sábado, 17 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 17 de dezembro, sábado, 3ª semana do Advento


17 de dezembro, sábado, 3ª semana do Advento


- Hoje é dia 17 de dezembro, sábado da 3ª semana do Advento.

- No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos apresenta o Livro da origem de Jesus. Sua genealogia desde Abraão. Esses são os antepassados de Jesus. Ele é o ápice de toda história do povo de Deus. É o Messias esperado, filho de Davi, filho de Abraão, até o esposo de Maria, José, que recebe do anjo a explicação de tudo o que estava acontecendo. Peça ao Senhor a graça e a alegria de participar da vida do Cristo.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 01, versículos de 1-17:

“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi. Filho de Abraão; Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Adam gerou Aminadab; Animadab gerou Nasson; Nasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé, Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias [...] Matã gerou Jacó; Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. Assim, todas as gerações de Abraão até Davi; são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze, e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze”.

- Com a apresentação da genealogia de Jesus, por Mateus, o evangelista quer mostrar que Jesus está plenamente inserido na história como membro do povo de Israel. Deus está muito próximo a nós, é a experiência que a celebração do Natal nos faz viver. Dentro de uma família simples, Deus se faz presente e conhece nossa vulnerabilidade sendo assim, solidário ao ser humano. A preparação para o Natal do Senhor é um momento de esperança e renovação de nossa confiança no amor de Deus tão próximo ao ser humano. É neste tempo que vamos fazer a experiência da fé que fundamenta nossa vida. Peça ao Senhor a graça de sempre confiar na sua presença no mais profundo do seu ser.

- Como você está vivendo a preparação para o Natal? Confia em Deus próximo a você ou o sente distante e alheio à humanidade?

- “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi. Filho de Abraão. [...] Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”. A Abraão é prometida a benção de Deus para todas as nações. Pela sua descendência é afirmado o caráter universal da missão de Jesus. Nele se concentra toda a história passada, desde a criação e renasce uma nova história. Diz o Cardeal Dom José Tolentino Mendonça:

"O Natal não é ornamento: é fermento
É um impulso divino que irrompe pelo interior da história
Uma expectativa de semente lançada
Um alvoroço que nos acorda
para a dicção surpreendente que Deus faz
da nossa humanidade

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará
O Natal não é ornamento"

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, estamos em novo tempo. Aquele que faz opção pessoal por Jesus e realiza ações gratuitas, justas e solidárias, será sempre merecedor da Graça de Deus. Coloque sua vida nas mãos de Deus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário