terça-feira, 28 de outubro de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 28/10/2014

ANO A


Lc 6,12-19

Comentário do Evangelho

É na oração de Jesus que é concebida a escolha dos Doze.

O chamado dos Doze não aconteceu de uma só vez. É por isso que, no evangelho, temos três relatos da vocação dos primeiros discípulos: o primeiro, junto ao mar da Galileia, o segundo sobre a montanha e, ainda, o chamado de Levi, sentado na coletoria de impostos. Que tenha constituído um grupo de doze apóstolos revela a intenção de significar com isso o novo Israel ou, se preferirem, o Israel transfigurado. Segundo o nosso relato, a escolha dos Doze é fruto de uma revelação e eleição divinas. A montanha é o lugar do encontro e da revelação de Deus (Ex 3,1-6.13-15) e da revelação dos desígnios de Deus (Ex 3,6-12). É na oração de Jesus que é concebida a escolha dos Doze entre os discípulos. O autor do relato já conhece o desfecho da história terrestre de Jesus, por isso ao nome de Judas ele acrescenta o motivo do seu mal: traiu Jesus, entregando-o nas mãos dos chefes do povo. Descendo da montanha com os Doze e os demais discípulos, Jesus se depara com a carência e a miséria da multidão que o espera. Todos queriam tocá-lo, pois dele saía uma força que curava a todos. Não se trata de magia ou coisa do gênero, mas da comunicação do Espírito Santo pelo qual o ser humano é santificado.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

Vivendo a Palavra

Para a escolha dos Apóstolos, como para as decisões de sua vida, Jesus ‘subia a montanha’, isto é, colocava-se na presença do Pai Misericordioso. Ali passou a noite e, pela manhã, não desceu: chamou seus discípulos. Também eles deviam gozar dessa Presença. Sigamos o caminho de oração e vida do nosso Mestre. Estejamos, sempre conscientes, mergulhados no Amor do Pai.

Reflexão

Jesus não quis realizar sozinho a obra do Reino, mas chamou apóstolos e discípulos para serem seus colaboradores. Nós, ao contrário, muitas vezes queremos fazer tudo sozinhos e afirmamos que os outros mais atrapalham que ajudam. Com isso, negamos a principal característica da obra evangelizadora que é a sua dimensão comunitário-participativa, além de nos fazermos auto-suficientes, perfeccionistas e maquiavélicos, pois em nome do resultado do trabalho evangelizador, excluímos os próprios evangelizadores, fazendo com que os fins justifiquem os meios e vivendo a mentalidade do mundo moderno da política de resultados, isto porque muitas vezes não somos evangelizadores, mas adoradores de nós mesmos.

Recadinho


Jesus reza e escolhe seus 12 apóstolos. Eu rezo? - Em que circunstâncias rezo e como é minha oração? - Quando preciso tomar uma decisão, procuro acima de tudo refletir sobre o que Deus pede de mim? - Alguém já me decepcionou em minha vida? - Estou sempre atento para entender o plano de Deus a meu respeito?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

APÓSTOLOS – DISCÍPULOS – MULTIDÃO

O Evangelho distingue com precisão três níveis no círculo dos que acompanhavam Jesus. O primeiro e mais próximo era o grupo formado pelos doze apóstolos, um punhado de discípulos escolhidos por Jesus, após ter passado uma noite inteira em oração a Deus. A palavra apóstolo vem do vocábulo grego e significa enviado. Tratava-se de um termo de caráter jurídico bastante comum no judaísmo da época. O apóstolo era o representante plenipotenciário de quem o enviava. No caso de Jesus, ele conferia a seus enviados plenos poderes para representá-lo. Daí a importância de escolhê-los com muito discernimento. O sucesso de sua obra dependia do bom desempenho deste grupo seleto.
Os discípulos formavam um círculo mais amplo, composto por todos quantos aderiram a Jesus e se esforçavam por conformar suas vidas com os seus ensinamentos. Os discípulos do Senhor distinguiam-se dos discípulos dos rabinos. Supunha-se haver entre eles e o Mestre uma profunda comunhão de vida. Eram instruídos pela contemplação do comportamento do Mestre, que ensinava com seu exemplo. Casuísmos e teorias não tinham sentido na escola de Jesus.
A multidão era o círculo dos curiosos que esperavam ser beneficiados pelo Mestre, sem, contudo, a intenção de se comprometerem mais profundamente com ele. É desta multidão que surgirão novos discípulos que livremente irão optar por seguir o Senhor.
Oração
Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que, pela pregação dos apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso evangelho, concedei, pelas preces de são Simão e são Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor nossos fiéis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 28 DE OUTUBRO –TERÇA




Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos.

Pai,
transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus
para que, movido pelo Espírito,
eu possa ser sinal da presença dele neste mundo
tão carente de salvação.

HOMILIA
O SEU PLANO DE AÇÃO! Lc 6,12-19
Sempre que Jesus se isolava para rezar, é porque havia algo de estrema importância por fazer. Dessa vez foi a escolha dos Doze Apóstolos. Apesar d’Ele ter o raciocínio rápido até demais para dar as respostas mais sensatas, na hora de tomar decisões importantes Ele passava a noite inteira em reflexão, em oração. Traçando um plano de vida, e querendo cumpri-lo sem dar margem a erros, no Evangelho de hoje, Jesus vaí ao monte e passa aí a noite inteira. Monte aqui significa intimidade profunda com Deus Seu Pai. Pois Ele, veio para fazer não a Sua vontade mas a d’Aquele que o enviou. Então essa deve ser a primeira lição de hoje para nós: buscar uma meta, um objetivo de vida, e traçar um plano para alcançá-lo. Mas tenhamos também certeza de que sozinho não o conseguiremos. Eu te pergunto, qual é o teu plano hoje? O plano de Jesus foi difundir o Evangelho para toda a humanidade. O nosso não precisa ser tão pretensioso, mas é preciso que cada um saiba para onde vai, o que vai fazer lá e o porque?
Outro ponto importante é que Jesus, sendo um líder servidor, com certeza acompanhava um por um dos seus Doze Apóstolos e Amigos. Devia conhecer a intimidade de cada um, seus anseios, suas preocupações, suas dúvidas, seus amores e no decorrer dos 3 anos deve ter feito um profundo processo de cura e transformação nesses 12 homens, para que eles soubessem como deveriam ser com os seus próprios seguidores, quando chegasse a vez deles. Jesus sabia que estava formando os 12 não para Ele próprio, mas para o mundo. Como um verdadeiro Pai, que escuta, acolhe, compreende, perdoa, e dá forças e meios para superar as dificuldades, e principalmente as próprias limitações. Estamos no período de eleições no Brasil, como seria bom se tivéssemos líderes, mais padres, mais coordenadores, mais pais, mais mães, mais irmãos, mais professores que se sentissem responsáveis pelos seus como Jesus.
Por fim, a força que saía de Jesus e que curava a todos. Na linguagem de hoje, poderíamos dizer que Jesus era uma pessoa que tinha presença. Ele é a Luz, por isso atraía a todos quer pessoas ruins quer boas. Sua postura é sempre impecável. Mesmo lidando com doenças e demônios, Jesus conservava uma atitude positiva, conservando em tudo a firmeza de ânimo. Assim como Ele, nós devemos praticar a firmeza de ânimo. É preciso traçar um projeto de vida, sermos determinados e tocar para frente, contando sempre com a ajuda dos outros. Pois uma mão lava a outra e as duas ficam limpas. Jesus ao escolher os seus discípulos não faz outra coisa senão confiar-lhes também a responsabilidade e os envia em missão para onde Ele mesmo deveria ir. Precisamos ter atitudes positivas no nosso dia-a-dia. Uma atitude positiva mesmo frente aos problemas da vida. Isto nos fará superar todas as dificuldades.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
HOMILIA
Louvado seja Deus por São Simão e São Judas Tadeu
Louvado seja Deus por São Simão e São Judas Tadeu! A Igreja de Jesus Cristo, como diz a própria Palavra de Deus, é apostólica e foi fundamentada sobre os apóstolos do Senhor.
Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal” (Efésios 2, 19-20).


Nós temos que ter clareza, noção e muita consciência da família da qual fazemos parte. Meus irmãos e irmãs, nós que fomos conquistados pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo não estamos sozinhos neste mundo. Por mais que, muitas vezes, a solidão queira bater à nossa porta, não podemos nos esquecer de que fazemos parte de uma família: somos a grande família de Deus! Tendo, primeiro, Jesus Cristo como o alicerce, como o Senhor, como a pedra principal e fundamental deste edifício que o Pai edificou na Terra. Nós estamos integrados a esse edifício, estamos integrados a essa família, resgatada pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O fundamento do edifício do Senhor é a Sua Igreja, fundamentada nos apóstolos e nos profetas. Nós não podemos nos esquecer de uma coisa muito importante: não podemos viver a nossa fé sozinhos, precisamos saber onde iremos alimentar a nossa fé, por isso ela precisa ser apostólica, precisa ser a mesma fé dos apóstolos  aqueles que foram os seguidores primeiros e principais de Nosso Senhor Jesus Cristo, aqueles que foram chamados pelo próprio nome, pelo Senhor, para fazer escola com Ele.
Hoje nós celebramos dois desses apóstolos: São Simão e São Judas, cada um a seu modo e a sua maneira contribuíram para a edificação do Reino de Deus, para semear e espalhá-lo na face da Terra. Nós pertencemos às famílias deles, fazemos parte deste edifício maravilhoso, que é Cristo Jesus, edificado nos Seus apóstolos.
Quando dizemos que a nossa fé é apostólica, dizemos que fazemos parte desta Igreja, que é católica e que é apostólica. São os apóstolos que garantem para nós a seriedade e, ao mesmo, a transmissão dessa mesma e única fé ao longo dos tempos e das gerações, a isso nós chamamos de tradição. Tradição não é uma coisa simples, qualquer, mas é importante, é ela que mantém ao longo dos tempos o elo com aquilo que foi a pregação original de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Alguns, talvez no meio de nós, queiram nos ensinar que nós precisamos apenas da Bíblia, porque ela já contém tudo. É verdade que a Palavra de Deus é o fundamento da nossa fé e que a nossa pregação provém da Palavra, mas esta se desenvolveu e foi pregada pelos apóstolos, primeiramente, de forma oral e depois foram se formando as tradições a partir daquilo que eles [os apóstolos] pregaram, até termos uma tradição consistente, que se apregoou durante séculos e chegou até nós.
Sinta-se feliz por fazer parte da Igreja de Jesus Cristo! Uma Igreja que tem história, que tem vida, que tem tradição, que tem elo, que tem um começo, que tem um fundamento!A Igreja de Jesus Cristo, como diz a própria Palavra de Deus, é apostólica e foi fundamentada sobre os apóstolos do Senhor. A eles foi confiada a grande herança do Reino de Deus: Sua Palavra, Sua mensagem e a pregação dessa mesma Palavra. Por isso, valorizamos tanto aquilo que a tradição nos passa, aquilo que ao longo dos séculos e dos anos chegou até nós.
Louvado seja Deus pelos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, que deram  a vida pela pregação do Evangelho! Que eles nos ajudem a viver cada vez mais uma fé católica, apostólica e que seja baseada na tradição, enriquecida a cada dia com a vida de cada um de nós!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn
LEITURA ORANTE

Lc 6,12-19 – Jesus chamou os mais disponíveis



Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim,
falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.  Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia,  o texto: Lc 6,12-19 e observo pessoas e as atitudes de Jesus.
Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judeia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.
Lucas registra a oração de Jesus durante toda a noite. Afasta-se da multidão e dos opositores hostis, subindo à montanha para a oração. De manhã, chama seus discípulos escolhendo entre eles doze a quem chamou apóstolos. Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações e têm espaço para acolher. E os chamados receberam a missão de enviados – “apóstolos” - para anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. 
Outros textos bíblicos nos falam do chamado: "Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele" (Rm 8,28).
" Deus os torne dignos do chamado que lhes dirigiu" (2Ts 1,11).
"Eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor.Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. " (Ef 4,1-3).
" Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça." (2 Tm 1,9).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Pelo Batismo recebi a missão de discípulo e de missionário de Jesus. Os bispos da América Latina disseram em Aparecida: Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente”. (DAp 376).
Cristo me chama também pelo nome. Como é a minha disponibilidade?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai. 
Derrama sobre nós, a abundância 
do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós
.
(Bem-aventurado Alberione)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou demonstrar pela vida que caminho com Jesus Mestre para anunciar onde vivo, trabalho, estudo; por onde passo deixo os sinais da proposta de Jesus Cristo.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Oração Final
Pai Santo, aceita-nos como pequenos operários de tua vinha. Tu, que deixaste o testemunho dos apóstolos Simão e Judas Tadeu para nos mostrar o caminho, dá-nos, também, força e coragem para segui-lo com os irmãos em nossa peregrinação por este Planeta-Jardim que nos emprestas. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário