segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 19 de setembro, 2ª feira, 25ª semana do Tempo Comum


19 de setembro, 2ª feira, 25ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 19 de setembro, 2ª feira, 25ª semana do Tempo Comum.

- Na sequência da “parábola do semeador”, o evangelista Lucas apresenta Jesus narrando uma pequena parábola sobre a lâmpada que ilumina a casa. Esta fonte de luz não deve ser posta sob uma vasilha ou debaixo da cama, pois assim não realizará o efeito esperado, não iluminará. Com isso, Jesus chama atenção para o que está escondido e que, na realidade, deve ser manifestado a todos. Fazendo a ligação com a parábola do semeador, o Mestre chama a atenção para a forma como se escuta a Palavra de Deus e para os frutos que essa escuta deve produzir. Peça ao Senhor que te ajude a escutar atentamente sua Palavra.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 8, versículos 16 a 18:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter".

- A semente não é lançada à terra simplesmente para lá ficar, assim com a lâmpada não é acesa apenas para consumir o seu combustível. Frutificar e iluminar são os objetivos. Nesse sentido, o terreno em que semeia e o lugar onde se coloca a lâmpada são muito relevantes. Por isso é preciso prestar atenção à maneira como ouvimos a Palavra de Deus, não se trata apenas de ouvir por curiosidade ou para saber mais para si. À escuta deve se seguir a ação transformada pela mensagem que foi acolhida. Caso contrário será como semear no asfalto ou acender a luz debaixo da cama. Peça ao Senhor que te ajude a escutar e colocar em prática sua Palavra.

- Você se sente responsável por falar da sua fé aos que a não têm? Você tem conseguido partilhar este tesouro?

- "Prestai atenção à maneira como vós ouvis!” diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus quer mais uma vez nos convidar a sermos como Ele: Palavra Viva. Nossas ações devem ser ações evangélicas e evangelizadoras e ponto de nos tornarmos Evangelho Vivo em nosso cotidiano. Diz o catequista Pedro Henrique Mendonça Fernandes:

“O papel da luz é iluminar as coisas a seu redor e não a si mesma, por isso não deve ser posta debaixo da vasilha. A Palavra por nós acolhida não deve ser apenas um conforto intimista ou uma erudição religiosa, mas precisa resultar em um novo modo de agir que ilumine as realidades carentes de nova luz.”

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que nos ajude a assumir o caminho da Palavra: dos ouvidos ao coração e do coração às mãos. Que nossa escuta não seja surda e estéril, mas que irradie, como um farol, a vida da comunidade e da sociedade.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário