terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atentados de 11 de Setembro completam hoje 11 anos

Chao Soi Cheong/AP
Foto 1 de 11

Há 11 anos, o dia 11 de setembro traz a lembrança do maior atentado terrorista de todos os tempos.

Uma ação orquestrada pela rede Al Qaeda sequestrou quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, além de derrubar uma das aeronaves na Pensilvânia.

Na ocasião, o mundo parou para assistir aos prédios atingidos e, mais tarde, desabar e cobrir a cidade de poeira. Passados 11 anos, as imagens dos atentados ainda impressionam.

Marty Lederhandler/AP
Foto 2 de 11

O atentado começou cedo: às 8h46 (9h46 no horário de Brasília) um Boeing 747 da companhia aérea American Airlines atingiu a torre norte do WTC, entre os andares 93 e 99.

No momento da batida, o avião estava a aproximadamente 790 km/h.

Ali, começava a triste lembrança do 11 de Setembro, que derrubou um dos maiores símbolos da economia dos Estados Unidos e atingiu o comando de defesa do país, o Pentágono.

Reprodução/USA Today
Foto 3 de 11

Cerca de 16 minutos após a primeira colisão, um segundo avião atingiu a outra torre do complexo do WTC, em uma das imagens mais impressionantes do atentado.

A uma velocidade de 950 km/h, a aeronave atingiu o edifício no momento em que bombeiros ordenavam a evacuação dos prédios


Richard Drew/AP
Foto 4 de 11
Emissoras de televisão do mundo inteiro foram até o local, na tentativa de entender o que estava acontecendo. Desesperadas, algumas das pessoas que estavam nos prédios foram flagradas pulando dos edifícios.

Reprodução/USA Today
Foto 5 de 11
Naquela manhã, às 9h59, a torre sul desabou, levantando uma enorme nuvem de poeira.

Às 10h28, a torre norte veio ao chão. Ninguém que estava nos andares acima do impacto do avião conseguiu sobreviver à queda. Na imagem, a primeira torre desabando.

Reprodução/USA Today
Foto 6 de 11

Até hoje, muitas pessoas sofrem com os atentados de 11 de Setembro.

Centenas de policiais e bombeiros que trabalharam no resgate às vítimas nas torres gêmeas ainda sofrem com problemas respiratórios e de câncer, causados pela fumaça que tomou conta do local após o desabamento dos prédios.

Doug Mills/AP
Foto 7 de 11

O então presidente dos EUA, George W. Bush, estava visitando uma escola no momento dos atentados. Ao ser informado do que estava acontecendo em Nova York e Washington, Bush não demonstrou nenhuma reação e foi duramente criticado pelos americanos e pela comunidade internacional.

Anos após o atentado, Bush disse que queria passar "uma imagem de calma" para o país. 

Na foto, Bush recebe a notícia de seu assessor, que lhe diz a seguinte frase: "A América está sendo atacada".

Ron Edmonds/AP
Foto 8 de 11

Enquanto as atenções estavam voltadas para Nova York, o Pentágono, sede do Departamento de Defesa no Estado de Washington, também era atacado.

O terceiro avião foi lançado contra o prédio, matando 64 pessoas que estavam na aeronave e 125 funcionários que trabalhavam no local.

Na imagem, um helicóptero da Força Aérea dos EUA sobrevoa uma das alas do Pentágono atingida pelo avião.

David Maxwell/AFP
Foto 9 de 11

Um quarto avião também tinha como alvo importantes símbolos da política norte-americana. O voo 93 da United Airlines estava a caminho do Capitólio (sede do Poder Legislativo dos EUA) ou da Casa Branca, ambos na cidade de Washington.

Os passageiros do avião, porém, enfrentaram os sequestradores e frustraram o plano. A aeronave, que levava 37 passageiros, sete tripulantes e quatro terroristas, caiu em um campo na Pensilvânia, matando todos a bordo.

Na imagem, peritos trabalham no local onde o avião caiu.

Reprodução/ USA Today
Foto 10 de 11

Quase 3.000 pessoas morreram nos ataques. Das vítimas, 19 eram terroristas responsáveis pelos atentados. 

Osama bin Laden, líder do grupo Al Qaeda e suposto responsável pela organização dos ataques, passou a ser procurado pelas forças de inteligência dos EUA após os atentados. 

No início de maio de 2011, o presidente Barack Obama parou o mundo ao anunciar que Bin Laden tinha sido capturado e assassinado no Paquistão.

Na imagem, equipes de bombeiros trabalhavam no resgate das vítimas nos escombros dos edifícios em Nova York.

Adrees Latif/Reuters
Foto 11 de 11

Os ataques de 11 de Setembro resultaram na invasão dos Estados Unidos ao Iraque e ao Afeganistão, com o objetivo de combater células terroristas da Al Qaeda.

Atualmente, um memorial (foto) foi construído no local exato onde ficava as torres gêmeas, em Nova York.


Nenhum comentário:

Postar um comentário