sábado, 27 de janeiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 4,35-41 - 27/01/2024


Expulse toda a sensação de medo do seu coração

“Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: ‘Vamos para a outra margem!’ Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: ‘Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?’” (Marcos 4,35-38)



Meus irmãos e minhas irmãs, pergunto: durante as nossas tribulações, o que Deus faz? Deus dorme? Já passou pela sua cabeça essa tentação de pensar na ausência de Deus, justamente nos momentos em que você mais precisa? Nos momentos da sua vida em que você atravessa uma dificuldade, parece que Deus foi embora?
Deus esteve presente em todos os dias da criação. Ele esteve presente durante toda a travessia do deserto. Jesus esteve com os seus discípulos em toda a sua vida pública e, ao final da sua vida, prometeu que nunca abandonaria os Seus. Essa é a verdade, essa é a verdade que precisa iluminar o nosso coração e os nossos sentimentos no momento de provação, no momento em que atravessamos as dificuldades.
Repare que as tempestades do Evangelho são meios para nos ensinar como viver certos períodos difíceis da nossa vida. Todos nós atravessamos esses momentos; em uma situação ou em outra, todos nós atravessaremos esses momentos.

Numa tribulação que nós enfrentamos, o pano de fundo é o medo de estarmos sozinhos

Com o Evangelho de hoje, Jesus quer curar o nosso medo da sensação de estarmos sozinhos, Jesus não quer nos pegar no colo e privar-nos das nossas dificuldades, mas Ele quer curar o nosso coração da sensação de estarmos sozinhos no momento da provação. Aliás, por detrás de todos os momentos difíceis, está aquele velho medo da solidão, foi aquele resquício daquela sensação adâmica — onde Deus parecia ter se escondido mas, na verdade, era o homem que havia se escondido; e por quê? Respondeu Adão: “Tive medo e me escondi” (cf. Gênesis 3,10).
Por causa do medo, encontramos aqui o ponto chave. Numa tribulação que nós enfrentamos, o pano de fundo é o medo de estarmos sozinhos naquela situação, de não ter alguém com quem contar, não ter uma mão para segurar, é o nosso drama existencial. Então, o desafio não é acordar Jesus que dorme na parte de trás do barco, mas é acordar a fé e a confiança dentro de nós: “Desperta, tu que dormes”.
“Jesus dorme sobre um travesseiro”, olha o detalhe do Evangelho. Olha a tranquilidade de Jesus, Ele havia se preparado para estar tranquilo durante aquela travessia, porque Ele era um homem abandonado nas mãos de Deus, era o homem da confiança, uma confiança filial; e Ele sabia que o Pai cuidaria d’Ele.
Temos que aprender de Jesus a expulsar esse medo do nosso coração. Jesus está aqui, agora, conosco, está aí com você que está me escutando, que está me vendo. Jesus está na sua companhia, você não está sozinho jamais!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário