quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 22 de dezembro, 4ª feira, da quarta Semana do Advento


22 de dezembro, 4ª feira, da quarta Semana do Advento


- Hoje é dia 22 de dezembro, 4ª feira da quarta Semana do Advento.

- O Advento nos devolve à beleza do pequeno, à humildade do cotidiano, à simplicidade dos encontros. “Minha alma engrandece ao Senhor”. Assim como rezou Maria, rezamos também hoje, prestes a celebrar o Mistério do Nascimento do Deus conosco, Emanuel, o Filho de Deus. Deus mesmo se faz carne e habita entre nós. Cantemos, como a jovem Virgem de Nazaré, os louvores ao Senhor, que vem transformar a nossa história, ele salva seu Povo e sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o respeitam.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 46 a 56:

Naquele tempo: Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.' Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Nossa alma se alegra em Deus, o Salvador. Ele em seu Nascimento nos visita, nos surpreende como presente que tem a capacidade de salvar. Dentro de poucos dias, celebraremos o mistério de seu Natal. Sua divindade nos visita, nos comunica toda bondade para que sejamos divinizados. Toda história se transforma com a presença salvífica de Deus: ele derruba o orgulho dos poderosos e eleva a humildade dos pobres, sacia a humanidade com sua presença: ele é o Salvador. Peça a Deus que, a exemplo de Maria, te faça missionário da boa notícia, que seu Filho Jesus veio anunciar.

- Você é capaz de crer como Maria: com humildade e obediência? À luz do exemplo dela, você deixa que o ‘Senhor faça em você maravilhas’? Deixa-se guiar pelo seu Salvador na confiança total do seu Amor? Sua fé em Deus é capaz de transformar as realidades injustas e promover os pobres e humildes? Está sensível como a mãe de Jesus às necessidades dos irmãos?

- “O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”, assim afirma a virgem Maria. Que o poderoso realize em nós grandes coisas pela graça da fé que habita nosso interior. Diz o Cardeal Dom José Tolentino Mendonça:

Advento, tempo de abrir janelas na noite do sofrimento, da solidão, das dificuldades e sentir-se prometido às estrelas, não ao escuro. Advento, tempo para contemplar o infinito na história, o inesperado no rotineiro, o divino no humano, porque o rosto de um Homem nos devolveu o rosto de Deus.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que nasça e renasça em seu coração, assim como habitou o seio da Virgem Maria. Peça também que Ele possa reluzir cotidianamente em suas atitudes.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário