quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 27 de outubro, 5ª feira, 30ª semana do Tempo Comum


27 de outubro, 5ª feira, 30ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 27 de outubro, quinta-feira da Trigésima semana do Tempo Comum.

- Acolher uma visitar é algo que nos traz grande alegria. Preparar a casa, pensar na comida, escolher a roupa... Tudo isso é uma cerimônia para celebrar a vida que será compartilhada em suas mais variadas formas. Entretanto, quando a visita desejada demora a ir embora ou começa a reparar demais nos detalhes de nosso lar, ela começa a ser incomoda e desejamos que vá embora o mais breve possível. Desculpas não faltam para educadamente pedirmos alguém para se retirar. Peça ao Senhor a graça de ser sempre acolhedor.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 13, versículos de 31 a 35.

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: "Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar". Jesus disse: "Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: 'Bendito aquele que vem em nome do Senhor'".

- Certamente, o convite dos fariseus para que Jesus se retirasse estava repleto de uma entonação adquirida em embates anteriores. Contudo, o evangelho alerta ao nosso desejo natural de também convidar Jesus a se afastar de nós quando suas exigências aumentam ou quando sua Palavra começa a nos incomodar. “Obrigado, Jesus, por tudo até aqui, mas agora você precisa ir embora, pois tenho outros compromissos a fazer”. Reflita se alguma vez você também quis que, mesmo disfarçadamente, Jesus se retirasse de perto de você, pois havia coisas mais importantes a serem feitas.

- Quão próximo tenho estado de Jesus? Eu o tenho tratado como um convidado de honra ou como um que já passou do horário de ir embora?

- Disse Jesus: 'Bendito aquele que vem em nome do Senhor'. Caminhar como discípulo de Jesus é compreender que sua obra em nossa vida apenas tem um ponto de início, mas jamais um ponto de conclusão. A cada passo, a cada palavra dele encontramos algo a mais para poder nos alegrar ou trabalhar. Como nos convida Adília Lopes, em seu poema Deixa o dia de ontem, que saibamos sempre que há algo que Deus deseja nos mostrar sobre nós mesmos. A poeta diz assim:

“Deixa
o dia de ontem
com Deus

E vive
em paz
a espera

A cada dia
basta
a sua pena

E
o amanhã
é
como o arco-íris

[...]

E
o arco-íris
brilha
como a água
que corre”

- Peça ao Senhor que sua Palavra possa continuar o Seu trabalho em tua vida hoje, amanhã e depois de amanhã, até o dia em que plenamente poderá celebrar a beleza de tudo que és. Peça também ao Senhor pela paz nos corações ao invés do ódio e da violência.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário