terça-feira, 2 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/06/2015

ANO B


Mc 12,13-17

Comentário do Evangelho

O ser humano, portador da imagem de Deus.

Os adversários de Jesus sentem-se irritados com a parábola dos vinhateiros homicidas, pois reconhecem nela a sua própria maldade revelada. O desejo dos chefes do povo é prender Jesus, intento revelado já no início do evangelho (cf. Mc 3,6). Insistentemente, procuram armar uma armadilha para ter uma razão para prendê-lo e matá-lo. O que os fariseus e os herodianos que vão ter com Jesus dizem dele é verdade, mas não há sinceridade, pois não acreditam no que dizem, são hipócritas, fazem encenação, usam máscaras, dissimulam. À questão posta pela delegação, que tinha cunho político, Jesus responde com uma pergunta, esquema próprio dos diálogos didáticos: “De quem é esta imagem?”. Deus não está em concorrência com as coisas deste mundo: “dai a César o que é de César”. Nossa perícope fala de imagem e inscrição. Para a Bíblia o ser humano é imagem de Deus; a inscrição pode se referir à Lei inscrita no coração. Nesse sentido, o que é de Deus é o ser humano, portador da imagem de Deus e de sua Lei.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=02%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

Pai Santo, envia sobre nós o Teu Espírito! Ensina-nos a discernir as coisas que são do mundo e as que são do Espírito. Dá-nos força e coragem, Pai amado, par fazermos a opção radical de vida pelo caminho do Amor, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Comentário do Evangelho

O QUE É DE DEUS?

Jesus não caiu na armadilha armada por seus adversários para fazê-lo declarar sua posição diante dos romanos, opressores do povo. Os fariseus era contrários à dominação estrangeira, enquanto os herodianos eram a favor. Portanto, qualquer posição de Jesus haveria de fazê-lo cair nas malhas de seus acusadores.
Engana-se quem toma a afirmação enigmática de Jesus como se colocasse Deus e César em pé de igualdade. Dar a César o pertencente a César significa não ter nada demais satisfazer suas exigências de pagamento de tributo. Isso pode mesmo ser uma exigência passável. Dar a Deus o que a Deus pertence significa existirem coisas que só Deus pode exigir como é, por exemplo, o caso a adoração. Enquanto César exigia o tributo, não havia mal em pegá-lo. Quando exigia ser adorado como Deus, passava dos limites e não devia ser atendido. Afinal, era uma criatura e, por conseguinte, também pertencente a Deus e devedor de honra a Deus.
A resposta de Jesus coloca as coisas nos seus devidos lugares. É idolatria igualar Deus e César, o Criador e as criaturas. Seus âmbitos de reconhecimento têm limites bem distintos. Enquanto o âmbito da criatura é bem restrito e não pode ser ultrapassado, o Criador tem tudo sob seu domínio. Jesus serve só a Deus e a mais ninguém. Ele não se submete aos tiranos.
Oração
Senhor Jesus, que eu não confunda as criaturas com o Criador e só a Deus tribute a honra e o louvor devidos.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-02

Oração Final

Pai Santo, envia sobre nós o Teu Espírito! Ensina-nos a discernir as coisas que são do mundo e as que são do Espírito. Dá-nos força e coragem, Pai amado, par fazermos a opção radical de vida pelo caminho do Amor, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário