segunda-feira, 2 de novembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/11/2015

ANO B


Jo 12,23-28

Comentário do Evangelho

O caminho de Jesus é o caminho do discípulo

O fundamento da fé da Igreja é a ressurreição de Jesus Cristo. A memória de todos os fiéis defuntos é celebração de sua Páscoa definitiva. Para nós todos que continuamos a peregrinar neste mundo é ocasião de suplicar a Deus a graça da fé na ressurreição de Cristo, condição para crermos na Páscoa eterna daqueles que já partiram deste mundo. No texto do evangelho de hoje, Jesus fala de sua própria morte como a glorificação do Filho. Nos evangelhos sinóticos, a semente é símbolo da Palavra de Deus (cf. Mt 13,3b-9.24-30.31-32; Mc 4,26-29); em João, ela é símbolo de Jesus Cristo. A imagem da semente que cai na terra ajuda a compreender o significado da morte de Jesus. A semente ao cair na terra morre, por isso, ela produz fruto. A morte de Jesus não foi em vão, foi para produzir fruto, isto é, para dar vida ao mundo. A morte de Jesus foi redentora, pois, através dela, a humanidade inteira foi resgatada. O caminho de Jesus é o caminho do discípulo. Nisso consiste o seguimento dos discípulos: ele é entrega e deve ser vivido como o amor capaz de dar a vida para a vida do mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=02%2F11%2F2015

Vivendo a Palavra

A grande lição do Mestre: encarar nossa vida como processo que nos leva ao parto – a nossa morte e ressurreição. Como o grão de trigo deve morrer para se transformar em nova planta, também nós devemos passar pela morte para entrar na Vida Nova, nos braços do Pai Misericordioso, manifestando a sua glória.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Mt 5,1-12a

HOMILIA

Que todos os santos e santas de Deus roguem por nós

Que todos os santos e santas de Deus roguem por nós! O Senhor deseja que todos nós sejamos santos, que busquemos viver as bem-aventuranças evangélicas e que nossas virtudes reflitam o amor d’Ele.
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3).
Amados irmãos e irmãos no Senhor, nós hoje celebramos com muita alegria a Festa de Todos os Santos. Quando nos referimos a todos os santos estamos nos incluindo, porque, na verdade, este deve ser o anseio do nosso coração: a santidade de vida.
Buscar a santidade de vida significa conseguir o passaporte, mais ainda: conseguir o visto, a autorização, o ingresso para a entrada nos céus. Somente ao vivermos a santidade e a integridade de vida é que vamos garantir o nosso lugar, que está preparado para nós! Como disse Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas ” (João 14,2).
Nós hoje queremos nos lembrar de todos os homens e mulheres que viveram uma vida bem-aventurada, que lutaram pela justiça, viveram uma vida justa na Terra e, hoje, estão povoando o céu, estão ao lado de Deus.
Nós costumamos nos referir aos santos que já foram canonizados, como por exemplo, São Francisco, Santo Antônio, Santa Clara e tantos outros. No entanto, a Igreja e a Palavra de Deus nos ensinam que todo aquele que viveu a vida em Deus viverá para sempre com o Senhor no céu! De modo que os santos, que já são canonizados, são nossos intercessores, modelos de vida, referenciais, por isso a Igreja no-los dá como modelos e como exemplos de vida. Não que os outros não o sejam. Que vida santa tiveram meu avô e minha querida avó! Não serão canonizados, mas eu sei o tamanho da santidade que viveram.
Tenho certeza de que você conheceu muitos santos onde você está, pessoas que realmente viveram uma vida em Deus e agora habitam para sempre com Ele no céu.
Então, é a eles que nós estamos celebrando hoje, todos os santos! Celebrando todos os santos, celebramos também aquele que é o Autor de toda a santidade: Deus, Nosso Pai, todo Santo. A santidade de Deus deve resplandecer nos filhos d’Ele, por isso hoje proclamamos as bem-aventuranças, em cujo trecho bíblico lemos que são felizes os pobres, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça; os misericordiosos, os puros de coração, os pacíficos e todos aqueles que são perseguidos e injuriados por causa do Reino dos Céus (cf. Mateus 5,3-10).
Na verdade, essas são coisas (cf. Mateus 5,3-10) que o mundo não valoriza, são os ingredientes, ou melhor, os adjetivos daqueles que vivem a santidade. Ser bem-aventurado quer dizer ser feliz! Não há felicidade mais plena do que – por mais dura que seja a vida aqui  – viver a vontade de Deus em nossa vida! A vontade que o Senhor tem para todos nós é que sejamos santos, é que busquemos viver em nossa vida as bem-aventuranças evangélicas, que deixemos resplandecer as virtudes do Seu amor presente em nós.
Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
FONTE: Canção Nova em 2014 https://plus.google.com/+Cristominhacerteza/posts/jEy6F8Ub8rg

Mateus 25,31-46

Meditando o Evangelho

SALVOS PELA CARIDADE

A descrição do juízo final é um alerta premente para a comunidade cristã, empenhada em dar testemunho de sua fé. Sublinhando o que acontece no final da caminhada terrena, o ponto visado é o presente da comunidade. Em última análise, é no agora de sua vida que vai se definindo a sorte futura de seus membros. O Mestre ensina que existe uma maneira correta e outra incorreta de buscar a salvação. Urge não se enganar!
A maneira correta consiste em demonstrar um amor entranhado ao próximo, mormente aos famintos, aos sedentos, aos estrangeiros, aos despojados de suas vestes, aos doentes e aos prisioneiros. Esta lista deve ser completada com todas as demais categorias de empobrecidos, marginalizados e aviltados em sua dignidade. Salva-se quem se dispõe a solidarizar-se com eles, vindo ao encontro de suas necessidades, tornando-se encarnação de Deus em suas vidas, de forma a revelar-lhes o quanto são amados pelo Pai.
A maneira incorreta consiste em contentar-se com os bons propósitos, com palavreados vazios, com moralismos inconsistentes, com dogmatismos intransigentes e fanáticos. Quem se aferra a tais atitudes, desviando-se dos necessitados ou não tendo tempo para eles, será surpreendido com as severas palavras de condenação do Filho do Homem, revestido da dignidade de juiz universal.
É mister buscar a caridade fraterna, único meio de atingir a comunhão com o Pai.
Oração
Pai, coloca no meu coração um amor entranhado pelos que são teus preferidos. É por meio deles que chegarei a ti.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-11-02

Oração Final
Pai Santo, diante da certeza da morte, faze-nos anunciadores da promessa da ressurreição. E nós viveremos alegres, como fontes vivas de esperança para os peregrinos que Tu, Pai amado, colocaste ao nosso lado na caminhada de volta ao lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário