sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jornal conta a história do missionário italiano que batizou e guiou na fé o Papa Francisco

O Papa Francisco no momento de sua Primeira Comunhão

ROMA, 12 Jul. 13 / 11:26 am (ACI/EWTN Noticias).- O jornal IL Cittadino da província italiana de Lodi resgatou a história do Padre Enrico Pozzoli, o missionário salesiano natural dessa região, que batizou em 1936 ao pequeno Jorge Mario Bergoglio, hoje o Papa Francisco.
Em um artigo jornalístico, o jornal apresenta vários fatos da vida de Jorge Mario Bergoglio e relata que seu batismo foi celebrado em Buenos Aires durante a noite de Natal, na pila batismal da Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos de Buenos Aires, onde hoje expõe com orgulho um pequeno quadro com a cópia do certificado de batismo do primeiro pontífice argentino da história.
Conforme informou IL Cittadino, o Pe. Pozzoli foi para o Papa Francisco "uma figura muito importante e um modelo de vida sacerdotal", tanto, que em 1982 o futuro pontífice o recordou no prólogo de suas "Meditações para religiosos" como "um exemplo de serviço eclesial e de consagração religiosa", destacando "a forte influência que teve na sua existência".
Segundo cita o artigo, o mesmo Papa Francisco explicou sua relação com o missionário salesiano em uma carta escrita em 20 de outubro de 1990 ao sacerdote salesiano Cayetano Bruno: "Hoje faz 29 anos da morte do Padre Enrico Pozzoli e celebrei recentemente uma Missa por ele, que me batizou em 25 de dezembro de 1936", diz a missiva.
O Pe. Pozzoli morou na Argentina desde 1906 até sua morte, em 20 de outubro de 1961. Nasceu em novembro de 1880 em Senna Lodigiana, um pequeno povoado italiano próximo à ribeira do rio Po, e abandonou a Itália sendo um jovem sacerdote.
O missionário "nunca teria imaginado que entre os fiéis que confiavam no seu acompanhamento estivesse também um futuro Papa e que sua semente tivesse dado um fruto tão célebre… não fez somente nascer a fé no futuro Papa Francisco, mas o acompanhou no seu crescimento cristão e foi seu pai espiritual até os 17 anos, quando amadureceu a vocação sacerdotal", adiciona o jornal italiano.
Da Argentina, o Pe. Pozzoli costumava escrever cartas para sua Itália natal a seus sobrinhos, onde explicava seu dia a dia entre imigrantes italianos e os nativos de Pampa. Também enviava fotografias que tirava em Buenos Aires e a Terra de Fogo, e atrás, anotava os quilômetros percorridos em cada viagem.
Segundo o artigo, o Pe. Pozzoli também cuidou da saúde do jovem Bergoglio, e foi precisamente ele quem o animou a subir às montanhas de Tandil -ao sul de Buenos Aires-, para que se recuperasse da grave infecção nas vias respiratórias que o deixaria sem uma parte do pulmão direito.
Agora os atuais vizinhos de Senna Lodigiana -o povoado que viu nascer o Pe. Pozzoli-, celebram saber que um patrício seu batizou ao sucessor de Pedro, o Papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário