intenção
Pela evangelização: A missão dos leigos
Para que os fiéis leigos realizem a sua missão específica colocando a sua criatividade ao serviço dos desafios do mundo atual.

Oração
Senhor Jesus
Confiaste aos teus discípulos a missão de levar a todo o mundo o Evangelho.
A Igreja, teu Corpo, realiza de muitos modos esta missão, através dos sacerdotes, dos religiosos, dos leigos.
Neste mês, peço-Te por todos os leigos, para que levem com entusiasmo e criatividade a presença da Igreja às suas famílias e lugares de trabalho. Peço-te em particular pelos leigos que têm funções de responsabilidade, para que orientem os destinos das instituições segundo a tua vontade.
Pai Nosso.

Desafios
- Questionar se, na respetiva comunidade cristã, a missão dos leigos é mais encarada como um serviço interno, ou se se tem em consideração que é a sua presença no mundo, como batizados, que realiza plenamente esta missão.
- De que modo são pensados os horários, encontros e iniciativas da comunidade? Exige-se que os leigos tirem demasiado ao seu tempo pessoal e familiar para as atividades pastorais, ou busca-se o justo equilíbrio?
- Promover um encontro de reflexão e partilha com os leigos mais comprometidos na comunidade sobre a sua experiência de levar o Evangelho aos seus contextos diários.
Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário