sábado, 23 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 23 de Abril, sábado, Oitava da Páscoa


23 de Abril, sábado, Oitava da Páscoa


- Hoje é dia 23 de abril, sábado, oitava da Páscoa.

- No evangelho de hoje, Jesus aparece a Maria Madalena, depois aos dois discípulos de Emaús e por fim, aos onze discípulos os quais foram censurados por falta de fé e dureza de coração, por não terem acreditado naqueles que o tinham visto. O testemunho daqueles que viram não foi suficiente para despertar a fé da comunidade. Peça ao Senhor a capacidade de crer na ressurreição mesmo não tendo visto o ressuscitado.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 16, versículo de 09 a 15:

“Tendo ressuscitado, na madrugada do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Ela foi anunciar o fato aos que acompanharam Jesus, e que estavam aflitos e choravam. Quando ouviram que ele estava vivo e havia sido visto por ela, não acreditaram. Depois disso, Jesus, de aspecto mudado, apareceu a dois deles, enquanto estavam a caminho do campo. Estes voltaram para anuncia-lo aos outros, os quais tão pouco acreditaram. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam à mesa. Ele os censurou por sua falta de fé e sua dureza de coração, por não terem acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. Então disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!”

- Jesus enviou seus discípulos ao mundo inteiro, para proclamar o Evangelho a toda criatura. O sentido da ressurreição de Cristo exige a interpretação dos testemunhos. Tudo o que é dito do ressuscitado, sempre é dito em referência a uma experiência chamada “pascal”. Esta experiência pascal se expressa nas formas de confissão de fé e nas narrativas de Páscoa propostas pelos evangelhos. Assim como as primeiras comunidades não acreditaram nas testemunhas oculares, muitos de nós, hoje, também temos dificuldade de acreditar. Peça ao Senhor que aumente sua fé em Jesus ressuscitado e celebre sempre esse mistério de fé, dando testemunho da ressurreição.

- Jesus dá uma missão aos discípulos, a de ir ao mundo anunciar a Boa Nova. O que essa missão lhe diz, hoje?

- “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”. Atender a esse pedido do ressuscitado faz parte da nossa vocação de batizados. Todos batizados são revestidos de Cristo para testemunhá-lo anunciando sua Palavra, evangelizando a todos que assim desejarem. Diz assim o poema oração “Olha, Senhor”, de Martin Lutero:

Olha, Senhor, sou como um vaso vazio. Enche-o.
Sou fraco na fé. Fortalece-a.
Sou frio no amor. Permite que meu coração queime.

Deixa que meu amor jorre sobre o meu próximo.
Não tenho uma fé firme e forte.
Às vezes, duvido
E não consigo confiar completamente em ti.

Senhor, ajuda-me! Aumenta a minha fé.
Permite que eu confie em ti
Sou pobre; Tu é rico.
No entanto; Tu vieste para ter compaixão dos pobres.

Eu sou um pecador; Tu és justo.
Sofro por causa do pecado.
Em ti está toda a justiça.
Fico contigo, pois de ti posso receber, e não preciso dar.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, porque ele ressuscitou e se faz presente no meio de nós. Que ele te conceda a graça de poder sentir que ele está vivo e que tenhas a ousadia de dar testemunho da sua fé.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário