domingo, 4 de janeiro de 2026

LITURGIA DIÁRIA - 02/01/2026


Tema do dia

SÃO BASÍLIO E SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO: DEVOTOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Basílio e Gregório viveram no século IV. Eram amigos e se tornaram Doutores da Igreja Oriental defendendo a doutrina da Santíssima Trindade – que consiste na Divindade única em três modos de ser. Lutaram contra o arianismo, heresia que nega a divindade de Jesus, e está indiretamente referida na Carta de João. Ambos são exemplos significativos da nossa história, dignos da admiração.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/01/2021

Tema do dia

VAMOS TODOS ANUNCIAR JESUS COM ENTUSIASMO E HUMILDADE

João (o apóstolo evangelista), em sua Primeira Carta, e João Batista, no relato de Lucas, dão testemunho de que Jesus de Nazaré é o Cristo, o Ungido do Pai, o Filho Unigênito enviado ao mundo para cumprimento da promessa feita aos Patriarcas e Juízes, e anunciado pelos Profetas.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/01/2020

as PALAVRAS DOs PApas

O Evangelho fala-nos de João Batista (...) descreve-o como «a voz de quem grita no deserto» (v. 3). O deserto, lugar vazio, onde não se comunica, e a voz, meio para falar, parecem duas imagens contraditórias, mas no Batista elas conjugam-se. O deserto. João prega ali, junto do rio Jordão, perto do ponto onde o seu povo, muitos séculos antes, tinha entrado na terra prometida (cf. Js 3,1-17). Ao fazê-lo, é como se dissesse: para escutar Deus, é preciso voltar ao lugar onde, durante quarenta anos, Ele acompanhou, protegeu e educou o seu povo, no deserto. É o lugar do silêncio e da essencialidade, onde não podemos dar-nos ao luxo de nos determos em coisas inúteis, mas devemos concentrar-nos no que é indispensável para viver. E esta é uma chamada de atenção sempre atual: para prosseguir no caminho da vida é necessário despojar-se daquele “mais”, pois viver bem não significa encher-se de coisas inúteis, mas livrar-se do supérfluo, para ir ao fundo de si mesmo, para captar o que é verdadeiramente importante diante de Deus. Só se, através do silêncio e da oração, dermos espaço a Jesus, que é a Palavra do Pai, é que nos poderemos libertar da poluição das palavras vãs e da tagarelice. O silêncio e a sobriedade - nas palavras, no uso das coisas, dos meios de comunicação social e das redes sociais - não são apenas “sacrifícios” ou virtudes, são elementos essenciais da vida cristã. (Papa Francisco, Angelus de 10 de dezembro de 2023)
https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2026/01/02.html

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturasFazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, ojustoperseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sexta-feira, Tempo do Natal antes da Epifania
Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja, Memória
Cor: Branco



Primeira Leitura (1Jo 2,22-28)
Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja | Memória | Sexta-feira - 02/01/2026

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.
27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 3a)
Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja | Memória | Sexta-feira - 02/01/2026

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Jo 1,19-28)
Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja | Memória | Sexta-feira - 02/01/2026



Eu sou a voz de quem clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor!

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário