terça-feira, 20 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 20/10/2015

ANO B


Lc 12,35-38

Comentário do Evangelho

Apelo à vigilância e à disponibilidade

A subida para Jerusalém é metáfora do caminho de Jesus para o Pai. Essa subida é caracterizada por lições que Jesus dá aos seus discípulos, e que visam orientar a vida prática dos discípulos. Por isso, essas lições têm uma força normativa para os cristãos de todos os tempos. O texto do evangelho apresentado é um apelo à vigilância e à disponibilidade. Tendo presente o “atraso da parusia”, tema próprio a Lucas, é preciso não se deixar levar pela passividade ou pelo laxismo. É preciso empenho em realizar e manter viva a missão recebida do Senhor. “Cingir-se” significa estar disponível, pronto para ir aonde quer que o Senhor nos envie. No livro do Êxodo, o ato de cingir-se está ligado à Páscoa (Ex 12,11). Corrobora com a alusão à Páscoa a exigência de manter as lâmpadas acesas, o que permite compreender que a cena acontece à noite. Efetivamente, a vida dos cristãos deve ser reflexo da Páscoa de Jesus Cristo. A disponibilidade e a vigilância, mantidas à luz da Palavra de Deus, são exigências ao discípulo. Em outros termos, o testemunho é o modo próprio de se preparar para a vinda do Senhor que continuamente vem ao encontro do seu povo. Digno de ser observado é o fato de que o patrão, ao voltar, age como um servo.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5383

Vivendo a Palavra

Jesus deseja uma Igreja acordada. Não, discípulos acomodados, acostumados aos ritos, já não mais procurando o Novo que a Fé consciente sempre nos proporciona. Atentos à vida que transcorre em torno de nós e capazes de interagir com os acontecimentos, trazendo esperança renovada para os peregrinos que nos acompanham nesta volta ao Lar Paterno.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=20

Comentário ao Evangelho

À ESPERA DO SENHOR

A longa espera da segunda vinda do Senhor pode levar o discípulo a esmorecer e a desanimar. Quanto maior a incerteza do dia e da hora, tanto maior a tentação de debandar para o pecado, a idolatria e a impiedade. Perseverar na espera é prova de fidelidade.
Jesus se serve de duas imagens para ilustrar o estado de constante vigilância do discípulo. A primeira é estar com os "rins cingidos com o cinto." Alusão à veste comprida usada pelos orientais, arregaçada e amarrada na cintura, por meio de uma faixa, enquanto se trabalhava ou viajava, para não lhes impedir os movimentos. A segunda é estar com as lâmpadas acesas, sugerindo que a vinda inesperada pode dar-se a qualquer momento, inclusive à noite.
Em termos concretos, a vigilância expressa-se na prática incessante da misericórdia e da justiça. O discípulo é incansável no amor. Sua opção mantém-se inalterada, mesmo desconhecendo o dia e a hora do encontro com o Senhor. Esta demora é irrelevante. Antes, quanto mais o Senhor tarda a chegar, tanto mais terá tempo para fazer o bem. A demora, neste caso, é vista pelo prisma positivo: a possibilidade de manifestar sua capacidade de amar, e não pelo prisma negativo, como se tivesse sido vítima do descaso e do abandono do Senhor.
Perseverar no amor é uma autêntica bem-aventurança. Só os verdadeiros discípulos são capazes disto.
Oração
Espírito de caridade, ensina-me a aproveitar cada minuto da minha vida para me preparar ao encontro com o Senhor, pondo em prática o mandamento do amor.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário