sexta-feira, 17 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/07/2015

ANO B


Mt 12,14-21

Comentário do Evangelho

A salvação é dom de Deus

A morte de Jesus foi premeditada e é consequência de sua vida, do modo como ele, fiel, pôs em prática a vontade de Deus. A interpretação dos fariseus de que Jesus viola o sábado (12,1-8.14-21) é uma das causas da decisão de matar Jesus. A condenação injusta de Jesus e a sua morte violenta é consequência de sua vida. Jesus é condenado e morto por fazer o bem, por revelar a face misericordiosa de Deus. No entanto, esse fato não intimida Jesus de prosseguir o seu caminho nem é capaz de dissuadi-lo da sua determinação de fazer a vontade de Deus. Saindo da sinagoga deles, Jesus continua a despertar nas pessoas a fé na vida e o gosto de viver. Pela citação de um trecho de um dos cânticos do servo sofredor (Is 42,1-4), que diz da vocação e do destino do servo de Deus, o evangelista convida a comunidade cristã a reler, à luz do mistério de Cristo, essa passagem de Isaías e a compreender que ela diz respeito a Jesus, eleito de Deus, em quem repousa o Espírito de Deus (Mt 3,16-17). A salvação da qual o Senhor é portador não é privilégio de uns poucos nem algo que precise ser conquistado. Ela é dom de Deus e é destinada a toda a humanidade.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, meu único desejo é estar em comunhão contigo, para que, como Jesus, eu saiba discernir, em cada circunstância, a melhor maneira de agir.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=18%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

O Cristo cumpre a profecia de Isaías: “Ele não apagará o pavio que ainda fumega.” Como discípulos do Mestre, também cabe a nós, a sua Igreja, o exercício do perdão, da misericórdia e da compaixão, para que não se perca nenhum dos que procuram seguir o Caminho, a Verdade e a Vida ensinados por Jesus de Nazaré.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus não veio à terra para buscar a sua glória ou a sua promoção pessoal. Ele veio como o servo de Deus para garantir, por uma vida de serviço e, principalmente, pela sua paixão e morte de cruz, a salvação para todas as pessoas. Com isso, Jesus é aquele que cumpre todas as promessas feitas por Deus durante todo o antigo Testamento. Ele vai, não pela glória, pela arrogância e pelo poder, mas pelo amor, pela misericórdia e pelo serviço, realizar o projeto de Deus e nos mostrar novos valores que devem nortear as nossas vidas, tornando-se ao mesmo tempo modelo para todas as pessoas e a esperança de todas as nações.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=18

Comentário do Evangelho

O SERVO ESCOLHIDO

Na tentativa de compreender a ação misericordiosa de Jesus em favor das multidões, acolhidas e curadas por ele, a Igreja primitiva recorreu a um texto do profeta Isaías, conhecido como "o primeiro canto do Servo de Javé". Até hoje, não se sabe ao certo a quem o profeta se referia. Em todo o caso, o Servo foi apresentado como alguém muito querido por Deus, a cujo serviço se colocou totalmente. Sua missão consistiu em implantar o projeto de Deus na Terra, de modo que a justiça imperasse no mundo inteiro. A humildade e simplicidade do Servo fizeram dele um ser pacífico, que não escolheu o caminho da violência para realizar sua missão. Ele foi discreto. Não realizou suas obras com estardalhaço, para ser notado. Foi compassivo e bondoso com as pessoas, especialmente, as mais fracas, e jamais decepcionou ninguém. Enquanto houvesse um fiozinho de esperança, o Servo não se desesperava. Se a cana estava rachada, acreditava na possibilidade de recuperá-la. Se a mecha ainda estava fumegante, acreditava na possibilidade de ainda obter uma labareda e não a apagava. A justiça acontecia, portanto, no respeito ao fraco e não eliminando-o. O Servo, assim pensado, tornava-se digno da confiança de todos os povos.
O caminho escolhido por Jesus para realizar sua missão foi o mesmo do Servo. Sem triunfalismo, ele soube levar os pobres a recuperar a esperança.
Oração
Senhor Jesus, és o Servo de Deus que, na simplicidade e humildade, leva a humanidade a recuperar a esperança.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-18

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Eliminemos o sentimento de inveja existente entre nós


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/eliminemos-o-sentimento-de-inveja-existente-entre-nos/

Oração Final
Pai Santo, ilumina-os com teu Espírito para que formemos uma comunidade livre de preconceitos, de julgamentos, e que acolha todos os peregrinos que colocaste ao nosso lado para esta viagem encantada de volta ao Lar Paterno – a tua Morada Santa. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário