sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Papa Francisco chama à humildade: "O triunfalismo não é cristão"

Papa Francisco. Foto: News.va

Vaticano, 12 Abr. 13 / 03:40 pm (ACI/EWTN Noticias).- Durante a Missa celebrada nesta manhã no Domus Santa Marta, o Papa Francisco recordou que o cristão deve manter-se sempre humilde e afastar-se da tentação do triunfalismo.
"Que o Senhor nos salve das fantasias triunfalistas, porque o triunfalismo não é cristão, não é do Senhor. O caminho do Senhor é o caminho de cada dia, na presença de Deus", afirmou.
Conforme informou a Rádio Vaticano, na cerimônia também participaram os membros da Livraria Editorial Vaticano, assim como os trabalhadores da farmácia e da perfumaria do Vaticano.
O Papa refletiu em sua homilia sobre as palavras de Gamaliel ao Sinédrio, nas que pede esperar para ver o que acontecerá com os seguidores de Jesus.
"Este é um conselho sábio também para nossa vida, porque o tempo é o mensageiro de Deus: Deus salva-nos através do tempo, não do momento. Às vezes realiza milagres, mas na vida comum, salva-nos no tempo", salva-nos "na história", na "história pessoal" de cada um.
O Papa recordou que o Senhor não se comporta "como uma fada com a varinha mágica, pelo contrário, Ele dá a graça e diz, como dizia a todos os que curava: ‘Vai, caminha’. Diz também a nós: ‘Caminha na tua vida, dá testemunho de tudo o que o Senhor faz conosco’".
Neste sentido, o Papa Francisco lamentou "uma grande tentação" que afeta a vida cristã: "a do triunfalismo. Uma tentação que também os apóstolos enfrentaram".
"Pedro a teve, quando afirma solenemente que não negará o seu Senhor. Ou o povo, depois de participar da multiplicação dos pães. O triunfalismo – prosseguiu – não pertence ao Senhor. Ele entrou no mundo humildemente. Viveu trinta anos, cresceu como um menino normal, trabalhou, e teve a prova da cruz. No final, ressuscitou".
"Portanto, o Senhor ensina que na vida nada é mágico, que o triunfalismo não é cristão. Porque a vida é feita de uma normalidade vivida com Cristo a cada dia".
"Esta é a graça que temos que pedir, a da perseverança. Ser perseverantes no caminho do Senhor, até o final, todos os dias", concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário