segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 28/12/2015

ANO C


Mt 2,13-18

Comentário do Evangelho

Jesus é apresentado como o novo Israel e o Novo Moisés

A figura dos “magos” nos relatos da infância de Mateus aponta para a universalidade da salvação. O novo da história da salvação é dito com as palavras antigas e evoca o passado de Israel. Jesus é apresentado como o novo Israel e o Novo Moisés. Herodes lembra o Faraó do Egito que mandou matar todos os meninos nascidos dos Hebreus, pois eles representavam uma ameaça (Ex 1,15- 22). Como Moisés escapou misteriosamente da morte (Ex 2,1-10) e fugiu para outro país, a fim de escapar do Faraó (Ex 2,11-15), do mesmo modo Jesus escapa da crueldade de Herodes e, depois, vai para Nazaré. Desde muito cedo, pouco depois de seu nascimento, a perseguição de Herodes e o massacre das crianças de Belém prefiguram a rejeição de Jesus por parte de Israel. Desse modo, Jesus percorre as etapas fundamentais do povo de Israel como membro do povo eleito de Deus. A José não é atribuída nenhuma palavra, mas o seu papel é fundamental. É o homem do silêncio que escuta atento a voz do Senhor e se deixa conduzir por ela.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, sê o guia de minha caminhada, livrando-me de todas as ciladas do mal, e conservando-me incólume para o teu santo serviço.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=evangelho&action=busca_result&data=28%2F12%2F2015

Vivendo a Palavra

Aparecem sinais da discriminação sofrida por Jesus. Aqui, o exílio no Egito. A cidade de Belém já lhe negara a hospitalidade. A vida mostraria outros sinais: Jesus viveu a solidão dos desertos, a insegurança dos territórios de fronteira, o preconceito da vida na periferia do Poder. Ele viveu assim para que O sigamos com confiança e alegria. Este é o caminho do cristão, o nosso caminho.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

NAS PEGADAS DE MOISÉS

O episódio da matança dos inocentes de Belém está calcada na história de Moisés. Destinado a ser libertador do povo, sua vida fora ameaçada pela fúria sangüinária do faraó. A antiga história se repetia. Só que, agora, tratava-se do Filho de Deus, enviado com a missão de salvar o povo de seus pecados.
Os personagens do texto evangélico evocam os do passado. Herodes comporta-se como o antigo faraó do Egito, disposto a eliminar, logo no seu início, qualquer tentativa de afirmação da identidade do povo de Israel.
O menino Jesus passa pelos mesmos percalços do antigo libertador, Moisés. Escapa da morte, ainda pequeno, pela intervenção divina. Assim como o faraó, em última análise, lutara com Javé, o libertador de Israel, igualmente, Herodes erguia em vão seu braço contra o Pai, o mesmo Deus libertador. Este foi o supremo protetor de seu Filho, a quem competia levar adiante a tarefa de libertação.
A fuga apressada coloca Jesus nas pegadas dos grandes patriarcas. Todos eles passaram pelo Egito, cujo simbolismo marcará para sempre o imaginário do povo de Israel. Quiçá Deus quisesse que todos conhecessem por dentro a opressão, de modo a aspirar pela verdadeira fraternidade. Também Jesus percorrerá o caminho dos grandes personagens do passado, para instaurar o Reino de Deus, onde não deverá haver lugar para o mal.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Oração
Pai, sê o guia de minha caminhada, livrando-me de todas as ciladas do mal, e conservando-me incólume para o teu santo serviço.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-28

Oração Final
Pai Santo, Jesus escolheu a porta estreita, o caminho áspero que leva à salvação. O mundo consumista em que vivemos nos convida à porta larga, ao caminho fácil que conduz à perdição. Fortalece nossa fé e a vontade de nos tornarmos testemunhas do teu Amor para os companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário