sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 10 de novembro, 6ª feira, | Memória de São Leão Magno


10 de novembro, 6ª feira, | Memória de São Leão Magno


- Hoje é dia 10 de novembro, 5ª feira, Memória de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja.

- Jesus conta aos seus discípulos no evangelho de hoje, a parábola de um administrador prudente. A esperteza do administrador se torna critério de comparação entre "os filhos deste mundo" e os "filhos da luz". Peça ao Senhor a graça de administrar todos os seus bens e graças com sabedoria, humildade e prudência.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 16, versículos 1 a 8.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'. O administrador então começou a refletir: 'O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração'. Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu patrão?' Ele respondeu: 'Cem barris de óleo!' O administrador disse: 'Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!' Depois ele perguntou a outro: 'E tu, quanto deves?' Ele respondeu 'Cem medidas de trigo'. O administrador disse: 'Pega tua conta e escreve oitenta'. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz".

- A mensagem da parábola é surpreendente. O interesse do patrão é o lucro, o acúmulo de mais riqueza. Para ele, o administrador está sendo desonesto porque não está obtendo o lucro que ele deseja para suas mercadorias. Depois de refletir bastante, o administrador decidiu ser solidário com os endividados, "fazendo amigos com o dinheiro da injustiça". No lugar do lucro do seu patrão, ele preferiu conquistar amigos. Dinheiro passa, a amizade permanece. A lógica do Reino de Deus é bem diferente da ideologia do mercado. Para o mercado econômico o que importa é o lucro. Nesse ambiente encontramos muita desonestidade, corrupção, injustiça. O Reino de Deus nos pede despojamento, solidariedade, partilha. Jesus deseja, no seu seguimento, discípulos inteligentes, ponderados, "espertos", que optarão sempre pelo Reino. O administrador é exemplo de quem levou a sério esse ensinamento.

- Que tal uma revisão: os seus bens materiais e o seu dinheiro são utilizados para suprir as suas necessidades ou para atender aos seus desejos? Qual tem sido sua preocupação com as necessidades dos outros?

- “... os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” diz o evangelho de hoje. Quanto mais simples e despojado você se tornar, mais liberdade e agilidade você terá para decidir-se pela causa do Reino de Deus, colocando sua inteligência e criatividade a serviço do bem comum. Como Maria, mãe de Jesus, saboreie em silêncio essa Palavra de Deus, e repita: "Faça-se em mim segundo a vossa Palavra".

- Termine sua oração pedindo ao Senhor que ajude a ser um bom administrador da abundante graça de Deus derramada em sua vida. Peça também a sabedoria de usar as coisas que passam, sem se apegar a elas, e abraçar as que não passam.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário