terça-feira, 27 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/10/2015

ANO B


Lc 13,18-21

Comentário do Evangelho

No dinamismo do Reino é preciso confiança na ação de Deus

Jesus, como mestre habilidoso, usa para o seu ensinamento diferentes gêneros literários com a intenção de fazer o ouvinte compreender o mistério de Deus revelado em Jesus Cristo. A parábola é um desses gêneros literários. A perícope do evangelho de hoje é constituída por duas pequenas parábolas do Reino que visam ilustrar o dinamismo do crescimento do Reino de Deus: do pequeno ou pouco se torna grande. Nas duas parábolas se fala da contribuição das pessoas no crescimento do Reino de Deus: na parábola do grão de mostarda, “alguém pegou e semeou no seu jardim” (v. 19); na parábola do fermento, uma mulher pegou o fermento “e pôs em três medidas de farinha” (v. 21). Numa e noutra parábola o Reino de Deus conta com a colaboração e o empenho do ser humano. No entanto, germinar e crescer até aquela pequenina semente se tornar um arbusto e o crescimento da massa, depois de ser acrescentado um pouco de fermento, já não dependem do empenho do homem. É Deus quem faz crescer. No dinamismo do Reino em crescimento é preciso empenho e, ao mesmo tempo, paciência e confiança na ação de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5390

Vivendo a Palavra

Em suas parábolas, Jesus nos revela a delicadeza do Pai: Ele se mostra vivo e carinhoso para aqueles que O procuram, mas respeita a indiferença ou mesmo o rancor daqueles que O desprezam ou O querem negar. Assim é o nosso Deus, assim devemos ser nós com relação aos nossos semelhantes.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Muitas vezes falamos que o Reino de Deus é sobrenatural, mas queremos que ele se manifeste em coisas naturais grandiosas. Isto demonstra que na verdade vemos a sua grandiosidade, mas não percebemos a sua natureza, o que faz com que a grandiosidade seja vista a partir da materialidade, o que é um erro, e não a partir da grandiosidade que Deus faz a partir do pequeno, do grão de mostarda ou da levedura do fermento, ou seja, das pequenas coisas que surpreendem os que olham com o olhar da fé a realidade. Deus escolhe as coisas pequenas do mundo para revelar o Reino, e nos mostra a força do seu braço a partir das transformações que os pequenos realizam no dia a dia.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=27

Meditando o Evangelho

O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO

A caminho de Jerusalém, Jesus alertou os discípulos a respeito do que estavam para enfrentar, servindo-se de duas pequenas parábolas. Assim, oferecia a seus seguidores elementos para interpretarem a paixão e a morte de cruz, e, também, os convidava a não nutrir falsas expectativas a respeito do Mestre.
O grão de mostarda que, de insignificante, se torna uma árvore frondosa serve como símbolo das dimensões iniciais modestas do Reino anunciado e vivido por Jesus e o destino glorioso que lhe está reservado. Não é possível, portanto, atingir a glória, sem experimentar a derrota, a cruz e a morte. Seria ilusório esperar que Jesus implantasse o Reino de Deus,  fazendo-o entrar na história humana de maneira esplendorosa, sem passar pelo crivo do sofrimento. Mas, também, a cruz não deveria levar os discípulos a perder suas esperanças. Ela era uma etapa necessária de um processo muito maior.
A pitada de fermento usada por uma mulher para fermentar uma grande quantidade de farinha apontava para o modo como o Reino atuava na História. Sua dimensão pequenina e seu escondimento seriam compensados pela intensidade de seu efeito. O pré-requisito para atuar consistia em perder-se. Aí o Reino revelaria sua verdadeira grandeza. Não a que vem da imposição de si mesmo sobre as pessoas, mas a que as transforma por dentro.
Oração
Senhor Jesus, faze-me crescer na compreensão da dinâmica do Reino, cuja grandeza consiste em transformar a história humana, a partir de seu interior.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-27

Oração Final
Pai Santo, faze de nós caminhantes alegres e agradecidos pelas estradas desta terra abençoada, que já é sinal do teu Reino de Amor. Que sejamos para os peregrinos que nos acompanham sinais da tua Presença Amiga, como seguidores que desejamos ser do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário