quinta-feira, 24 de maio de 2012

São Beda - 25 de maio

São Beda
672-735


Todas as informações que temos sobre o extraordinário Beda foram escritas por ele mesmo no livro "História da Inglaterra", um dos mais raros e completos registros da formação do povo inglês antes do século VIII, narradas assim: 

"Eu, Beda, servo de Cristo e sacerdote, e monge do mosteiro de São Pedro e São Paulo, da Inglaterra, nasci neste país. Aos sete anos, fui levado ao mosteiro para ser educado pelos monges. Desde então, passei toda a minha vida no mosteiro, e me dediquei sobretudo ao estudo da Sagrada Escritura. Além de cantar e rezar na Igreja, minha maior alegria foi poder dedicar-me a aprender, a ensinar e a escrever. Aos dezenove anos, recebi o diaconato e aos trinta, o sacerdócio. Todos os momentos livres eu os dediquei a buscar explicações da Sagrada Escritura, especialmente extraídas dos escritos dos santos Padres".
Além desses dados, podemos acrescentar ainda, com segurança, que Beda nasceu no ano 672, tendo sido educado e orientado espiritualmente pelo próprio são Bento Biscop, abade do mosteiro, que, impressionado com seus dons e inteligência, o tratava como próprio filho, na cidade de Wearmouth. 
Cedo, Beda percebeu que um sermão podia ser ouvido por apenas algumas pessoas, mas podia ser lido por milhares delas e por muitos séculos. Por isso ele desejou escrever, e escreveu muito, sem se cansar, com cuidado e esmero no conteúdo e estilo, resultando em livros agradáveis de ler, verdadeiras obras literárias, sobre os mais variados temas, indo do teológico ao intelectual. 
Ao todo, foram sessenta obras sobre teologia, filosofia, cronologia, aritmética, gramática, astronomia, música e até medicina. Beda gostava de aprender, por isso pesquisava e estudava; e também de ensinar, por isso escrevia e dava aulas. Ajudou a formar várias gerações de monges, que, atraídos pela linguagem simples, encantadora e acessível, eram dirigidos, por meio dessas matérias, para os ensinamentos de Deus. 
O papa Gregório II chamou-o a Roma, para tê-lo como seu auxiliar, mas Beda implorou para permanecer na solidão do mosteiro, onde ficou até seus últimos momentos de vida. Só saiu por poucos dias para estabelecer as bases da Escola de York, na qual, depois, estudou e se formou o famoso mestre Alcuíno, fundador da primeira universidade de Paris. 
Ainda em vida, era chamado de "venerável Beda", ou "Beda, o Venerável". Morreu com sessenta e três anos, na paz do seu mosteiro, em Jarrow, Inglaterra, no dia 25 de maio de 735. Muitos séculos depois, pelo imensurável serviço prestado à Igreja, o papa Leão XIII, em 1899, proclamou-o santo e doutor da Igreja. São Beda, único santo inglês que possui o título de doutor da Igreja, é celebrado no dia 25 de maio.




São Bedao Venerável 
Presbítero e Doutor da Igreja 

Comemoração Litúrgica: 25 de maio 


                                                     Beda, natural de Jarrow, menino de 7 anos, foi confiado aos cuidados do santo Abade Benedito de Wearmouth (Inglaterra). Mais tarde com o Abade Ceolfredo foi transferido para o novo mosteiro de Jarrow onde, com 19 anos, recebeu o diaconato e com 30 anos, o presbiterato. Toda a sua vida passou estudando, escrevendo e ensinando, sendo para todos  modelo de ótimo religioso, cumpridor de seus deveres e observador fidelíssimo das prescrições da Santa regra. Não havia ponto de doutrina que não se achasse admiravelmente versado e por isso, via-se rodeado de muitos discípulos e  amigos de alta categoria.  Por amor de seus  estudos, rejeitou por diversas vezes a dignidade e o cargo de Abade. Em seis grossos  volumes, por ele compostos e escritos, documentou o seu rico saber, sua perícia em todos os ramos da ciência naquele tempo conhecidos.  Nesta grandiosa obra, são encontrados tratados sobre gramática, métrica, retórica, matemática, física, meteorologia, astronomia, música, poesia, hagiografia (biografia dos santos). 
                                                    Grande luminar  foi nas  ciências teológicas como profanas, não menos eminente se evidenciou na piedade e na prática das virtudes cristãs e monásticas. A fama da sua sabedoria e santidade transpôs os limites de sua terra natal.  São Bonifácio, bispo e Mártir, chama-o "luz da Igreja";  Lanfranc dá-lhe o título de "doutor dos Anglos";  o concílio de Aix-la-chapelle confere-lhe o grau de "doutor admirável". Seus escritos eram lidos em público nas igrejas. Como não era lícito denominá-lo Santo,  apelidaram-no de Venerável, título que permanece até hoje. 
                                                    Alquebrado pela idade e pelo trabalho incessante, doente por cinqüenta dias, nem por isso dispensou o estudo dos Santos Livros. 
                                                    Sentindo a aproximação da morte, pediu que lhe fossem administrados os sacramentos da Igreja.  Deitado no chão, dos seus confrades se despediu. "Glória ao Padre, ao Filho e ao Espírito Santo", foram suas últimas palavras;  pronunciadas estas, entregou o seu espírito. Seu corpo, que exalava delicioso perfume, foi sepultado no mosteiro de Jarrow e mais tarde transladado para Durham. O Título de Doutor da Igreja Universal foi-lhe concedido pelo Papa Leão XII, em 1899.  

Reflexões:
Em São Beda, o Venerável, vemos o Santo estudioso, sábio, entregue ao afanoso trabalho de vasculhar  ricas bibliotecas para de dia para dia mais completar o tesouro da sua ciência. Mas, em todo este seu laborioso tentame orientou sempre pelas grandes máximas, condutoras que são de uma vida tendente à perfeição, à mais estreita união com Deus. Santo Afonso faz delas o seguinte elenco, imutáveis e aplicáveis a todos os tempos: 
"Tudo neste mundo acaba: os prazeres e as dores; a eternidade não passará jamais. De que servem na hora da morte todas as grandezas deste mundo?   O que nos vem de Deus seja prosperidade, seja adversidade, tudo é bom; tudo é para o nosso bem.  É preciso deixar tudo, para adquirir tudo. Sem Deus, não se pode ter a verdadeira paz. Só uma coisa é necessária:  amar a Deus e salvar e salvar a alma. Só uma coisa se deve temer: o pecado. Perdido Deus, tudo está perdido. Quem nada deseja neste mundo, é senhor do mundo inteiro. Quem ora, salve-se; quem não ora, se perde. Custe Deus quanto  queira; nunca é caro. Toda pena é leve, para quem mereceu o inferno.  Tudo  sofre  quem  olha para Jesus na Cruz. Tudo o que não se faz  para Deus, torna-se um tormento. Quem só quer a Deus, possui todos os bens.  Feliz  de quem pode dizer  de coração : Jesus, só a vós quero e nada a mais.  Quem ama a Deus , achará doçura em tudo;  quem não o ama, em coisa alguma encontrará verdadeiro prazer".

Oração


Ó Deus, que iluminais a vossa Igreja com a erudição do vosso presbítero São Beda, o Venerável, concedei-nos sempre a luz da sua sabedoria e o apoio de seus méritos .Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


Beda


São Beda, o Venerável
Nuremberg Chronicle Venerable Bede.jpg
São Beda
representado na Crônica de Nuremberg de 1493
Monge e Doutor da Igreja
Nascimentoc. 672 em próximo deSunderland
Morte26 de maio de735 (62 anos) em Jarrow,Nortúmbria
Veneração por

CanonizaçãoEm 1899 foi considerado umDoutor da IgrejaRoma por:Papa Leão XIII
PrincipaltemploCatedral de Durham
Festa litúrgica
25 de Maio
27 de Maio (Calendário geral romano, 1899–1969)
Padroeiro:Escritores ingleses; Jarrow

Beda

Beda (inglês antigo Bædainglês Bede), também conhecido como São Beda ou Beda, o Venerável, nascido cerca de 672 e falecido a 26 de maio de 735, foi um monge anglo-saxão do mosteiro de Jarrow, no antigo Reino da Nortúmbria. Tornou-se famoso pela sua Historia ecclesiastica gentis Anglorum (História Eclesiástica do Povo Inglês), que lhe valeu o título de "Pai da História Inglesa", embora tenha escrito sobre muitos outros temas. Logo após a morte tornou-se conhecido como Venerável. A sua importância para a doutrina católica foi reconhecida em 1899, quando foi declarado Doutor da Igreja. 

Biografia




Quase tudo o que se sabe sobre a vida de Beda está contido no ultimo capítulo de sua obra Historia ecclesiastica gentis Anglorum, que narra a história da igreja na Inglaterra. Sua data de nascimento é calculada por uma passagem que diz ele ter completado a escrita quando tinha 59 anos, e sabendo-se que isso se deu em torno do ano 731, terá nascido entre 672–673 d.C.[1][2][3][4] Contudo, a interpretação da passagem é controversa.[5] Ainda segundo o próprio Beda, nasceu "nas terras do seu mosteiro",[6] referindo-se aos mosteiros gêmeos de Wearmouth e Jarrow.[7] Uma tradição diz que ele nascera em Monkton, a duas milhas do mosteiro de Jarrow.[2][8] Ele não mencionou sua origem, mas é provável que sua família fosse rica e talvez nobre.[9][4]
Com sete anos foi mandado para o mosteiro de Wearmouth para ser educado por Benedict Biscop e Ceolfrith,[10] mas não é claro se já havia intenção de torná-lo monge.[11] Era comum no seu tempo que filhos de famílias nobres fossem educados fora de casa.[12] Ceolfrith fundou em 682 o mosteiro de Jarrow, para onde Beda provavelmente foi no mesmo ano.[13] É possível que tenha ajudado na construção da igreja do mosteiro.[12] Um menino que acompanhava Ceolfrith citado em uma Vida de Ceolfrith escrita no ano de 710 quase certamente é Beda. O texto diz que o mosteiro em 686 havia sido flagelado com uma praga, morrendo vários monges, e narra a dificuldade de Ceolfrith e desse dito menino para restaurar o culto. Beda devia ter então uns 14 anos.[13][14][15]
Com cerca de 17 anos veio a conhecer Adomnan, que estava visitando os mosteiros de Wearmouth e Jarrow, e dele pode ter partido um estímulo sobre o jovem para estudar a Controvérsia da Páscoa.[16] Em torno de 692 foi ordenado diácono pelo Bispo de HexhamJohn of Beverley. A idade canônica para o diaconato era 25 anos, e a ordenação precoce pode indicar que suas habilidades foram consideradas exepcionais.[12] Em torno de 702 foi ordenado padre.[4]
Nesta altura estava escrevendo as obras De Arte Metrica e De Schematibus et Tropis, para uso didático. Foi o início de uma longa carreira literária, deixando um legado de mais de 60 livros, a maioria dos quais sobreviveu até nossos dias, mas nem todos podem ser datados com segurança.[17][4] Também foi professor,[18] apreciava música, e a tradição diz que ele era excelente cantor e recitador de poesia.[19] Em duas passagens de suas obras citou literalmente possuir esposa, as únicas em que falou na primeira pessoa do singular, mas isso pode ser uma figura de retórica.[20][21]
Em 708 alguns monges da Abadia de Hexham acusaram-no de heresia por causa de um de seus escritos, De Temporibus.[22] O motivo foi ele ter calculado por si mesmo a idade do mundo em vez de aceitar a doutrina ortodoxa da igreja, apontando a data do nascimento de Cristo para o ano 3952 depois da criação do mundo, enquanto a igreja afirmava que Cristo nascera mais de 5 mil anos depois da criação.[23] Defendeu-se em uma carta para o bispo Wilfrid.[22]
Em 733 viajou para York para visitar Ecgbert, o bispo local. Tentou voltar para lá no ano seguinte, mas uma doença o impediu.[24]Fez outras viagens a vários pontos das ilhas britânicas, pelo que se deduz de sua correspondência, mas ele nada diz sobre quais lugares nem quando os visitou.[25] Beda disse ter visitado Roma, mas isso hoje é considerado improvável.[26][27]
Seu discípulo Cuthbert escreveu uma carta para um certo Cuthwin, descrevendo os últimos dias do religioso. De acordo com o documento, antes da Páscoa de 735 Beda caíra doente com vários ataques de asfixia, mas quase sem dor. O mal se prolongou e no dia 25 de maio ficou mais grave, mas isso não o impediu de trabalhar, ditando textos para seu secretário até o dia seguinte. Às 3 horas pediu que lhe trouxessem certa caixa, de onde tirou alguns presentes para seus companheiros: um pouco de pimenta, guardanapos e incenso.[28] Logo depois, faleceu, sendo enterrado em Jarrow.[4] Cuthbert também refere um poema de cinco linhas em vernáculo que Beda teria composto em seu leito de morte, mas a autenticidade do texto, o mais divulgado da literatura em inglês antigo, não é inteiramente certa.[29][30] Seus restos mortais foram transferidos para a Catedral de Durhampossivelmente no século XII; sua tumba lá foi saqueada em 1541, mas o conteúdo provavelmente foi reenterrado em uma capela da mesma catedral.[4]

Obra




Fólio do manuscrito Beda Petersburgiensiscontendo a Historia ecclesiastica gentis Anglorum

Tumba de Beda
Beda escreveu sobre ciênciamúsicagramáticahistóriaexegesehagiografia e teologia, além de ter sido um grande correspondente. Conhecia as literaturas patrística e clássica, conhecia um pouco de grego e hebreu, e seu latim é em geral claro. Seus comentários sobre as Escrituras empregam o método alegórico e seus escritos históricos incluem relatos sobre milagres, o que deixa a crítica moderna incerta sobre como analisar essa parte de sua obra.[31] Mas já existe a compreensão de que a visão histórica colorida pelo sobrenatural como a dele era parte da concepção de mundo predominante na época.[32] Sua produção neste campo é importante e muito estudada, e a ela deve a maior parte de sua fama atual, sendo considerado o primeiro historiador daEuropa cristã. Porém, quando vivo suas outras obras também foram consideradas referência em suas áreas.[33][34]
Sua peça mais conhecida é Historia ecclesiastica gentis Anglorum (História Eclesiástica do Povo Inglês), completada em 731 ou pouco depois.[35][36] Foi auxiliado na escrita por Albinus, monge da abadia agostiniana de Cantuária.[37] No prefácio, dedica a obra a Ceolwulf, rei da Nortúmbria.[38]
O primeiro dos cinco volumes inicia com uma descrição geográfica da Inglaterra, passando depois para a parte histórica, narrando-a a partir do ano de 55 a.C., quando Júlio César invadiu as ilhas.[39] Depois de um resumo sobre o cristianismo primitivo naBritânia romana, incluindo a história do proto-mártir Santo Albano, ele passa para o relato da missão de Agostinho de Cantuária à Inglaterra em 597, que introduziu o cristianismo entre os anglo-saxões.[4] O segundo volume inicia com a morte de Gregório, o Grande em 604, segue descrevendo os progressos do cristianismo em Kent e a tentativa de introdução da fé na Nortúmbria, que terminou em martírios. O avanço continuou mais tarde, como ele descreve no terceiro volume,[40] cujo clímax é o relato sobre oConcílio de Whitby, um evento importante na história britânica.[41] No quarto volume é narrada a consagração de Teodoro comoArcebispo de Cantuária e os esforços de Wilfrid para levar o cristianismo ao Reino de Sussex. O quinto volume termina no tempo do próprio Beda, e inclui um relato sobre o trabalho missionário na Frísia e outro sobre a Controvérsia da Páscoa.[42]
Historia ecclesiastica foi copiada muitas vezes na Idade Média e sobrevivem 160 manuscritos completos e mais de 100 fragmentários, procedentes de vários pontos da Europa. Apareceu impresso pela primeira vez em 1474.[43][44] O livro tem sido estudado extensamente, havendo várias edições modernas.[34]

Veneração


Em seu tempo Beda era famoso por seus comentários, homilias e exegeses bíblicas, bem como por outros tratados teológicos, e foi por seus méritos neste campo que acabou sendo declarado Doutor da Igreja.[45][46]

Sua veneração só iniciou na Inglaterra depois de ter se estabelecido no continente ainda no século VIII, pelos esforços de São Bonifácio e São Alcuíno. Quando passou a ser venerado nas ilhas, às vezes sua data de morte era comemorada um dia depois para não coincidir com a festa de Agostinho de Cantuária.[47] No século IX já era conhecido como "Venerável", embora ainda apenas como um título honorífico.[48][49] Seu culto ganhou terreno no século X, durante o reavivamento do monasticismo na Inglaterra. Wulfstan, Bispo de Worcester, era um grande devoto de Beda, dedicando-lhe uma igreja em 1062.[50] Foi citado porDante no Paraíso da Divina Comédia ao lado de Isidoro de Sevilha e Ricardo de São Vítor.
Seu corpo foi roubado do túmulo original em Jarrow e levado para a Catedral de Durham em torno de 1020, sendo depositado na mesma tumba de São Cuthbert de Lindisfarne. Mais tarde foi removido para um relicário em uma capela da catedral, onde permaneceu até o saque durante a Reforma inglesa. Os ossos, porém, logo voltaram a ser enterrados no mesmo local. Em 1831 os ossos foram transferidos para outra tumba na mesma catedral, onde ainda estão.[43] A Catedral de York, a Abadia de Glastonbury e a Abadia de Fulda dizem possuir relíquias suas.[51] A importância de sua contribuição foi reconhecida em 1899, recebendo o título de Doutor da Igreja Católica e sua festa, fixada em 27 de maio, sendo incluída no calendário geral romano. Em 1935 foi declaradosanto.[4] É festejado pela Igreja Anglicana em 25 de maio.[43]

Referências


  1.  Brooks, Nicholas (2006). "From British to English Christianity: Deconstructing Bede's Interpretation of the Conversion". In: Howe, Nicholas; Karkov, Catherine. Conversion and Colonization in Anglo-Saxon England. Tempe, AZ: Arizona Center for Medieval and Renaissance Studies. 1–30. p. 5
  2. ↑ a b Ray, Roger. "Bede". In: Lapidge, Michael, et al. Blackwell Encyclopedia of Anglo-Saxon England. Malden, MA: Blackwell, 2001, pp. 57–59
  3.  Colgrave, Bertram and Mynors, R. A. B. Bede's Ecclesiastical History of the English People. Oxford: Clarendon Press, 1969, p. xix.
  4. ↑ a b c d e f g h Campbell, J. (2004). "Bede". In: Oxford Dictionary of National Biography. Oxford University Press, 2008, pp. 673/4–735
  5.  Whiting, "The Life of the Venerable Bede". In: Thompson, A. Hamilton.Bede: His Life, Times and Writings: Essays in Commemoration of the Twelfth Century of his Death. Oxford: Oxford University Press, 1969, p. 4
  6.  Bede. Ecclesiastical History of the English People. London: Penguin, 1991, V.24, p. 329
  7.  Farmer, David Hugh. The Oxford Dictionary of Saints. Oxford, UK: Oxford University Press, 1978, pp. 19–20
  8.  Colgrave & Mynors, p. xx
  9.  Blair, Peter Hunter. The World of Bede. Reprint of 1970 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 4
  10.  Blair, p. 178
  11.  Blair, p. 241
  12. ↑ a b c Colgrave & Mynors, p. xx
  13. ↑ a b Farmer, p. 20
  14.  Blair, p. 178
  15.  Plummer, Bedae Opera Historica, vol. I, p. xii.
  16.  Blair, p. 181
  17.  Blair, p. 5
  18.  Ray, p. 57
  19.  Blair, p. 5
  20.  Higham, N. J. (Re-)Reading Bede: The Historia Ecclesiastica in Context. [S.l.]: Routledge, 2006, pp. 8–9
  21.  Ward, Benedicta. The Venerable Bede. Harrisburg, PA: Morehouse Publishing, 1990, p. 57
  22. ↑ a b Blair, p. 267
  23.  Hurst, Bede the Venerable, p. 38.
  24.  Blair, p. 305
  25.  Higham, p. 15
  26.  Colgrave & Mynors, p. 566
  27.  Plummer, vol. II, p. 3
  28.  Colgrave & Mynors, pp. 580-587.
  29.  Scragg, Donald. "Bede's Death Song". In: Lapidge. Encyclopaedia of Anglo-Saxon England, p. 59
  30.  Colgrave & Mynors, pp. 580–581.
  31.  Bede. On the Tabernacle. Liverpool: Liverpool University Press, 1994, pp. xvii–xx
  32.  McClure, Judith and Collins, Roger.Bede: The Ecclesiastical History of the English People. Oxford: Oxford University Press, 1994, pp. xviii–xix.
  33.  The Jarrow Lecture, 2007. Saint Paul's church, Jarrow & OurChurch.com
  34. ↑ a b Goffart, Walter A. The Narrators of Barbarian History (A. D. 550–800): Jordanes, Gregory of Tours, Bede, and Paul the Deacon. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1988, p. 236
  35.  Farmer 1978, p. 21
  36.  Goffart, p. 242
  37.  "Albinus". In: Dictionary of National Biography. London: Smith, Elder & Co. 1885–1900.
  38.  Bede, p. 41.
  39.  Farmer, p. 22
  40.  Farmer, pp. 31–32
  41.  Abels, Richard. (1983). "The Council of Whitby: A Study in Early Anglo-Saxon Politics". In: Journal of British Studies23 (1): 1–25, pp. 1–2
  42.  Farmer, p. 32
  43. ↑ a b c Wright, J. Robert. A Companion to Bede: A Reader's Commentary on The Ecclesiastical History of the English. [S.l.: s.n.], pp. 4–5
  44.  Higham, p. 21
  45.  Brown, George Hardin. Bede, the Venerable. Boston: Twayne, 1987. p. 42
  46.  Benedicta (2001). "Bede the Theologian". In Evans, G. R. The Medieval Theologians: An Introduction to Theology in the Medieval Period. Malden, MA: Blackwell Publishing. pp. 57–64
  47.  Ward, pp. 136–138
  48.  Wright, p. 3
  49.  Higham, pp. 9–10
  50.  Ward, p. 139
  51.  Higham, p. 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário