quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Glorificação dos mártires é uma proclamação de paz e de reconciliação, afirma o bispo de Tarragona na Espanha

Dom Josep Pujol

MADRI, 10 Set. 13 / 03:14 pm (ACI/EWTN Noticias).- Há pouco mais de um mês para a beatificação de 522 mártires espanhóis, o Bispo de Tarragona (Espanha), Dom Josep Pujol, afirmou em uma carta pastoral que este evento será "um dia histórico e memorável".
Em 13 de outubro serão beatificados em Tarragona 522 mártires, provenientes de 33 causas de martírio diferentes de toda a Espanha que morreram por ódio à fé nos anos de 1936 a 1939. Trata-se, portanto, de uma das beatificações mais multitudinárias da história da Espanha.
Conforme explica Dom Josep Pujol, com esta beatificação multitudinária de mártires a Igreja propõe suas vidas como testemunhos de fé. "A Igreja só deseja expor à luz, acima de tudo, o testemunho de homens e mulheres que morreram por causa de Cristo. Quer dizer, que se não tivessem sido de Cristo ou não tivessem tido fé, não os teriam matado violentamente", afirmou.
O Prelado explicou que "não é a morte violenta o que faz que a pessoa seja mártir, mas é a causa desta morte. Os mártires morriam por Jesus Cristo, e tinham a certeza de que o destino de Cristo na glória era o seu próprio destino. Jesus Cristo é a causa e o fundamento de todo martírio".
"A glorificação destes mártires é, em definitiva, uma proclamação de paz e de reconciliação", disse Dom Pujol e indicou que "a Igreja, quando beatifica estes servos de Deus, não o faz por vingança, nem sequer para uma reparação da justiça humana, mas para afirmar que o bem é sempre superior ao mal".
Esta multitudinária beatificação acontecerá na cidade de Tarragona, já que foi na antiga Tarraco onde morreram os primeiros mártires, os Santos Fructuoso, bispo e seus diáconos Augúrio e Eulogio e que é um dos principais eventos do Ano da Fé na Espanha.
O Bispo terminou a carta convidando todos os fiéis a que participem desta celebração já que serão beatificados mártires de toda a Espanha.
"É justo que as igrejas estejam presentes na hora de sua glorificação, recolham com amor seu testemunho e deem graças a Deus. É o mesmo Espírito quem nos une na profissão de uma mesma fé, uma fé pela que morreram os mártires. Que este dia seja um dia de louvor ao nosso Salvador, e que, pela intercessão de tantos homens e mulheres que morreram por causa da Palavra de Deus, sejam-nos dadas a verdadeira liberdade de espírito, a firmeza e a pureza da fé", expressou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário