quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 6,1-6.16-18 - 22/02/2023


Viva com profundidade o tempo quaresmal

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus’” (Mateus 6,1)



Hoje, iniciamos o tempo da Quaresma; que são esses 40 dias de preparação para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
A Quaresma é tempo privilegiado de conversão, de combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo, mas, sobretudo, é tempo de oração e de profunda escuta da Palavra de Deus.
São estes os exercícios espirituais: a esmola, a oração e o jejum. E, neste tempo, nós somos chamados a realizá-los, com o intuito de estarmos preparados e em condições de colhermos os frutos da redenção que nos foi oferecido pelo sacrifício de Jesus.

Não desperdicemos este tempo, esta oportunidade de recebermos os bens eternos de Deus

Chamamos de exercícios espirituais porque, de fato, exigem um esforço pessoal para serem realizados, não somente como uma prática externa, mas principalmente em sua devida intenção: como algo interior, visível somente para Deus. E se nós não fazemos com o verdadeiro sentido, esses exercícios espirituais se tornam vazios e externos, ou seja, visíveis aos homens, mas estéreis diante de Deus.
E Jesus, no Evangelho de hoje, nos alerta para termos cuidado com aquilo que pode esterilizar os exercícios espirituais: a vaidade, a ostentação, a hipocrisia em fazer somente para ser visto, ser notado, ser elogiado, pois isso tornam toda prática espiritual estéril e vazia diante de Deus.
Tomemos cuidado, meus irmãos, e não desperdicemos este tempo, esta oportunidade de recebermos os bens eternos de Deus. Vivamos com profundidade esse tempo quaresmal, deixando de lado as vaidades que nos afastam de Deus e nos impedem de receber os Seus bens.
Aqueles que fazem dos exercícios espirituais e das práticas de oração um palco de exposição de suas vaidades, esses não terão de Deus Pai a recompensa reservada para aqueles que os praticam no escondimento.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário