terça-feira, 4 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 04 de outubro, 3ª feira, Dia de São Francisco de Assis


04 de outubro, 3ª feira, Dia de São Francisco de Assis

- 04 de outubro, 3ª feira, Dia de São Francisco de Assis.

- No evangelho de hoje acompanhamos Jesus ao entrar no povoado onde moram Marta e Maria. Chegando a casa delas, ele é recebido por Marta, mas ela volta a realizar seus afazeres domésticos enquanto sua irmã Maria senta-se aos pés de Jesus e o escuta. Peça ao Senhor a graça de sempre discernir o que é realmente essencial.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 38 a 42:

Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

- Neste evangelho nos deparamos com duas atitudes diferentes. Uma, de total atenção e escuta; outra, de ansiedade, devido aos afazeres habituais e distração. Maria, sentada aos pés de Jesus, põe-se à escuta das suas palavras; Marta, ao invés, fica totalmente tomada pelas tarefas e preocupações. Acolhendo-O e escutando-O, Maria encontra paz, serenidade, tempo, expectativa; Marta, ao contrário, não consegue encontrar a paz; agita-se, preocupa-se, fica insatisfeita, desconcentrada, em contínua ação. Ativismo sem sentido, sem intenção, sem motivação... Mas, com Marta e Maria, Jesus nos interpela e nos chama a investir no essencial: colocar-nos a seus pés para escutar sua palavra. Peça ao Senhor te ajudar a manter-se fiel a escuta de sua Palavra.

- Em que momentos você age como Maria ou quando se comporta como Marta? Quais as coisas que você precisa e gostaria de ouvir aos pés do Mestre Jesus? Ou quais os tantos afazeres e preocupações que estão roubando a sua atenção a Jesus?

- “Uma só coisa é necessária.”, diz Jesus no evangelho de hoje. São Francisco de Assis descobriu isso e sua vida mudou radicalmente. Rezemos a oração de São Francisco:

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, por intercessão de São Francisco, que ele nos inspire também a ter coragem de abraçar o estilo de vida de Jesus, todos os dias e também a cuidar e proteger a criação.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário