domingo, 10 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/04/2016

ANO C


Jo 6,22-29

Comentário do Evangelho

O pão que dá a vida

Depois do episódio dos pães, em que a multidão comeu à saciedade, e ante a tentativa de proclamá-lo rei, Jesus se retira, sozinho, ao monte (Jo 6,15). Jesus rejeita terminantemente qualquer tentativa de compreender ou reduzir a sua missão a uma dimensão estritamente político-social (cf. Mt 4,3-4; Lc 4,3-4). Por isso, se recolhe ao monte para rezar. À multidão que o procura insistentemente, Jesus declara o equívoco dela: não o procura porque o que ele faz remete ao mistério de Deus; procuram-no somente para satisfazer suas necessidades corporais (v. 26). No entanto, a vida do ser humano não se reduz ao bem material. O alimento que o Senhor oferece é de outra natureza, não perecível e que introduz na vida eterna. Mais adiante, Jesus afirmará que o pão que dá a vida é ele mesmo (Jo 6,48). Mas, para receber esse alimento, é preciso crer em Jesus, enviado do Pai. É pela fé em Jesus que se recebe esse alimento de vida eterna. A “obra de Deus”, o fazer exigido, é crer em Jesus, “imagem do Deus invisível”. Ademais, é preciso procurar o Senhor pelo Senhor, e não por aquilo que nos possa dar. Essa gratuidade se impõe a quem queira ser sustentado pelo “pão descido do céu".
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, leva-me a buscar sempre o alimento imperecível – teu Filho Jesus – que me dá vida eterna e verdadeira e me abre para o amor e a solidariedade.
FONTE: paulinas em 10/04/2016

Vivendo a Palavra

Uma lição do Mestre: «Trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. [...] A obra de Deus é que vocês acreditem naquele que ele enviou.» Acreditar, para Jesus, é a nossa obra: envolve ouvir, acolher no coração, incorporar nas relações existenciais consigo mesmo, com o irmão, com a natureza e com o Pai, que é rico em misericórdia.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Um dos caminhos que temos para conhecer melhor a pessoa de Jesus é o sacramento da eucaristia. Porém, esse caminho exige de todos nós uma postura de fé diante dele e uma abertura para as realidades que estão além da materialidade. As pessoas que só buscam a saciedade material e procuram Jesus apenas para a satisfação desse tipo de necessidade são incapazes de buscar o alimento que não se perde e que nos leva a reconhecer que Jesus é aquele que o Pai marcou com o seu selo. Essas pessoas não são capazes de ver que Jesus é o enviado do Pai e, por isso, não acreditam nele.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=11

Meditando o evangelho

EM BUSCA DA FÉ PURA

As intenções das pessoas que procuravam Jesus eram as mais variadas possíveis. Havia quem estivesse sintonizado com sua palavra e se deixava tocar por ela. Mas havia, também, quem estava interessado em ser beneficiado por sua ação, sem se comprometer com ele, com a profundidade requerida de um discípulo do Reino.
O milagre da partilha do pão causou admiração em muitos. Não faltou quem passasse a olhar para Jesus como solução fácil para seus problemas do dia-a-dia, como é o caso da alimentação. O poder maravilhoso do Mestre bastaria para livrá-los da fadiga de trabalhar para obter o sustento com o próprio esforço. Na hora do aperto, bastaria recorrer a ele.
Jesus questionou esta mentalidade. Sua missão primordial não era tanto a de oferecer o pão que perece, mas sim, o que gera vida eterna. O horizonte de Jesus superava o imediatismo das necessidades cotidianas.
O evento da Páscoa, por sua vez, exigiu dos discípulos darem um enfoque correto à sua fé. Quiçá houvesse quem pensasse encontrar no Ressuscitado um caminho fácil para resolver seus problemas. Bastaria invocá-lo e ele se apresentaria para trazer soluções para tudo.
A comunidade foi levada a ir purificando sua fé no Ressuscitado, de forma a buscar nele e a esperar dele o que ele, realmente, tinha para lhe oferecer.
Oração
Senhor Jesus, purifica minha fé, das esperanças mesquinhas, abrindo-a para o encontro gratuito contigo.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-11

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Jesus é o alimento que nos conduz à eternidade

Coloquemos nossos esforços no alimento que permanece para sempre: a vida eterna que o Filho de Deus nos trouxe
“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (João 6, 27).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-e-o-alimento-que-nos-conduz-a-eternidade/

Oração Final
Pai Santo, que nós creiamos, mas que o nosso crer seja eficaz, isto é, seja traduzido no cuidado com os peregrinos que tu, Pai amado, colocaste perto de nós na jornada de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário