segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Santa Ana Maria Sala - 24 de Novembro

Ana Maria Sala 

Nasceu em Brívio, Itália, em 21-4-1829, o quarto entre 8 filhos, depais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas. Pela sua brilhante inteligência boa disposiçãopara os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação. Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai. Nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Marcelinas, fundado pelo sacedote LuísBiraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.
Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida ação apostólica entre asalunas. Em1852 pronuncio os votos perpétuosna primeira profissão pública das Marcelina. foi em segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vários lugares. Em 1859 foi escolhida pra a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de São Lucas. Em 1865 superdu os difíceis exames exigidos pelo novo governo italiano. Brilharam então sua inteligência e cultura. Em 1878, deixando Genova, onde tinha passado 9 anos num apostolado eficaz, voltou para Milão como assistente e professora nos cursos superiores, aí permanecendo até a data de sua morte. Um doloroso carcinoma na garganta não a fez diminuir a intensa atividade nos múltiplos encargos. Morreu em 24 de novembro de 1891, circuidada pela fama de santidade e deixando copiosos frutos no seu apostolado. Foi professora da mãe de Paulo VI.

http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=24/11

Santa Ana Maria Sala

Nascimento21 de abril de 1829
Local nascimentoBrívio- Itália
OrdemIrmãs Marcelinas
Local vidaGênova e Milão
EspiritualidadeDe brilhante inteligência, estudou em Milão: em 1846 obteve o diploma do primeiro grau mas teve que retornar à sua casa pois sua mãe estava muito doente e seu pai em colapso financeiro. Serviu de anjo para sua família de 8 irmãos. Depois pediu para entrar para o nascente instituto das irmãs Marcelinas, fundada pelo sacerdote Luís Biraghi, nascido em 1801 e falecido em 1879. Em 1852 pronunciou os votos perpétuos e foi enviada como professora de primeiro grau e música a vários lugares. Em 1859 foi enviada como assistente dos feridos de guerra da Independência da Itália, no hospital militar de São Lucas. Em 1878 deixou Gênova e retornou a Milão como assistente e professora em cursos superiores, lá permanecendo até sua morte, vítima de carcinoma na garganta, que mesmo fazendo-a sofrer não diminuiu suas atividades até o fim. Morreu com fama de santidade e deixando copiosos frutos de seu apostolado. Foi também professora de uma senhora que viria ser a mãe do Papa Paulo VI.
Local morteMilão
Morte24 de Novembro de 1891
Fonte informaçãoOs santos de cada dia
OraçãoSenhor, Deus nosso Pai, dai-nos a força das sementes que acordam, rompem o chão, emergem à vida, bebem a luz do sol e se banham ao luar e ao brilho das estrelas. Sua canção é um louvor à existência e à esperançosa possibilidade de ser. Dai-nos o ímpeto das vagas que explodem na praia, revolvem as entranhas dos abismos e fazem o mar se contorcer. Dai-nos a liberdade dos ventos que vão e vem como se procurassem Alguém, chamando-o pelo nome, na alegria de amar e de ser amado: Eu te agradeço, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos canto a ti. Eu me prostro para o teu santuário, e agradeço ao teu nome, por teu amor e fidelidade, pois tua promessa supera tua fama. Quando eu gritei, tu me ouviste e aumentaste a força de minha alma. (Salmo 138, 1-3)
DevoçãoAo ensino
PadroeiroDos professores e feridos de guerra
Outros Santos do diaCrisógono, Flora, Maria, Firmina (vrgs e márts.); Crescenciano, Alexandre, Felicíssimo (márts.); Protásio (ab.); Porciano (bispo); Romão (presb.); Carião, Colma, Flaviano, Hermógenes (bispos).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário