sexta-feira, 15 de setembro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/09/2017

ANO A


Lc 6,43-49

Comentário do Evangelho

A vida construída na escuta da palavra de Cristo

O sermão da planície termina de forma semelhante ao sermão da montanha de Mateus (Mt 7,15-27). A conclusão do sermão da planície é um apelo à coerência interna, isto é, ao acordo de si consigo mesmo, e, consequentemente, à renúncia da hipocrisia. É acolhendo e pondo em prática o conjunto do ensinamento de Jesus que se produz fruto. “Fruto”, aqui, é um comportamento ético em conformidade com as exigências e valores próprios do evangelho de Jesus Cristo. Os discursos pseudopersuasivos e as belas palavras podem levar a própria pessoa a viver na ilusão e a induzir os outros a erro, como se a vida cristã reiterasse uma espiritualidade desencarnada. Ao contrário, a adesão livre à pessoa de Jesus Cristo exige um comportamento condizente com a vida que o Senhor propõe (Tg 3,13-18). A parábola das duas casas é a imagem da vida do fiel, a qual pode ser construída no esforço da escuta e realização da palavra de Jesus Cristo, ou, então, no esquecimento de que a aceitação do ensinamento do Senhor exige uma conduta condizente (Tg 1,21-25).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, uma prova de que sou teu filho.
Fonte: Paulinas em 12/09/2015

Vivendo a Palavra

Conhecer a árvore pelo seu fruto é ver Maria através do bendito fruto de seu ventre – Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Não apenas reconhecer sua maternidade, mas fazer nossa opção radical de vida pelo seguimento do Cristo, fazendo o bem aos peregrinos que o Pai colocou no nosso caminho de volta ao Lar Paterno.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/09/2015

VIVENDO A PALAVRA

O Evangelho nos leva a rever as fundações do edifício da vida. Nossa atividade está à vista dos irmãos. Mas os seus fundamentos fazem parte do nosso mistério. Nós conseguimos harmonia e equilíbrio entre nossa ação e a Verdade em que dizemos depositar a nossa fé? Nossa oração é sempre um momento de encontro profundo com o Pai Misericordioso? Como vivo a minha espiritualidade?

Reflexão

Podemos falar muitas coisas a respeito dos valores que devem nortear as nossas vidas e dos fundamentos mais profundos desses valores, porém o maior discurso que nós podemos fazer sobre o Reino de Deus e a Vida Nova em Cristo é o discurso da vida, uma vez que a nossa vida expressa o que de fato cremos e que valores de fato temos. Se temos uma vida marcada pelo amor e pela solidariedade, na busca da justiça e da fraternidade, é porque de fato a nossa fé é verdadeira, que possui o seu alicerce na verdadeira rocha, que é o próprio Jesus.
Fonte: CNBB em 12/09/2015

Meditando o evangelho

PALAVREADO VAZIO

É inútil o discípulo fazer sua confissão de fé e proclamar "Senhor, Senhor", quando sua vida destoa deste testemunho de adesão a Jesus. De nada vale o palavreado vazio sem o respaldo das boas obras. A sua condição de discípulo revela-se com gestos concretos de amor e misericórdia no trato mútuo, de modo especial com os mais pobres.
Jesus ofereceu um critério de discernimento, útil para distinguir os verdadeiros dos falsos profetas e líderes da comunidade. Servindo-se de linguagem metafórica, formulou-o assim: a qualidade da árvore é conhecida pela qualidade de seu fruto. Os frutos bons provêm de árvores boas. Pelo contrário, as árvores ruins produzem frutos ruins. Aplicado ao discipulado cristão e à liderança eclesial, significa que a bondade ou a maldade dos discípulos e dos líderes manifesta-se não pelo que dizem, mas pelo que fazem.
Se a vida deles for um testemunho inequívoco de amor solidário aos demais, pode-se dar crédito aos seus ensinamentos e segui-los. Mas urge acautelar-se dos indivíduos que se mostram pródigos no falar e parcos no fazer, ou então, pregam o amor e são opressores do próximo; ensinam a justiça e se destacam por serem injustos; exigem solidariedade e partilha e se fecham egoistamente em torno do que acumularam; proclamam o valor do perdão, mas cultivam no coração o ódio e o rancor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Pai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, um prova de que sou teu filho.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Raízes da Fé
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A primeira parte deste evangelho fala sobre atitudes, ações que estejam em sintonia com o evangelho da Boa Nova do Reino. Temos em nós a possibilidade do Bem e do Mal, que irá se manifestar em nossas ações inevitavelmente. As escolhas fundamentais que temos que fazer ao longo da vida irão refletir o Bem ou o Mal, mostrando assim nossas raízes, isso é, algo que está enraizado em nós. Se escolhermos o Bem supremo e nos abrimos à ação Santificadora da Graça de Deus, nossas atitudes irão sim refletir quem somos de verdade. Se as nossas ações sempre são boas pode se dizer que cultivamos em nós este Bem que refletimos, ninguém pode dar aquilo que não têm, o salmo afirma que “a boca fala, daquilo que o coração está cheio”.
Viver ume religião é ter uma profunda e intensa relação com Deus, pois essa palavra Religião vem do latim Religare, ligar o que estava desligado. Há um número imenso de cristãos no mundo todo, mas grande parte vive um cristianismo superficial, não há nele uma raíz, uma convicção, princípios de vida a partir do evangelho. São os que ouvem e até se empolgam com a Palavra de Deus, achando-a linda, maravilhosa e até emocionante, entretanto, não estão dispostos a mudar sua vida, procedimento e atitudes, por causa dessa palavra.
Uma pessoa que viva uma Fé assim, bem superficial, sem raíz e sem um alicerce que lhe dê firmeza e consistência, diante das dificuldades da vida, ou da própria comunidade Cristã, não resiste ao vendaval das contrariedades, as ideologias falsas que corroem a Verdade do evangelho presente em nosso coração, aos temporais da vida que nos abalam. E um dia a casa cai, a pessoa desiste de viver na Fé, o Projeto Divino, e decide caminhas com suas próprias pernas. Diz o evangelho que nesse caso a casa cai, e a sua ruína será total. O homem sozinho nunca se reerguerá, se não estender suas mãos á Providência Divina, á Graça e Salvação que Ele nos oferece em Jesus Cristo.
Estamos bem firmes e enraizados em nossa vida de Fé? Temos produzido bons frutos? Nossa casa é uma fortaleza ou sua estrutura está abalada?

2. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Laranjeira dá laranja, mangueira dá manga. Então, não procure jabuticaba na mangueira. Cada coisa no seu lugar, cada um segundo a natureza que Deus lhe deu. Todas as comparações com minerais e vegetais ilustram e podem até ser poéticas. Aplicam-se, porém, com restrições ao ser humano, que não é nem mineral nem vegetal. É racional. Tem vontade livre sediada num coração que pode ser bom e pode ser mau, tanto sob o aspecto físico quanto espiritual. O órgão humano pode não estar bem. Procura-se então o cardiologista. Você pode não estar bem, e falamos do seu coração, sede da bondade e da ruindade. Procure um psicólogo, um confessor, um diretor espiritual. É bom ter uma ajuda na realização da vontade de Deus e não construir sem alicerces. Não basta dizer “Senhor, Senhor”.

Oração Final
Pai Santo, rogamos que nós, Igreja de teu Filho, sejamos testemunhas perante o mundo do teu Amor inefável e honremos o Nome de Maria, seguindo o seu exemplo de humilde aceitação do Mistério da Encarnação do teu Filho Unigênito, o Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/09/2015

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, quando eu me desligo do mundo para estar contigo, não desejo me alienar dos lugares e pessoas, mas espero que me inspires para enxergar em profundidade esses mesmos lugares e pessoas. Assim voltarei a eles capaz de compartilhar o tesouro do Reino de Amor que nos foi anunciado pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário