quarta-feira, 5 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/10/2016

Ano C


Lc 11,5-13

Comentário do Evangelho

Perseverança na súplica.

A parábola, como toda parábola, se oferece a muitas interpretações. Ligada ao tema da oração, ela, em primeiro lugar, apresenta a necessidade de perseverar na súplica pelo que é essencial para acolher e servir os outros (cf. v. 8). A perseverança na súplica é importante, pois só Deus pode nos dar o que realmente necessitamos. Tudo é dom dele. A súplica perseverante exige confiança de ser atendido: “... pedi e vos será dado…” (vv. 9-10). Mas a oração deve ser marcada por uma súplica irrenunciável: a súplica pelo Espírito Santo, que é o dom escatológico de Deus por excelência (cf. At 1,5; 2,1-11).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.
Fonte: Paulinas em 10/10/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos possibilita a certeza de que o Senhor ouve a nossa oração e, como Pai amoroso, nos dá coisas boas. Saibamos compreender que os aparentes tropeços que sofremos na vida são permitidos por Deus e, certamente, contribuirão para o nosso bem, se acolhidos na fé e com esperança.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2013

Vivendo a Palavra

Jesus nos encoraja a pedir, procurar e bater à porta do Pai Misericordioso, na certeza de sermos atendidos: «Se vocês sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu!» Mas nem sempre o que pedimos é coisa boa... Façamos uma revisão profunda e honesta nos nossos pedidos ao Pai. Será que nós, como pais, os atenderíamos?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. Muitas vezes pedimos, e pedimos muito, mas não pedimos o que deveríamos, nossos pedidos são mesquinhos, materialistas e visam simplesmente a satisfação de interesses pessoais e imediatos, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php

Meditação

Há muita solidariedade entre vizinhos seus? - Vive-se de fato a fraternidade? - Você sabe pedir? - Sabe socorrer os que precisam de sua ajuda? - Pede as luzes do Espírito?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 10/10/2013

Meditando o evangelho

A CERTEZA DE SER ATENTIDO

O discípulo do Reino reza com a absoluta certeza de que será atendido. Entretanto, deverá submeter-se às exigências da oração cristã, que o despoja de si mesmo e de seu egoísmo para abri-lo à comunhão com o Pai e com o próximo. Deus não dá ouvido à oração do egoísta, o qual só busca suas necessidades pessoais e seus interesses.
A parábola evangélica mostra ser inconcebível que um amigo não atenda ao companheiro necessitado, mesmo à custa de incômodos. Um tal comportamento estaria em aberto contraste com o espírito de hospitalidade oriental.
O amigo recorreu ao outro por ter plena confiança de não ser decepcionado. A parábola refere-se aos obstáculos encontrados: a porta da casa já estava fechada e, para abri-la, seria preciso acordar as crianças que estavam dormindo na sala, conforme o costume da época. O mesmo acontece com a oração cristã: não é atendida de maneira mágica como se ao pedido se seguisse um imediato atendimento. O orante reza e confia, esperando a hora de ser atendido.
Se um homem, mesmo devendo acordar no meio da noite, atende o pedido de seu amigo necessitado, quanto mais Deus atenderá a oração de quem reza como convém. Disto nenhum discípulo pode duvidar. Caso contrário, estaria considerando o Pai celeste pior que o mais malvados dos pais da Terra.
Conclusão: o Pai do Céu reserva o que há de melhor para os filhos e filhas que se dirigem a ele com toda confiança.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-06

Oração Final
Pai Santo, faze-nos conscientes de que temos muito mais a agradecer-te do que a pedir. E que não nos esqueçamos disto nos nossos momentos de oração. Dá-nos a sabedoria de nos entregarmos confiantes em tuas mãos paternais, dando graças por tua Presença inefável em nossa vida. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário