domingo, 10 de janeiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 10/01/2016

ANO C


Lucas 3,15-16.21-22

Comentário do Evangelho

O batismo de Jesus

A solenidade do batismo é a primeira solenidade do Senhor no Tempo Comum. Os sinóticos coincidem em afirmar que o batismo é a ocasião da investidura messiânica de Jesus. Quanto à extensão, os relatos diferem entre si: o de Marcos é o mais breve, o de Mateus o mais longo. Há, ainda, entre eles, diferenças de detalhes importantes. Dada a exiguidade do espaço, fica para o leitor o apaixonante exercício do estudo comparativo entre os três evangelhos. Normalmente, dizemos que o gênero literário é a "visão interpretativa". Fixemo-nos, agora, em Lucas. Um dado interessante é que, no terceiro evangelho, a cena do batismo de Jesus é apresentada depois da prisão de João. Talvez Lucas queira distinguir o tempo de João do tempo de Jesus. Distinção que ele faz em 16,16: "A Lei e os Profetas vão até João. Daí em diante é anunciada a Boa-Nova do Reino de Deus.". A cena do batismo é precedida da pregação de João Batista que, em coerência com a teologia lucana dos evangelhos da infância, afirma que ele não é o Messias. Ele batiza com água, mas o Messias, que vem depois dele, "batizará com o Espírito Santo e com fogo" (v. 26). O que purifica é a presença do Espírito do qual Jesus é portador. O céu se abre! O céu pode se abrir? Na linguagem simbólica, o céu se abre para que desça o que é celeste. É na oração de Jesus que o céu se abre, isto é, na oração de Jesus é que se dá uma verdadeira comunicação entre o céu e a terra. E o Espírito Santo, do qual Jesus é revestido para a sua missão, faz com que a terra não seja estranha ao céu, e o céu ilumine o que é da terra. Há, ainda, um outro detalhe a ser considerado, próprio a Lucas: "o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea." (v. 22). Para Lucas, a expressão "em forma corpórea" significa que o Espírito Santo não é considerado uma realidade invisível ou intangível. Ele pode ser tocado e visto na pessoa de Jesus. O sentido do que foi narrado é dado pela voz celeste, que evoca o Sl 2,7: "Tu és o meu filho amado, em ti eu me agrado". Esse Salmo evoca o triunfo do Ressuscitado e afirma a filiação divina de Jesus.
Carlos Alberto Contieri, sj
FONTE: Paulinas em 2013

Vivendo a Palavra

À voz do Pai – Tu és o meu Filho amado! – Jesus responde com sua vida: Ele foi sempre dócil e confiante. A partir do batismo não voltou mais à rotina. Jesus se joga na maravilhosa aventura de anunciar o Reino de Deus, fazendo o bem a todos. O que estamos fazendo com o nosso batismo? Somos discípulos do Cristo?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

O FILHO AMADO

A cena do batismo revela o traço fundamental da identidade de Jesus: sua condição de Filho amado de Deus. Outro elemento importante desta identidade é oferecido pelo quadro trinitário no qual a revelação é feita. Do céu, o Pai se dirige ao Filho, e o Espírito Santo desce sobre ele, em forma de pomba. A origem divina de Jesus fica, assim, perfeitamente evidenciada. Ele provém do seio da Trindade, em cujo nome exercerá sua missão.
Daqui decorrem dois eixos da ação histórica de Jesus. Ela se desenrolará na mais absoluta fidelidade a Deus, refletindo-se nela o agir divino em favor da humanidade. Da fidelidade decorrerá a liberdade. Jesus não suportará que criatura alguma, nem mesmo as tradições religiosas se imponham em sua vida, de forma absoluta. Ele jamais suportou a tirania da Lei e dos costumes do povo quando, contrastavam com o projeto do Reino de Deus.
A pessoa e a ação de Jesus, sendo baseadas na fidelidade e na liberdade, suscitarão constantes conflitos. Apesar disto, como Filho amado, ele não abrirá mão do projeto traçado pelo Pai.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Oração
Senhor Jesus, que minha vida, a teu exemplo, seja fundada na fidelidade e na liberdade, que me fazem levar adiante a missão recebida do Pai.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-1-10

REFLEXÕES DE HOJE


10-DE JANEIRO –DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA
acesse
http://homilia.cancaonova.com/homilia/renovemos-as-gracas-do-nosso-batismo/

LEITURA ORANTE
acesse
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/2016/01/lc-315-1621-22-jesus-foi-batizado.html

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender o sentido do nosso batismo. Que também nós ouçamos tua voz chamando-nos ‘Filhos amados’ – o que nos autoriza a chamar-te Abbá (Papai)! Faze-nos seguir Jesus de Nazaré, sentindo-nos irmãos da humanidade. Pelo mesmo Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário