sexta-feira, 17 de julho de 2015

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/07/2015

ANO B


Mt 12,1-8

Comentário do Evangelho

A Lei foi dada para preservar a vida e a liberdade

O relato da controvérsia de Jesus com os fariseus acerca das espigas arrancadas num dia de sábado pertence à tríplice tradição (Mc 2,23-28; Lc 6,1-5). Há no Pentateuco duas tradições acerca do descanso sabático (Ex 20,8-11; Dt 5,12-15). O sábado é dom de Deus (Ex 16,29) para que o povo pudesse se recordar dos benefícios da criação e fazer memória da saída do país da servidão rumo à terra prometida. À objeção dos fariseus, Jesus responde recorrendo ao exemplo de Davi (1Sm 21,1-10). A necessidade de preservar a vida em boas condições justificou a atitude de Davi. O exemplo de Davi, tido em alta estima pelos judeus, serve de argumento da defesa que Jesus faz de seus discípulos. Jesus é o verdadeiro intérprete da Torá, pois a Lei foi dada para preservar o dom da vida e o dom da liberdade. Fazendo memória, no sábado, do dom da vida e do dom da liberdade, impõe-se ao fiel fazer o bem e salvar a vida no dia de sábado. Nesse contexto, a citação de Os 6,6 tem por finalidade declarar que os fariseus se equivocam na interpretação do mandamento sobre o sábado e afirmar que a misericórdia tem precedência sobre qualquer outro preceito, pois ela é uma exigência do amor.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, faze-me misericordioso no trato com o meu semelhante, e livra-me de toda tendência ao legalismo sem piedade, que se coloca a serviço da morte.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=17%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

Um texto luminoso para nos orientar como Igreja: nossa missão é trazer vida aos homens – e vida plena! – não impor regras ou colocar sobre seus ombros mais fardos pesados. Jesus nos ensina a ordem a ser observada em nosso comportamento: o sábado foi feito para o homem, não o contrário...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Existem pessoas que acham que é difícil seguir Jesus por causa da radicalidade das exigências evangélicas, no entanto, essas mesmas pessoas ficam criando uma série de dificuldades a partir de um legalismo ritual, moral e religioso que acabam por fazer do seguimento de Jesus uma causa de sofrimento e de dor e não uma causa de alegria e felicidade de quem descobre os valores que o conduz para a vida eterna. Muitos cristãos vivem colocando proibições e ficam contentes quando podem falar "não" a alguém. De fato, essas pessoas não entenderam o Evangelho de hoje, muito menos o amor que Deus tem para com seus filhos e filhas.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=17

Comentário do Evangelho

A SUPREMACIA DA MISERICÓRDIA

Deixando de lado o legalismo farisaico, Jesus guiava-se pelo princípio da misericórdia, no trato com os seus discípulos. Esta opção prática levava-o a relativizar as exigências da Lei, sempre que estivesse em jogo a sobrevivência do ser humano, quando se tratava de garantir a vida.
O episódio relatado pelo Evangelho revela o entrechoque de posições. Por um lado, os fariseus expressam seu desacordo ao verem os discípulos de Jesus fazerem, em dia de sábado, o que não era permitido – colher espigas. Este gesto era interpretado como um trabalho agrícola. Por outro lado, Jesus aprova a iniciativa dos discípulos, por saber que comiam as espigas para matar a fome.
A atitude de Jesus encontrava um precedente no Antigo Testamento. Quando Davi, fugindo da perseguição de Saul, chegou ao santuário de um lugarejo, o sacerdote não hesitou em dar a ele e a seus companheiros os pães consagrados que, por Lei, só ao sacerdote cabia consumir. Tendo diante de si um bando de fugitivos famintos, o sacerdote teve a sensatez de colocar a Lei em segundo plano.
A piedade orgulhosa dos fariseus, sempre pronta a condenar quem não se submetesse a seus ditames, devia dar lugar a uma visão humanitária da religião. Afinal, as leis existem em função da vida. Seria contraditório que, por causa delas, alguém viesse a morrer.
Oração
Pai, faze-me misericordioso no trato com o meu semelhante, e livra-me de toda tendência ao legalismo sem piedade, que se coloca a serviço da morte.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-17

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Na misericórdia de Deus está a cura para as nossas fraquezas


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/na-misericordia-de-deus-esta-a-cura-para-as-nossas-fraquezas/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos consciência do valor da Lei e dos seus limites. Que tenhamos a coragem de guardar no coração e levar para a vida o mandamento de Jesus – ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’ – tornando a caminhada de volta de teus filhos para a Casa Paterna alegre e esperançosa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário