domingo, 9 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/10/2016

Ano C


Lc 11,29-32

Comentário do Evangelho

O apelo é de não subordinar a fé em Jesus a nenhum prodígio

O sinal requerido de Jesus de que se fala aqui corresponde à terceira tentação (Lc 4,9-12); seria um gesto grandioso e espetacular que levaria as pessoas a crerem na sua divindade. A multidão que acorre a Jesus busca um sinal (cf. Lc 11,29). A esta solicitação Jesus responde: “… nenhum sinal lhe será dado a não ser o sinal de Jonas” (Lc 11,29). Lucas explicita o sentido deste sinal: “Assim como Jonas tornou-se um sinal para os ninivitas, do mesmo modo o Filho do Homem será um sinal para esta geração” (Lc 11,30). Trata-se de um chamado à penitência, em vista da salvação. Convenhamos, isso é muito diferente de um prodígio. Diante do anúncio de Jonas aos ninivitas, fizeram penitência e acreditaram em Deus (Jn 3,4). O apelo é de não subordinar a fé em Jesus a nenhum prodígio. Os seus gestos e palavras são o que faz dele alguém digno de confiança, e são sinais que revelam sua filiação divina.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, quero estar pronto para ouvir os apelos de Jesus que me chama à conversão, a fim de me dispor, com generosidade, a viver em comunhão contigo, no teu Reino.
Fonte: Paulinas em 14/10/2013

Vivendo a Palavra

Não poucas vezes nós nos perdemos em busca de sinais extraordinários para reforçar a nossa fé, esquecidos de ver, na normalidade do cotidiano, que a vida e a fé são dons maravilhosos oferecidos pelo Pai, diante dos quais deveríamos silenciar, admirados, cheios de gratidão e encantamento.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/10/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho trata do dom maior que recebemos, a nossa fé. Ela não é uma barganha com o Senhor, não depende de evidências e não deve ser firmada sobre sinais e milagres, mas é uma entrega gratuita do nosso coração a Deus em quem nós reconhecemos o Amor de um Pai que tem ternura materna.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=10

Meditação

Você ainda precisa de sinais para acreditar em Jesus? - Basta-lhe o que está nos evangelhos? - Você tem bom coração? - Examina-se com frequência se policiando para não falhar no amor ao próximo? - É humilde em suas orações?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 14/10/2013

Meditando o evangelho

JESUS, MAIOR QUE JONAS

O povo pede a Jesus um sinal. Tal pedido manifesta uma predisposição a não crer nele e a pôr sob suspeita seus ensinamentos, bem como seu poder de realizar milagres. Como a fé é um pressuposto da correta avaliação do ministério de Jesus, só lhe restava refutar qualquer pretensão de exigir provas espetaculares de sua condição messiânica. Neste contexto, a oferta do sinal de Jonas pode parecer um tanto estranha, e dar a impressão de ser uma concessão.
Que relação existia entre a experiência de Jonas e a de Jesus? Jonas era um desconhecido que, chegando a Nínive, capital do reino assírio, pôs-se a conclamar o povo à conversão. Era estrangeiro e desprovido de qualquer credencial para a missão profética. Falava em nome de um Deus que não correspondia ao deus cultuado pela população local. Não podia garantir que dessem crédito às suas palavras. Entretanto, os habitantes de Nínive "proclamaram um jejum e se vestiram de sacos, desde os grandes até os pequenos". Até mesmo o rei local fez penitência, cobrindo-se de saco e sentando-se sobre cinzas.
Por que a geração perversa do tempo de Jesus não haveria de dar ouvido às palavras do Filho de Deus, recusando-se a se converter? Sendo este mais que Jonas, urgia que dessem ouvidos ao seu apelo e se predispusessem à conversão. Caso contrário, incorreriam em condenação. A salvação supunha que se convertessem sem demora, como os ninivitas.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, quero estar pronto para ouvir os apelos de Jesus que me chama à conversão, a fim de me dispor, com generosidade, a viver em comunhão contigo, no teu Reino.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-10

Oração Final
Pai Santo, que nos dás a Vida, ajuda-nos a torná-la digna de ser vivida, impregnando-a de Fé. Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé! Que nós sejamos neste mundo encantado que nos emprestas, testemunhas do carinho paternal que demonstraste enviando a nós teu próprio Filho, feito humano em Jesus de Nazaré, para nos conduzir de volta ao Lar Paterno.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário