sábado, 23 de abril de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 16,9-15 – 23/04/2022


Deixa a vida de Cristo tomar conta do teu coração

“Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a esses não deram crédito. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado” (Marcos 16, 9-14).


Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, todos passam pela prova da dúvida, e os discípulos nos atestam isso. Então, não se condene quando, também em seu coração, passarem pensamentos de dúvida; quando você passarem por uma experiência de provação na fé. Os discípulos também vivenciaram isso. E a Páscoa do Ressuscitado não quer nos condenar por isso, e sim colocar, no nosso coração, esta certeza: a confiança de que Jesus está vivo. Então, se há medos, incertezas e dúvidas no coração de vocês, tenham calma! Caminhem com o Ressuscitado, pois Ele vai abrir os olhos de vocês.
A dor, muitas vezes, tem argumentos convincentes. Os discípulos que estavam ali passando pela experiência da dor, da perda física de Jesus, foram capazes de criarem muitos outros argumentos para não acreditarem na ressurreição. Por isso, Jesus repreende a dureza do coração deles.

Irradie a vida de Cristo para todas as pessoas que estão bem perto de você

Vejam: “dureza de coração” — a esclerocardia —, é esse enfraquecimento do coração, é aquele esquecimento das maravilhas de Deus, ou seja, é quando nós nos esquecemos das maravilhas que Deus realiza em nossa vida, realizou e ainda pode realizar. Muitas vezes, a angústia quer ter a última palavra, e não a confiança inabalável em Deus. Essa dureza de coração, essa esclerocardia, pode acontecer por vários motivos e não apenas pela experiência de fé, mas, talvez, a experiência de vida, a criação que você teve, os traumas que viveu, uma experiência frustrante até mesmo com a realidade religiosa na sua história, pode ter provocado essa dureza de coração. E eu e nem Jesus estamos aqui para julgar você, e o que quer que tenha acontecido, apresente, hoje, a Jesus. Porque, na força do Seu amor, na força da Sua ressurreição, Jesus quer quebrar essa dureza do nosso coração, Ele quer tirar isso de nós, quer que nós experimentemos a força da Sua ressurreição e quer que nós compartilhamos isso com os nossos irmãos.
Olhem o que que acontece no Evangelho de hoje: primeiro, Jesus aparece a uma pessoa, Maria Madalena, depois, aparece a dois dos discípulos; depois, aos onze discípulos, e ainda, o outro Evangelho vai dizer que Jesus apareceu a mais setenta e dois discípulos. Vejam: a força da ressurreição vai, progressivamente, alcançando a todos os corações. Quando Jesus encontra um coração que se abre, esse coração pode se multiplicar a milésima potência; e a força da ressurreição acontece no nosso meio.
Por isso, quem encontrou um tesouro de vida — que é a ressurreição de Jesus, essa vida nova —, não pode não anunciar Jesus Cristo para o outro, não pode reter isso para si mesmo, porque a vida com Cristo é, automaticamente, missionária. E missão quer dizer: compartilhar com outro aquilo que nós experimentamos. Então, nós precisamos ter o coração aberto, nós precisamos viver a vida em Cristo. Ela também gera vida nova: na sua família, com as pessoas com quem você convive muito de perto, no seu ambiente de trabalho, na sua faculdade, na sua escola.
Deixa a vida de Cristo tomar conta do teu coração e irradie essa vida de Cristo para todas as pessoas que estão bem perto de você. Essa é a graça da ressurreição; essa é a força do Ressuscitado.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário