segunda-feira, 6 de maio de 2013

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/05/2013

7 de Maio de 2013

Ano C

 

João 16,5-11

Comentário do Evangelho


A tristeza fecha o coração

Uma constante do discurso de despedida é a tristeza dos discípulos pela “partida” de Jesus (14,1.26; 16,6).
Com a partida de Jesus tem início outra etapa na vida dos discípulos: a do testemunho: “Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós” (v. 7). É na confiança nessa promessa que os discípulos devem viver a sua vida no seguimento de Cristo. A tristeza fecha o coração dos discípulos; o Espírito, ao contrário, abre o coração para a alegria e a fortaleza em Deus.
A vinda do Espírito, que é fogo que purifica, luz que ilumina, vai revelar a verdade sobre o mundo, isto é, sobre tudo o que se opõe e resiste a Deus e a seu projeto.
O pecado do mundo, sua verdade, é revelado pela ação do Espírito; seu pecado foi e continua sendo a incredulidade. Não é Deus quem condena o mundo (cf. 3,17), mas é o mundo que resiste a Deus.
No entanto, como o evangelho é fruto da experiência pascal, o autor pode proclamar: “… o chefe deste mundo já está condenado” (v. 11). É uma forma de proclamar a vitória do Cristo Ressuscitado sobre o mal e todas as suas manifestações.
Carlos Alberto Contieri, sj


Vivendo a Palavra
Jesus usa uma expressão forte para mostrar a importância do Espírito Santo: «É melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês.» Entretanto, nós nem sempre acolhemos, agradecidos, a promessa do Cristo que se realiza em nós: a presença do Espírito Santo.

Reflexão

Os corações sempre se enchem de tristeza diante de uma separação. Os discípulos ficam tristes porque irão separar-se de Jesus. Mas Jesus os consola. Em primeiro lugar, sabemos que não temos mais a presença histórica de Jesus ao nosso lado, mas temos na verdade a presença perfeita de Jesus em nós, que é a presença do Ressuscitado, a qual se dá principalmente na Eucaristia, na Palavra, nos nossos encontros e nos pobres e necessitados, que são por nós acolhidos. Além disso, temos outro grande consolo que é a presença do Espírito Santo que nos foi enviado e veio até nós.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. Espírito Consolador
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Os que se opunham radicalmente a Jesus Cristo, estavam confiantes de que tinham acabado com ele definitivamente e agora os seus seguidores se dispersariam e aos poucos ninguém iria mais se lembrar do tal Jesus de Nazaré. Mas o Poder de Deus é infinitamente maior do que esse pensamento mesquinho do ser humano, quando pensavam que tudo estava acabado, inclusive os discípulos, que ao ouvirem Jesus falar em partida, deixam-se dominar por uma grande tristeza, eis que Jesus faz uma promessa...

Vai enviar o Espírito Paráclito, um Juiz que irá dar o veredicto final sobre Jesus, apontando-o como grande vencedor sobre todas as forças do mal, confirmando seus ensinamentos e obras, atestando que Ele está bem vivo, Glorioso á direita do Pai, e ao mesmo tempo em Espírito caminhando com a sua Igreja.

Entretanto, esse veredicto e esse julgamento teve apenas início, porque se perpetua na Igreja nos cristãos de todos os tempos que são fiéis á Jesus e exatamente no anúncio e nas obras dos discípulos, o Espírito vai confirmando o Bem supremo que é Jesus de Nazaré, e ao mesmo tempo desmascarando e fazendo ruir por terra os planos dos que optaram pelo mal.

Por isso esse Espírito é também chamado de Consolador, mas não uma consolação que faz os discípulos de Jesus se conformarem com a derrota, ao contrário, é uma consolação santa que os impele para a frente, a caminhar e a resistir na luta contra o mal. A comunidade apostólica por primeiro, e depois as primeiras comunidades, experimentaram, perceberam e sentiram essa ação do Espírito Santo, que inaugurou o Kairós, tempo que vive a Igreja até a parusia, quando vier a Plenitude do Reino.

Logicamente que a história é encíclica e hoje como ontem, há os que se opõe radicalmente á Jesus, recusam a sua divindade, rejeitam o Jesus do Evangelho e aderem a um Jesus do Consumismo que não passa de uma grotesca caricatura do nosso Deus. Jesus voltou ao Pai, vencedor da missão que lhe foras confiada, agora caberá á sua Igreja, assistida, orientada e conduzida pelo seu Espírito, percorrer os mesmos caminhos que ele percorreu, na mesma Fidelidade que o levou a nos amar até o fim, entregando á própria vida.

Não há o que temer e os discípulos de hoje podem dizer sem medo "O Espírito do Senhor está sobre nós...."

2. A tristeza fecha o coração
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Pai, concede-me o Espírito que me dá forças para enfrentar e vencer o mundo, e manter-me fiel a teu Filho Jesus.

3. O ENVIO DO PARÁCLITO

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

O envio do Paráclito estava condicionado à volta de Jesus para junto do Pai. Sua ação, em favor da comunidade dos discípulos, seria a continuação da de Jesus. Por isso, enquanto o Mestre esteve fisicamente junto dos discípulos, a presença do Paráclito não se revelava tão necessária como haveria de acontecer no futuro. 

Um aspecto importante da ação do Paráclito estaria voltado contra o mundo, resumo de tudo quanto se opõe a Jesus e ao Reino anunciado por ele. O Espírito será o executor da sentença divina contra o mundo fechado para Deus. Agindo assim, colocará a salvo os discípulos de Jesus. 

O Paráclito condenará o mundo, por três motivos:

Por ter-se fechado na incredulidade, rejeitando o Filho de Deus. É o pecado por excelência, raiz de toda ação má, por consistir no fechamento para o amor. Mais grave que o ateísmo, enquanto tal, são suas conseqüências sociais.

Por ter-se fechado na injustiça. A volta de Jesus para o Pai teria iria evidenciar os feitos malvados do mundo, para submetê-lo ao juízo divino. 

Por ter-se tornado merecedor de castigo. A opção do mundo leva-o a confrontar-se com o juízo de Deus, o qual não abrandará sua severidade, quando se tratar de punir os que se recusaram a acolher seu Filho enviado.
Oração
Espírito enviado pelo Filho, para condenar rigorosamente o mundo, abre meus olhos para que eu não caia em suas ciladas perversas.

Postado por: homilia

maio 7th, 2013


É Jesus que está nos dizendo, como numa oração de despedida, porque ele está retornando ao Pai. No versículo 8, do capítulo 16 de João, ele diz: “Quando vier , Ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento”. Esse, que nos demonstra o que é o pecado, a justiça e o julgamento, é o Espírito prometido pelo Pai por meio de Jesus, porque só Ele e a vida n’Ele pode nos dar a dimensão do estrago que o pecado faz em nossa vida, daquilo que realmente desmonta o nosso ser interior.
O Espírito Santo de Deus é luz, e não vem para jogar em nossa cara que somos pecadores, hipócritas; muito pelo contrário, Ele vem em nosso consolo, em nosso socorro, vem para nos mostrar o perigo e estrago que o pecado faz em nós. O Espírito, com sua luz, mostra o pecado que não conseguimos reconhecer.
É tão fácil reconhecer os pecados dos outros. Mas conseguimos reconhecer nossos próprios pecados e o mal que ele nos faz? Essa é uma graça da vida no Espírito, pois Ele nos dá a graça de vermos a justiça de Deus e Seu julgamento, o qual dá a cada um, conforme o seu merecimento, a justiça divina para quem, realmente, está sendo injustiçado; quem, nesse mundo, vive de forma correta, mas o mundo trata de forma injusta.
O Espírito nos ajuda a sermos justos uns com os outros e nos dá a graça do julgamento, mas não para julgarmos uns aos outros não; pelo contrário, quem tem um Espírito não julga nem condena, mas entende que o único juiz entre Deus e os homens é o Senhor. Nós nos colocamos na autoridade de Jesus, porque o Espírito nos dá a graça de que o julgamento seja feito por Deus.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
LEITURA ORANTE

Jo 16,5-11 - O Pai enviará o Espírito



Inicio este momento de Leitura Orante, 
em sintonia com as expectativas dos bispos na Conferência de Aparecida: 

“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)”. (DAp 32).

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,5-11, e observo as palavras de Jesus que parecem uma despedida, mas plenas de amor ao nos oferecer o Espírito. 

Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: "Aonde é que o senhor vai?" Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
O Mestre garante que quando vier, o Espírito Santo vai revelar o que está errado e também o que é direito e justo. A missão do Espírito é interpretar e nos ajudar a ver a realidade e nela discernir o que é conforme o Projeto de Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus me diz que devo contar na minha vida com o Espírito Santo para discernir cada situação, para interpretar os sinais de Deus no meu dia a dia. Os bispos, em Aparecida, disseram que o Espírito é o animador da Igreja e foi “derramado nos nossos corações”:“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos pessoa de Cristo (cf. Ef 1,3). O Deus da Aliança, rico em misericórdia, nos amou primeiro; imerecidamente amou a cada um de nós; por isso o bendizemos, animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador, alma e vida da Igreja. Ele, que foi derramado em nossos corações, geme e intercede por nós e, com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos e missionários.”(DAp 23).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o papa emérito Bento XVI:

Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, 
rosto humano de Deus e rosto divino do homem, 
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu 
e a alegria de sermos cristãos. 
Vinde ao nosso encontro 
e guiai os nossos passos para seguir-vos 
e amar-vos na comunhão da vossa Igreja,
celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, 
carregando a nossa cruz, e motivados por vosso envio. 
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, 
que ilumine as nossas mentes 
e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, 
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século. 
Discípulos e missionários vossos, 
nós queremos remar mar adentro, 
para que os nossos povos tenham em vós vida abundante, 
e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. 
Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!
Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero “expressar a alegria de ser discípulo do Senhor e de ter sido agraciado com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo”. (DAp23).

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Oração Final
Pai Santo, faze de nossa pessoa um lugar acolhedor do teu Espírito. Que nós o recebamos cheios de gratidão, que sejamos abrasados pelo seu fogo de Amor, que anunciemos sua presença aos irmãos e sigamos seu impulso de Vida, como o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do mesmo Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário