quinta-feira, 15 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/10/2015

ANO B


Lc 11,47-54

Comentário do Evangelho

Criticas aos fariseus e doutores da Lei

Continua a crítica, quase uma lamentação introduzida pela fórmula “ai de vós”, aos fariseus e aos doutores da Lei. Os profetas eram tidos como “homens de Deus”. A dificuldade e a resistência de aceitar e acolher sua mensagem e reconhecer nela a Palavra de Deus têm uma longa e dramática história em Israel. Os profetas, homens portadores da Palavra de Deus, que falavam inspirados por Deus, suscitavam a esperança, denunciavam os crimes e infidelidades do povo e de seus governantes, quando esses se esqueciam da Aliança, e, também, os pecados das “nações” quando essas ameaçavam a existência do povo eleito de Deus. Eles foram perseguidos por seu próprio povo. Há uma postura diante das Escrituras que faz dos doutores da Lei intérpretes autorizados da Palavra de Deus, coniventes com a morte dos profetas. A pretensão de possuir todo o conhecimento da Escritura os impede de escutar a Deus. Mas se Jesus fala dos profetas do passado, ele aponta, ao mesmo tempo, para o seu próprio destino, pois, como profeta, ele terá a sorte dos profetas.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=15%2F10%2F2015

Vivendo a Palavra

O profeta encanta o ouvinte quando anuncia o Reino de Deus. Mas, se denuncia o anti-reino – a sociedade egoísta dos homens – causa desconforto e é perseguido. Já era assim no tempo de Jesus. Abramos o nosso coração para acolher o anúncio, mas também as denúncias dos profetas que o Senhor nos envia. E sigamos o caminho da conversão!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A sociedade humana é a sociedade da morte e procura destruir todas as iniciativas que promovem a verdadeira vida. Como o Reino de Deus é o Reino da Vida, ele sofre perseguições e rejeição por parte do mundo. O mundo odeia tudo o que está relacionado com a vida e nega seus valores, trata mal quem age assim, provoca quem procura viver retamente, arma ciladas para pegá-los de surpresa. Mas todo aquele que de fato é do Reino de Deus enfrenta todas essas dificuldades e luta pela vida, sabendo que Deus é o seu grande parceiro nesta luta e que a vida triunfará sobre o pecado e a morte.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=15

Comentário ao Evangelho

OS PROFETAS PERSEGUIDOS

A santidade dos mestres da Lei e dos fariseus foi posta em xeque por Jesus. Tidos em alta estima pelo povo, por sua fidelidade a Deus e à sua Lei, de fato, não passavam de assassinos dos enviados do Pai. Cultuavam os profetas assassinados por seus antepassados e não eram capazes de reconhecer os que Deus continuava a enviar a seu povo. Por não reconhecê-los, não tinham escrúpulos de eliminá-los sem piedade.
Esta realidade levava Jesus a estar atento em relação à sua própria sorte. Suas denúncias contra os mestres da Lei e contra os fariseus tinham o mesmo teor daquelas dos antigos profetas que se levantaram contra a injustiça. Sabiam detectar a raiz deturpada da ação do povo e as denunciavam com coragem e severidade. Jesus, também, não se calou diante das injustiças cometidas pelos mestre da Lei e pelos fariseus, enfrentando-os sem  hesitar, e denunciando-os fortemente. Não era, pois, difícil  intuir como eles o tratariam.
Denunciando a perseguição e a morte dos profetas e enviados, vindos antes dele, Jesus denunciava, antecipadamente, a injustiça de que seria vítima. Ele, o Filho de Deus,  também seria condenado à morte exatamente por aqueles que cultivavam a santidade e procuravam agradar a Deus.
Com a morte de Jesus, a triste história da eliminação dos profetas atingiria o seu cume. Mas, também, a maldade dos mestres da Lei e dos fariseus seria desmascarada.
Oração
Senhor Jesus, dá-me a graça de não temer os que matam os profetas e enviados, assim como não temeste enfrentar os que tramaram tua morte.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
http://domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php?data=2015-10-15

Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem para acolher teus Mensageiros, os profetas do nosso tempo. Que ouçamos sua palavra – ainda que seja de acusação contra nossos costumes e atitudes. Faze-nos generosos e abertos para ouvir a mensagem inteira e não apenas a parte que nos agrada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário