segunda-feira, 29 de maio de 2017

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DOS DIAS 29/05/2017 A 30/05/2017

Ano A



29/05/2017

Jo 16,29-33

Comentário do Evangelho

A incredulidade é uma das razões fundamentais do medo.

A incredulidade não é superada pela compreensão de que Jesus é o enviado do Pai. A fé exige uma adesão incondicional à pessoa de Jesus. A reação de Jesus ante a observação dos discípulos é enigmática. A expressão pode ter, ao menos, dois significados: pode denunciar a pretensão dos discípulos de imaginarem ter compreendido o mistério de Jesus Cristo enviado do Pai para a salvação do mundo ou, ainda, denunciar que eles permanecem mergulhados na ignorância. Ora, somente a experiência, mediada pelo Espírito Santo, é que pode fazer compreender o mistério presente nas palavras e gestos de Jesus. É exatamente nisso que consiste a promessa de Jesus para depois da ressurreição (cf. Jo 16,12-15). A incredulidade é uma das razões fundamentais do medo. Diante da paixão e morte de Jesus, os discípulos o abandonarão. A incredulidade é uma das razões importantes do medo que dispersa e abandona. Os discípulos deverão passar pela dura prova da paixão e morte de Jesus para poderem chegar à verdadeira fé. Mas se os discípulos abandonarão Jesus, o Pai que é sempre fiel permanecerá com ele (v. 32c). A vitória do Cristo ressuscitado deve encorajar os discípulos a não esmorecerem ante o desafio da missão e a perseguição.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!
Fonte: Paulinas em 02/06/2014

Vivendo a Palavra

O entusiasmo dos discípulos era passageiro. Logo chegaria a hora do Calvário e eles se espalhariam. Também nós, não poucas vezes tomados de bons propósitos, desanimamos diante das dificuldades da existência. Peçamos ao Pai o dom do Espírito Santo para que nos mantenhamos fieis ao Caminho de Jesus nas horas da provação.

Reflexão

Muitas vezes proclamamos com orgulho a nossa fé e procuramos vivê-la da melhor forma possível através da prática da caridade e da participação na vida comunitária. Mas seria um grande engano acreditarmos que estamos prontos para vencer todos os desafios que poderão ser propostos para a nossa fé. Os discípulos acreditaram em Jesus, no entanto fraquejaram diante da cruz. Nós devemos ter consciência que Jesus venceu o mundo, mas nós não o vencemos, e nem poderemos vencê-lo. A vitória sobre o mundo é obra de Jesus, temos que acreditar nisso e participar da sua obra para que, com ele, também nós sejamos vencedores.
Fonte: CNBB em 02/06/2014

Recadinho

Acontece às vezes de se sentir só na vida? - Consegue buscar forças em Deus? - Tem consciência de que vida sem tribulação não existe? - Consegue viver em paz em meio a angústias e sofrimentos? - Sabe estar próximo dos que sofrem?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 02/06/2014

Meditando o evangelho

CUIDADO PARA NÃO CAIR

Os discípulos fizeram uma longa caminhada de fé, durante a qual foram percebendo as exigências do seguimento de Jesus. Mas, a assimilação prática destas exigências foi acontecendo paulatinamente.
Estando para concluir a etapa terrena de sua missão, Jesus estava convencido de que seus discípulos não seriam capazes de manter a fidelidade diante da provação que se avizinhava. Ele bem sabia que haveriam de abandoná-lo.
Esta experiência dos primeiros discípulos serve de alerta para quem pretende pôr-se no seguimento do Senhor. É impossível descartar a eventualidade de ser infiel à própria fé, de modo especial em tempos de provação. Aí a certeza fica sujeita à dúvida, a fortaleza da fé pode ser abalada, e a adesão ao Senhor ser posta em xeque.
Jesus alertou seus discípulos a terem uma confiança inabalável nele, uma vez que o mundo fora vencido. Confiar é entregar-se totalmente a Jesus e deixar-se guiar por ele, mesmo faltando certezas. É renunciar aos próprios juízos para pensar com Jesus e como Jesus. É ter coragem de caminhar na escuridão, com a pequena luz oferecida pelo Senhor.
Este caminho indicado por Jesus poderá precaver o discípulo do risco da queda. Em todo caso, é imprevidente quem confia nas próprias forças e capacidades, prescindindo do auxílio divino. A queda, neste caso, será inevitável.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, livra-me da pretensão de caminhar por minha própria conta. Que eu me deixe sempre guiar por ti.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Euforia dos Discípulos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nos evangelhos sinóticos, quando Jesus anuncia a sua paixão e morte, o apóstolo Pedro pulou á frente e disse em alto e bom som, que para onde Jesus fosse, ele iria junto...E então Jesus jogou um balde de água fria na cabeça de Pedro anunciando que dali há pouco, ele iria negá-lo por três vezes, borrando-se de medo de alguma coisa lhe acontecer, por causa da sua ligação com o Mestre.
No evangelho de hoje Jesus tem essa mesma atitude com o Grupo dos discípulos, que estavam entusiasmados pois parece que finalmente as suas "fichas" tinham caído. "O Senhor conhece tudo, sabe tudo, é realmente um Homem que veio de Deus, nem precisamos mais te interrogar, basta-nos te seguir..."
Jesus argumentou mais ou menos assim "Ah...então agora vocês crêem ? Esperem um pouco e vão ver o que vai acontecer, todos vocês vão dar no pé, abandonando-me no momento em que chegar a minha hora.
Nossa vida em comunidade também é assim, marcada por um entusiasmo, por um fogaréu de palha, parece que tudo vai dar certo e vamos vencer o mundo inteiro. Dali a pouco vem novo fracasso, nova queda, novo desânimo. Esse "mundo" a que João se refere, é o mundo do mal, que não desiste de nos seduzir...
Apesar dos fracassos, que ninguém desanime, Jesus venceu o Mal, vamos a luta, não tenhamos medo das tribulações, o Pai está com Jesus e nós estamos com ele. O jogo está para nós, não tenhamos medo...Nunca estamos sozinhos nessa luta, em Jesus temos a Paz e a esperança da vitória... O Mal não terá nenhuma chance, se tivermos consciência disso...

2. A incredulidade dos discípulos se transforma em fé
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj e disponibilizado no Portal Paulinas)

Já o dissemos que se trata de um novo tempo, o tempo em que a incredulidade dos discípulos foi transfigurada em fé: “Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras” (v. 29); “... vemos que conheces tudo…” (v. 30a); “Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus” (v. 30b). A incredulidade impede de ouvir pacientemente; impede de receber o que é de Deus como dom, e de penetrar profundamente no mistério de Deus. A incredulidade faz das palavras de Jesus um enigma “Credes agora?” (v. 31). Trata-se de uma ironia, pois os discípulos abandonarão o Senhor (cf. v. 32a).
A incredulidade é origem do medo; ela impede de olhar, primeiro, para o outro. Os discípulos terão que passar pela dura prova de paixão e morte de Jesus para poder chegar à verdadeira fé. Em contraposição ao abandono dos discípulos está Deus, o Pai: “Mas... o Pai está sempre comigo” (v. 32c). É a confiança do Filho no Pai (v. 32b), pois o Pai não abandona o seu Filho.
É o Ressuscitado que encoraja a comunidade dos discípulos nas provações decorrentes da participação na vida de Jesus Cristo: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo” (v. 33bc).
Somente apoiada na palavra do Cristo é que a comunidade encontra a verdadeira paz (v. 33a).
Oração
Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!

3. TENHAM CONFIANÇA!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Os discípulos, nem de longe, podiam imaginar o futuro que teriam pela frente. Intelectualmente, deram mostras de ter entendido os ensinamentos de Jesus, chegando mesmo a proclamar sua condição de enviado de Deus. E depois, quando se apresentasse a ocasião de dar testemunho público desta verdade, estariam preparados para tal desafio?
O Mestre não tinha nenhuma dúvida a este respeito. Ao chegar a hora de se declararem discípulos seus, haveriam de debandar e deixá-lo sozinho. Triste constatação para quem se julgava sintonizado com Jesus!
O realismo do Mestre não lhe permite desesperar, por causa disto. Embora sabendo que seria vítima do abandono do grupo escolhido e preparado por levar adiante sua missão, exorta-o à confiança.
Seguros quanto ao poder de Jesus sobre o mundo, os discípulos se julgavam em condições de enfrentá-lo, sem temer suas investidas e ameaças de morte. O gesto mesquinho da fuga poderá ser irrelevante, se forem capazes de retomar o projeto do Senhor e levá-lo destemidamente adiante.
A morte e a ressurreição de Jesus significam sua vitória sobre o mundo, e a desarticulação dos esquemas mundanos. Quem se confia ao Ressuscitado, apesar da ferocidade do inimigo, pode estar certo de que irá vencê-lo. A vitória de Jesus sobre o mundo foi definitiva.
Oração
Espírito de luta, que eu não me deixe intimidar pelo mundo; antes, dá-me suficiente coragem para que eu possa enfrentá-lo e vencê-lo.

Fonte: NPD Brasil em 13/05/2013

HOMILIA DIÁRIA

O Espírito Santo é o amor de Deus em nós!

Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.
“Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 19, 6).
O apóstolo Paulo chega hoje a Éfeso e, ali, junto com os discípulos, ao anunciar o Evangelho, faz uma pergunta fundamental, porque ali existem discípulos de Jesus: “‘Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?’ Eles responderam: ‘Nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo’” (At 19, 2).
Sabem, meus irmãos, muitas pessoas, muitos de nós, abraçamos a fé, recebemos a fé, fomos até batizados, por ser uma tradição cristã em nossa casa, em nossa família, mas não disseram a nós que o Espírito Santo é a presença amorosa, a força amorosa, o Advogado, o Paráclito de Deus em nossa vida.
Não nos formaram para a vida no Espírito, não nos conscientizaram de que há um Espírito Santo e do que Ele faz em nós, de que forma Ele age em nós. Algumas pessoas até perguntam: “Escuta, mas existe um outro batismo?” Não, existe um só batismo e é o batismo que recebemos quando éramos crianças – pelo menos a maioria de nós – mas é que o batismo é uma graça recebida e, uma vez não cultivada, uma vez que não tomamos consciência daquilo que ele [batismo] fez em nós, essa graça fica como que escondida, parada, e não age em nós.
O que o apóstolo Paulo faz agora em Éfeso é o que nós precisamos fazer também em nossa vida e na vida daqueles que estão junto a nós: sermos conscientizados do Espírito que nós recebemos e novamente revitalizarmos este mesmo Espírito em nossa vida. Revigorarmos a graça do Espírito Santo em nossa vida é o que nós precisamos para viver a nossa fé de forma consciente e vigorosa; porque, senão, seremos cristãos mortos, sem graça, sem força, a nossa vida se tornará paralisada, como, muitas vezes, nos encontramos na fé.
Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.
O Espírito Santo é tudo aquilo de que nós precisamos para viver a nossa vida em Deus, e quando Ele vem a nós, e quando nós nos abrimos para essa graça do Espírito Santo, Ele realiza a graça de Deus em nós por intermédio de sinais carismáticos e proféticos, porque, como lemos na passagem bíblica meditada hoje, uns começaram a falar em línguas, outros a profetizar (cf. At 19, 6).
Deixe-me dizer: Não despreze os dons do Espírito Santo de Deus! Não despreze os carismas do Espírito, não despreze os frutos do Espírito. Se você não os [carismas e frutos] entende, procure conhecê-los e entendê-los. Não vale ficar naquela de criticar, de achar tudo estranho. Experiencie, faça uma experiência pessoal em sua vida, abra o seu coração e deseje: “Eu quero o Espírito de Deus, eu quero o Espírito derramado no meu coração!”.
Peça que alguém que é da caminhada na Igreja ore por você, coloque as mãos sobre você e peça, ore para que o Espírito Santo seja derramado em seu coração. Ore para que o Espírito Santo seja revitalizado em você e faça isso onde você estiver.
O Espírito Santo de Deus faz toda a diferença em nossa vida, em nossa casa, em nossa família, em nossa comunidade!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 02/06/2014

Oração Final
Pai Santo, nós cremos, mas ajuda a nossa fé, tão pequenina! Mostra-nos a tua Presença constante e amorosa, especialmente nos momentos em que passamos por dificuldades existenciais. Faze-nos testemunhas do teu Amor a toda a humanidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


30/05/2017

Jo 17,1-11a

Comentário do Evangelho

Oração de Jesus dirigida ao Pai.

Parte do discurso de despedida de Jesus, o capítulo 17 é comumente conhecido como a oração sacerdotal de Jesus. Próprio do sacerdote é oferecer a Deus, pelo povo, sacrifícios e súplicas. O sacrifício oferecido por Jesus é o da sua própria vida e as súplicas, ofereceu-as em favor dos seus discípulos para permanecerem fiéis e não esmorecerem diante da perseguição do mundo. Trata-se da parte final do discurso de despedida, que é uma longa oração de Jesus dirigida ao Pai. Essa oração tem como ponto fundamental a comunhão entre o Pai e o Filho: a obra que o Filho realiza tem como finalidade manifestar a Glória de Deus, isto é, revelar o mistério de Deus: “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Realizando a obra de amor, o Filho glorifica o Pai e é glorificado por Ele, isto é, é revelado pelo Pai que o ressuscitou dos mortos. Pela ressurreição chega-se a conhecer o que ele era antes da criação do mundo (cf. Jo 1,1). Por essa comunhão, o Pai deu ao Filho o poder de conceder a vida eterna. A vida eterna dada pelo Filho é comunhão com o Pai e com aquele que Ele enviou, Jesus Cristo.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Filho. Assim, poderei caminhar para ti com a segurança de quem se deixa iluminar pela verdadeira luz.
Fonte: Paulinas em 03/06/2014

Vivendo a Palavra

Jesus assume claramente a sua função sacerdotal, isto é, Ele veio para oferecer ao Pai a obra da Criação, Ele veio para tornar tudo – universo e humanidade – sagrado. E aqui, presta contas do como desempenhou essa função. Será que nós, seus seguidores, temos consciência de que também temos tarefa igual?
Fonte: Arquidiocese BH em 22/05/2012

Reflexão

Antes de partir para junto do Pai, Jesus reza por todos nós e o Evangelho de São João registra essa oração que ficou conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus. Jesus inicia esta oração rezando por si mesmo, uma vez que ele sabe que a paixão está chegando e que deve estar preparado para sofrer. Em seguida, Jesus diz ao Pai que cumpriu a missão que lhe foi confiada,de modo que o Nome de Deus foi manifestado aos homens sendo que sua mensagem foi acolhida e muitos reconheceram-no como o enviado do Pai para, em seguida, rezar por todos os que creram em suas palavras.
Fonte: CNBB em 03/06/2014

Recadinho

Você está sempre preparado para quando chegar a sua hora? - Você se considera feliz? Você está merecendo uma vida eterna feliz? - Sua frequência aos sacramentos é constante? - Você procura ver a Deus nas coisas da vida? Cite um exemplo. - Jesus reza ao Pai de maneira simples. Você também faz isso? Você, de vez em quando, tem aqueles “papos” com Deus?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 03/06/2014

Meditando o evangelho

A VERDADEIRA GLÓRIA

Jesus entendeu a hora de sua morte como o momento de sua glorificação por parte do Pai. Humanamente falando, não é fácil de coadunar cruz e glória. Isto por que os padrões mundanos de glória são incompatíveis com o sofrimento. No pensar de Jesus, porém, a glorificação assumiu características peculiares. Sua glória consistiu em ter levado a cabo a tarefa recebida do Pai, sem nada omitir e sem deixar-se levar pelas próprias conveniências. Tudo realizou visando tão somente a vontade do Pai e seu projeto. A cruz tornou-se o momento de sua glorificação, porque nela ficava patente sua radical fidelidade ao Pai, sem a mínima resistência. A cruz foi a prova maior do senhorio do Pai na vida de Jesus. Por isso, nela Jesus foi glorificado.
Outra vertente da glória de Jesus situou-se no seu serviço incansável à humanidade. Esse consistiu em levar as pessoas a guardarem as palavras do Pai e a aderirem ao seu projeto. Pela ação de Jesus, elas foram introduzidas num processo de fé e de acolhida da revelação de Deus. O Mestre bem sabia não se ter poupado, em se tratando de servir. Eis um motivo de glória!
A glória do discípulo precisa se espelhar na glória do mestre. Ela virá na medida em que se for capaz de realizar, sem hesitação, a vontade do Pai, de modo especial, na hora da provação. A isso se acrescente o serviço gratuito e generoso ao próximo.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, seguindo o teu exemplo, desejo buscar a glória que consiste em entregar-me totalmente ao Pai e por-me a serviço dos irmãos.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. "A Vida Eterna já nos foi dada..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Se pudéssemos fazer um gráfico comparativo entre os evangelhos sinóticos e o de João, iríamos perceber que nos sinóticos, na medida em que vai chegando a paixão e morte de Jesus, a linha do gráfico vai decaindo, tudo começou tão bem, atingiu o auge mas agora o Messianismo de Jesus parece que está acabando em nada, e a linha vai chegar no zero.
No evangelho Joanino tudo é diferente, e na medida em que se aproxima a paixão e a morte do Senhor, a linha do gráfico vai subindo de forma ascendente atingindo o ponto mais alto, o cume do messianismo: Jesus é Deus verdadeiramente! Por isso a palavra "Glorificação" é importante e só nesse evangelho aparece meia dúzia de vezes... Mas essa glorificação deve ser bem entendida, senão fica parecendo, na nossa linguagem humana, uma rasgação de elogio e jogação de confete entre o Pai e o Filho, quando na verdade o que está em jogo é a vida e o destino de toda humanidade.
A glorificação de Jesus significa a total restauração do Ser humano, Jesus não só resgata o homem para o paraíso, ele o coloca em um trono e o homem, doravante, fará parte da Divindade Trinitária, o homem deixa o caos desordenado do pecado e passa á luz da Graça de Deus, ou seja, em Jesus, o Homem Novo, Deus renova toda a humanidade e a sua glória se irradia em cada ser humano.
Por isso que a glorificação de Jesus têm continuidade nos seus discípulos, pois assim como Jesus e o Pai formavam uma unidade perfeita, agora em Jesus, o homem começa a participar dessa unidade. A obra de Jesus foi terminada, o elo entre Deus e o Homem foi refeito, e a Vida de comunhão com Deus tornou-se uma realidade. Eliminada essa distância que havia entre Deus e o homem, na Teologia Joanina a Vida Eterna já foi dada a cada ser humano.
Precisamente esta Vida Eterna presente em nós na Graça Santificante e Operante, é que dá um novo significado á nossa existência naquilo que somos e fazemos, no que falamos e pensamos, em tudo isso resplandece á Luz Divina e assim, Jesus e o Pai são glorificados.
A oração de Jesus, chamada nesse capítulo 17, de Oração sacerdotal, é a oração que pede, mas ao mesmo tempo que se propõe a fazer, aquilo que pediu ao Pai. Jesus pede que nenhum dos que o Pai deu a ele, se percam, mas para que a oração seja atendida, Jesus irá dar o precioso dom da sua Vida, deixando-se imolar, pagando assim um alto preço para nossa renovação e total restauração.
A oração de Jesus é no sentido de que esse novo homem agora seja forte e não caia mais nas seduções do "mundo" do mal como ocorrera com nossos primeiros pais. Jesus, o homem novo, pressionado pelas forças do mal, quando estava no mundo, as derrotou com a morte na cruz, agora a pressão do mal será sobre os discípulos, que tem em Jesus essa mesma força, capaz de superar todo o mal e assim sacramentar a vitória de Jesus tornando-a definitiva.

2. Oração da unidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

O evangelista João, em conclusão ao longo diálogo entre Jesus e seus discípulos, na última ceia, apresenta a sublime oração da unidade, dirigida por Jesus ao Pai. A glória do Pai, na terra, foi a realização da obra de Jesus, que é a comunicação da vida eterna, alcançada na vida de amor, em comunhão com o próximo e com Jesus. Com sua dedicação e empenho em promover a vida dos marginalizados e carentes, Jesus revela que a vontade do Pai é que todos sejam um, sem as barreiras que separam a sociedade em ricos privilegiados e excluídos espoliados e empobrecidos.
Oração
Pai, torna-me obediente e fiel a ti, a exemplo de teu Filho Jesus, para que, como ele, eu também possa experimentar a glória que vem de ti.

3.ORAÇÃO DA UNIDADE
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

O capítulo 17 do Evangelho de João contém a bela oração da unidade, de Jesus ao Pai, concluindo o longo diálogo com os discípulos após a última ceia. A glória do Pai, na terra, foi a realização da obra de Jesus, comunicando vida eterna aos discípulos que acolheram e guardaram a palavra do Pai e creram que Jesus é o seu enviado. Jesus roga pelos discípulos que não têm mais a presença dele no mundo. E é glorificado naqueles que testemunham o amor e dão continuidade à missão libertadora e vivificante que glorifica o Pai.

Fonte: NPD Brasil em 22/05/2012

HOMILIA DIÁRIA

Jesus é a ponte que nos conduz ao coração do Pai

Jesus é nosso eterno intercessor, Ele é a ponte que nos conduz ao coração do Pai.
“Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”(João 16, 9).
Hoje Jesus conclui a Sua oração de despedida, a sua última oração antes de ser glorificado. Quando falamos da glorificação de Jesus, falamos da Sua entrega amorosa para morrer por todos nós. O Evangelho de João nos dá a graça de poder sentir o coração de Jesus em Seus últimos momentos antes de ser preso, na chamada “oração sacerdotal”. É uma oração muito amorosa, uma oração cheia de confiança do amor de Deus, é uma oração repleta de doçura e de amor, inspirada naquela relação mais profunda e íntima que Jesus tem com Seu Pai.
Nessa última parte, nesse pedaço final dessa oração, Jesus ora por Seus apóstolos, por aqueles que são mais íntimos d’Ele, aqueles que caminharam com Ele. Jesus pede por eles e por todos aqueles que, ao longo da história, vão segui-Lo. Como Ele mesmo disse: “Não Pai, não estou orando pelo mundo não! Agora é especificamente por eles que estou pedindo!”.
Eu gostaria de dizer que é por mim e por você que nos tornamos discípulos do Senhor que Ele faz essa súplica maravilhosa ao coração de Deus. Jesus é nosso eterno intercessor, Ele é a ponte que nos conduz ao coração do Pai e, assim, como Ele orou, assim como Ele intercedeu, assim como Ele pediu, a nossa oração incessante precisa ser como a oração d’Ele! Primeiro, nós precisamos ir ao coração do Pai, nós precisamos cultivar essa relação amorosa e pessoal com o Pai e dirigirmos a Ele tudo aquilo que são os anseios da nossa alma e do nosso coração, derramar o nosso coração na presença desse Pai amoroso.
Quem ora, não ora só por si, não pede só por si, quem ora, clama, roga, intercede pelos outros. Nós, hoje, nos unimos a Jesus para orarmos pela nossa casa, para orarmos pela nossa família, para orarmos pelos nossos. Quantas pessoas precisam dessa proteção de Deus, desse consolo, dessa força de Deus. Como o mundo precisa de pessoas de joelhos no silêncio da adoração, clamando, pedindo e suplicando, como Jesus está fazendo a nós na Sua prece final!
Que a oração de Jesus, que chegou ao coração do Pai, faça com que também as nossas orações feitas com fé e com confiança cheguem ao coração de Deus e sejamos intercessores uns dos outros!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 03/06/2014

Oração Final
Pai Santo, nós te damos graças por tua Criação e todos os seres que com muito amor colocaste perto de nós na jornada sobre esta terra encantada. Faze-nos, Pai amado, testemunhas de tua presença criadora, cuidando sem discriminações de todos os irmãos. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/05/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário