quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nossa Senhora Desatadora dos Nós - 15 de Agosto


O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700 em uma pintura do artista alemão Johann Schmittdner. A pintura, um grande painel, mede 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter Am Perlach, em Ausburg na Alemanha.
O artista ao criar este painel inspirou-se na visão do apóstolo João sobre a Virgem Maria. Ap 12,1 "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas". E na frase de Santo Irineu: "Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou".
Neste painel, Maria, é apresentada como a Imaculada Conceição. Ela está entre o céu e a terra sob a luz do Espírito Santo. Na obra destaca-se de maneira marcante o manto azul de Maria. Dá impressão de movimento e simboliza a glória que a reveste como a Rainha do céu.
Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Ao lhe dar a fita, o anjo dirige-se a Maria em forma de súplica: "Confiamos na vossa proteção, ó Mãe. Vós podeis nos ajudar. Desatai pois, os nós desta vida". Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Na parte inferior do quadro, percebemos uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.
A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós chegou até nós com força e ternura.
No Brasil, a devoção é muito recente e vem sendo carinhosamente propagada. A primeira capela do mundo dedicada a Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi inaugurada em setembro de 2000, na paróquia Sant'Ana, em Búzios, Rio de Janeiro.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós não é apenas mais um título dado a Maria, mas sim uma forma de olhar e sentir a sua presença no meio do seu povo. É a mãe do belo amor, que nunca deixa de ir ao encontro de seus filhos. Ela desembaraça os nossos problemas e nos torna mais aptos ao seguimento de Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário