terça-feira, 22 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/11/2016

Ano C


Lc 21,12-19

Comentário do Evangelho

É na vitória de Jesus Cristo que deve estar apoiada a esperança dos cristãos.

Nosso texto é a continuidade do discurso escatológico de Jesus. Discurso muitas vezes desconcertante em razão da linguagem apocalíptica utilizada. A propósito das perseguições e da morte, é preciso pôr a vida nas mãos de Deus: em primeiro lugar, como dissemos, será uma ocasião de dar testemunho (cf. v. 13) e, em segundo lugar, de confiar que é Deus quem inspira, da força e protege a causa de seus eleitos. Nos Atos dos Apóstolos, o próprio Lucas relata a atitude de Pedro e João, perseguidos pelas autoridades judaicas: “Quanto a eles, deixaram o Sinédrio muito alegres por terem sido julgados dignos de sofrer humilhações pelo Nome” (At 5,41). É na vitória de Jesus Cristo que deve estar apoiada a esperança dos cristãos: “No mundo tereis tribulações, mas coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Com São Paulo podemos, então, nos perguntar: “Quem nos separará do amor de Cristo?”. E com ele respondermos: nada nem ninguém (Rm 8,31-39).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.
Fonte: Paulinas em 27/11/2013

Vivendo a Palavra

O texto exala confiança – confiança que devemos ter na Presença do Senhor. Nem mesmo nos preocupemos com o que, ou como dizer, porque o Espírito, em nós e por nós, dirá a Palavra necessária no momento adequado. Simplesmente, acreditemos e nos entreguemos, dóceis, nas mãos do Pai misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/11/2013

Vivendo a Palavra

Viver segundo os critérios do Reino de Deus – o Amor, a Justiça, a Paz – excita o ódio do mundo. A perseguição começa com a marginalização, logo acompanhada pela violência. O cristão, no entanto, entrega-se ao Senhor e se coloca, desarmado e confiante, nos braços misericordiosos do Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Ganhar a vida eterna significa ser capaz de lutar no dia a dia pelos valores que a caracterizam. Mas os valores que caracterizam a vida eterna são completamente diferentes dos valores que caracterizam a nossa sociedade de hoje, sendo que a conseqüência dessa diferença é o conflito, que é seguido da perseguição, do ódio e, muitas vezes, da morte. Mas quem de fato acredita na vida eterna e a deseja ardentemente para si assume o projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e luta constantemente por eles, não temendo a perseguição e desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida e vida em abundância.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=23

Recadinho

Procuro entender a vida dos santos para entender como deve ser minha vida? - Ainda hoje, em alguns países, há grande perseguição aos cristãos. Rezo por eles para que permaneçam fiéis? - Com a liberdade religiosa que temos em nosso país, procuro dar bom testemunho de fé? - Jesus prometeu que estaria sempre conosco. Aproveito de sua presença em minha vida para deixar que tome conta de meu coração? Quando chegarem a perseguição e os sofrimentos, é sinal que o fim está próximo! O desafio é... perseverar, confiantes, pois o Espírito estará conosco. Os verdadeiros cristãos sempre foram perseguidos. Mas, após os sofrimentos, vem a glória! É certo, pois, que dias melhores virão... a quem for fiel!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 27/11/2013

Meditando o evangelho

O TESTEMUNHO DE FIDELIDADE

A tarefa de levar adiante o ministério de Jesus, qual seja, a de implantar o Reino de Deus na história humana, atrairia perseguição e prisão para os discípulos. Vítimas de um ódio insano por causa do nome de Jesus, o testemunho deles revelaria sua fidelidade.
Esta fidelidade perseverante, no entanto, só poderia resultar de uma fé inabalável.
Os discípulo têm a seu favor o Pai, em cujas mãos coloca a própria vida. Sua bondade paterna e previdente não permite que caia nem um só cabelo da cabeça dos filhos, sem o seu consentimento. Isto infunde no coração dos discípulos uma confiança inabalável diante dos inimigos e perseguidores, como também diante das autoridades em cuja presença serão levados.
Ademais, os discípulos terão a seu favor o Espírito Santo, o qual, diante dos tribunais, dar-lhes-á uma eloqüência e uma sabedoria tais, capazes de confundir seus inquisidores. Disto lhes advirá uma profunda tranqüilidade, incômoda para quem pensa poder amedrontá-los com violência e arbitrariedade.
Enfim, os discípulos têm a seu favor o Filho Jesus, ao qual se consagraram e cuja causa têm a tarefa de dar continuidade. Seu projeto de vida reflete o de Jesus, de forma a abrir mão de seus interesses pessoais. Sua comunhão com o Mestre expressa-se também no sofrimento.
Este suporte teológico-espiritual possibilita aos discípulos perseverarem e, por conseqüência, salvarem-se. Sem isto, seriam incapaz de suportar as ameaças que começam dentro de seu próprio lar, advindas dos familiares mais próximos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-23

Oração Final
Pai Santo, nós sabemos que a missão de anunciar o teu Reino não depende de nossos títulos, mas do testemunho de uma vida de entrega confiante à tua inspiração. Livra-nos da tentação de nos colocarmos como mestres e nos mantém sempre seguindo o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário